quarta-feira, 18 de junho de 2008

Praga ... a continuação

Bah... as fotos de Praga não acabam NUNCA!! hauahua Nós conseguimos fazer MUITAS coisas em pouco tempo e, ainda assim, manter uma boa recordação de tudo. Mesmo assim, se tivessemos mais tempo teríamos outros locais diferentes e interessantes para conhecer. Então repito: não deixem de conhecer Praga!

No segundo dia acordamos em cima da hora para o café da manhã. Por isso tive que ficar de óculos escuros, não deu tempo de tirar todo o lápis do olho heheheh O café do Hostel era bem meia boca, mas servia para nos mandar alimentados durante toda a manhã.

O objetivo do passei de matinal era conhecer o bairro e o cemitério Judeu, e depois o Relógio Astronômico. Como os planos nunca são seguidos durante essa viagem, acabamos desviando um pouco do trajeto inicial e encontrando a bela State Opera, construída em estilo neo-renascentista. A possibilidade de assistir uma ópera foi fortemente avaliada, mas acabamos descartando-a, devido à falta de interesse comum.

Após algumas fotos em frente à Opera, partimos para o bairro judeu e o cemitério. Em função do preço (12 euros, aproximadamente R$ 33,00) para a visitação do cemitério ficamos em dúvida quanto entrar ou não no local. Eu particularmente não sabia a importância do mesmo e optei por não entrar.

Então, seguimos para as ruas do Bairro Judeu (Josefov). A comunidade judaica de Praga é a mais antiga da Europa e o bairro existe desde 1179, ano em que o Papa Inocêncio III decretou que cristãos deveriam afastar-se de judeus. A comunidade judaica viveu durante 700 anos confinada em um gueto cercado por um muro que só foi derrubado em 1848, sem contudo por fim aos conflitos. Enquanto lugares judaicos no resto da Europa eram sistematicamente destruídos o Josefov foi preservado pelos nazistas que pretendiam usá-lo como um museu sobre o povo que exterminaram.
Neste bairro existem várias lojas de estilistas famosos, o lugar é uma graça. Eu sou suspeita em afirmar esse tipo de coisa, pois adoro construções antigas e cheias de detalhes :)

Caminhando pelo bairro ficamos surpresos com o número de carroças conduzindo turistar pelas ruas da cidade, com o objetivo de realizar city tours. Claro que não são conduções comuns, todas são cheias de luxo, com cavalos bem tratados e enfeitados. Os mesmo inclusive carregam um compartimento especial para coletar suas necessidades durante o trajeto.
Depois de caminhar por diversas ruas do bairro, chegamos na Praça da Cidade Velha, que diferentemente do Brasil não possui árvores ao longo da sua extensão. O lugar contém uma série de prédios históricos importantes, um chafariz no centro e diversos bares e restaurantes para receber turistas ao seu redor. Os prédios são todos coloridos e concentral uma grande quantidade de turistas nos seus estabelecimentos comerciais.
A praça é dominada pela Câmara Municipal da Cidade Velha (estabelecida em 1299) com torre, capela de sacada (século XIV) e Relógio Astronômico (antes de 1410).


A concentração de pessoas nessa última fot está relacionada com a presença do Relógio Astronômico (
Orloj). A cada hora cheia, uma caveira que adorna a torre do relógio toca um sino, duas portam abrem-se e nelas é possível visualizar os 12 apóstolos e os seus respectivos presentes. Por esse motivo, a praça fica lotada de pessoas esperando pelo espetáculo. A riqueza de detalhes das imagens e a forma com que elas se movem é impressionante.

É claro que nenhum de nós sabia interpretar completamente o relógio. Conseguimos descobrir os signos do zodíaco, as fases da lua e a posição do sol. Não lembro agora se conseguiámos ver as horas nele! hehehe Procurando na internet descobri os seguintes detalhes:

O mostrador astronômico é uma forma mecânica de um astrolábio, um instrumento muito usado pela astronomia medieval. De outro modo, o mostrador astronômico pode ser visto como um planetário primitivo, mostrando o estado atual do Universo.

O mostrador astronômico tem um fundo que representa o Planeta Terra (tendo Praga como seu centro) e o céu e, no entorno disso, há quatro dos principais componentes móveis: o anel zodiacal, mais interno e que circunda a representação do planeta, um anel rotatório externo, um ícone representando o Sol e outro representando a Lua. Maiores detalhes podem ser encontrados em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orloj

Nas laterais superiores existem as seguintes estátuas: esquerda) A Vaidade, com um espelho na mão; e A Avareza, com um saco de dinheiro na mão; direita) A Morte, com a ampulheta na mão; e A Invasão pagã.
Em umas das esquinas da ruas de acesso à Praça encontramos uma loja famosa de cristal (???). A loja é uma loucura!!! Só a porta já é um espetáculo, eles possuem vários desenhos da Disney, brincos, colares, tudo que vocês podem imaginar. As fotos abaixo mostram alguns exemplares.

Como já tinha passado da hora do almoço começamos a procurar um lugar adequado e com comida típica. No meio do trajeto encontramos este KA. Olhem que graça, todo mundo ficou apaixonado :)

Como o post já está ficando gigante vou contar o resto em outro momento, essa viagem não acaba nunca! hauahua

Beijos ensoladorados!!! Até que em fim parou de chover e agora o tempo deve ficar bom por vários dias.

2 comentários:

.Kel. disse...

Tá parecendo que tu foi morar em Praga! Quero um post completo é com os detalhes da cidade de Trento!!!! Já fizesse um tour desses por ai? Vendo igrejas, praças, monumentos??? beijosss

Patricia disse...

Ai ai...já expliquei isso!
:S