domingo, 8 de junho de 2008

Praga ....

Praga (em checo Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural.

A viagem até Praga foi tranquila, eu simplesmente capotei no ônibus, acordei com a Ketner me chamando e sem entender muito bem o que estava acontecendo. Acho que chegamos em torno de 6:30 a.m. e nos dirigimos diretamente para o Hostel. Encontramos uma brasileira, gaúcha, no ônibus indo para Praga também. A Europa é tomada de brasileiros, incrível. Chengando na estação de trem, trocamos $$ e começou o estudo de mapas e guias para localizar o metrô correto. A escada de acesso ao metrô é muito alta, eles tem uma mega estrutura subterrânea. Como de costume nos perdemos um pouco até chegar no Hostel. No meio do caminho uma das nossas fontes de informação disse que estávamos completamente fora do caminho, que precisávamos pegar um ônibus ou outro trem. No final tudo resolvido, estávamos perto. Só faltava alguns ajustes. Depois de largar as malas no Hostel rumamos para o centro de Praga.

Uma das coisas que me deixou apopléxica foi a quantidade de Escoceses, muito estranho. Além das saias, eles ainda se superam usando umas meias gigantes que mais parecem polainas.
O primeiro lugar que visitamos foi uma torre chamada de Portão de Pólvora, uma das construções mais famosas de Praga, sua origem vem do século XXI. Inaugurada como o nome de Torre Nova, foi posteriormente renomeada no século XVII, pois o local era utilizada como paiol. Uma escada de 186 degraus conduz os visitantes à uma plataforma 44 m de altura.
Ao redor dessa torre o cenário é lindo!!!! Fiz essas montagens porque fica impossível postar tudo que eu gostaria. Tenho mais de 60 fotos só da primeira manhã, com imagens bem diferentes. Não dá a mínima vontade de apagar nenhuma, porque os prédios são lindos, coloridos e cheios de detalhes. Espero que as fotos consigam passar um pouco da magia do lugar. Não percam a oportunidade de conhecê-la!!



Este quiosque também me chamou a atenção, principalmente pelo cheiro e pela quantidade de pessoas comendo. Muito estranho, eles compram um prato com uma linguiça dessas e um pão. Algumas coisas não têm muito nexo mesmo! heheheh E o meu nariz continuava congestionado, só por isso deve sre possível perceber a intensidade do aroma no meio da rua. Ah... e não era uma rua qualquer, era tipo um calçadão com lojas dos dois lados e bem próximo de um tornei juvenil do MacDonalds.
Na Europa Oriental (Polônia, Ucrânia, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Sérvia, Croácia, Rússsia, Bulgária, etc) a arte de colorir ovos de Páscoa é altamente desenvolvida. A decoração de ovos faz parte da tradição polonesa há milhares de anos. Em polonês Pisanka é um nome comum para um ovo ornamentado usando várias técnicas.

A tradição de pintar ovos de aves na Páscoa assume poder de talismã. Oferece proteção contra o mal e atrai fortuna, prosperidade e saúde, além de significar renovação de vida. Os ovos são pintados com composições de figuras. Aves, flores, traços, peixes, trigo e outros símbolos significam votos de boa saúde, riqueza, casamento, boa colheita, amor, caridade, longa vida e fortuna. A arte exige habilidade e firmeza nas mãos de quem trabalha com os pincéis pela complexidade e minúcia exigidas nos desenhos.
Amei esse ovos, fiquei com vontade comprar uns e levar uns de recordação, mas eles são de verdade e a probabilidade de quebrar é altíssima, ainda mais considerando a minha natureza ímpar. Encontrei esse trabalho em um uma loja que só vende esse tipo de coisa. Os trabalhos são lindíssimos. Lembrei muito de te ti Dinda!
Além dos ovos, me apaixonei por essas Bonecas Russas (matrioshka, matriochka ou matrioska, em russo матрёшка ou матрешка). Elas são constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca)Não resiste, acabei comprando um conjunto, menor é claro, para enfeitar a minha estante :) Já por estas cuecas não foi paixão e sim uma vontade imensa de rir. Imagina alguém tirando a roupa e ficando assim???? AHAUHAUHA Essas até que são bonitas, mas vi outras muito estranhas. Nessas horas bate uma saudade dos gaúchos :)
O ponto de encontro no final da manhã foi no Museu Narodni, construído em 1890. Onde estão dispostas exposições de arqueologia, mineralogia, antropologia e história natural, além de um panteão com bustos de figuras importantes de história Tcheca. Em frente ao museu tem um jardim lindo no calçada central entre os prédios.

Bom...
até aqui só tem fotos da primeira manhã. Acho que assim já dá para ter uma noção do quanto caminhávamos todos os dias! hhehe O almoço foi no Subway só para garantir, a fome estava GRANDE!! Nos próximos dias provamos pratos típicos, em lugares fantásticos e com direitos a foto :)

Quem me conhece vai ficar chocado de saber que não estou achando ruim passar o domingo em casa, vendo fotos, assistindo vídeos e ajeitando algumas coisas.

Beijos

3 comentários:

Ana disse...

Titaaaa

Esse comentário não tem nada a ver com o post, mas to escrevendo pra dizer que AMEI tu ter me ligado hoje :D

Não reconheci tua voz mesmo hehehe..

Tomara que o "problema" dos créditos continue :D

Beijão!

.Kel. disse...

Bah! Nem me ligou :(

Patricia disse...

Gostei de ter falado com vocês :)
Acho que não foi erro da operado, acho que eram os meus bônus, ehheh Acabei com eles, mas foi por um bom motivo!!

Raquel deixa de ser ciumenta, estava falando contigo no MSN.

Bacio