quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Verona - Parte 2

Estou chegando a conclusão me encantado fácil. Em todas as cidades que eu tenho conhecido sempre fico impressionada com algo. Em Verona me apaixonei pela Arena di Verona. A mesma fica localizada na Piazza Brá e até hoje serve de palco para diversas óperas, devido a sua excelente acústica. A arena foi construída em 30AC. Os jogos e shows apresentados antigamente reuniam pessoas de diversas localidades. O anfiteatro da arena comporta 30.000 espectadores. Além de óperas, a arena já servio de palco para grandes concertos, como: Pearl Jam e Kiss.
Verona oferece um pacote turístico bem interessante, pagando 8 euros os visitantes podem conhecer todos os pontos turísticos da cidade, sem precisar pagar mais nada. E esse valor também inclui a utilização de transporte urbano. O que torna o passeio econômico e atraente.
Enquanto estávamos na fila avistamos diversas partes do cenário da ópera que estava sendo apresentada naquela semana. Fiquei louca para assistir.
O corredor elíptico de acesso à parte central da arena é todo antigo, construído à base de tijolos. O dia estava muito quente, mas o interior do corredor parecia ter um sistema potente de ar condicionado.
O palco da Arena estava ocupado pelo cenário da ópera em cartaz naquele dia.Diversos turistas subiam e desciam os degraus da arena, procurando analisar todos os detalhes e achar o melhor ângulos para as suas fotos.
Estou uma velha, quase morri para subir e descer as arquibancadas da arena, então o jeito foi fazer um pit-stop para recuperar o ar e descansar um pouco. Com certeza nesse momento eu não teria fôlego para subir nem 1/4 de montanha.
Do alto da arena é posssível comtemplar a Piazza Brá de um outro ângulo.
A fachada da arena era originalmente de pedra calcária, branca e rosada, originárias de Valpolicella. Depois de um terremoto, ocorrido em 1117, quase todo o anel exterior foi destruído, com excepção da zona denominanda Ala (foto abaixo). Assim, os entulhos serviram como como pedreira para outros edifícios da região.


Tenho que confessar que quando me deparei com este arco pensei no Strauch, falando em carga distrubuída e momento fletor. "Maravilha, gurizada!!!!

Se vierem à Itália não deixem de conhecer a Arena di Verona!

Bacio

3 comentários:

Anônimo disse...

Ciao Amore!! ;)

Gostei da nossa foto, mas ainda nao tive tempo de ler os posts atrasados.. :(

Passei só para deixar um beijo.

Bacione!!

Kétner disse...

:)
O amor é lindoooo!!!!
Bjos p/ os dois!
PS.: Luiz, adorei a novidade! E vc receberá visitas... hehehe

Patricia disse...

:)
Gostei do comentário!!
Beijos