sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Permesso di Soggiorno!

Permesso di Soggiorno palavra bonita, sonora e que faz os imigrantes brasileiros e de outras nações perderem o sono aqui na Itália. A saga é mais o menos assim: como turistas podemos ficar apenas 90 dias na Europa, para exceder esse limite de tempo devemos ir ao consulado do país onde iremos residir por mais de 3 meses e entrar com o pedido de visto (estudo ou trabalho). No meu caso, fui até o consulado italiano (POA) e em mais ou menos 10 dias consegui o visto de estudo para ficar 6 meses em Trento.
Quando estamos no país estrangeiro não podemos mais renovar ou pedir vistos, a única solução é o permesso. Com esse documento podemos transitar livremente por todos os países do união européia.


Bom...chegando aqui (5 maio) fui nos correios e encaminhei todos os papéis para realizar o pedido do permesso di soggiorno referente aos mesmos 6 meses já autorizados no meus visto. Para isso paguei 150 euros. Atualmente, tudo é encaminhado para Roma pelo correio italiano. Depois de um tempo recebi uma carta dizendo que deveria comparecer na Questura no dia 13 de setembro para fazer a entrevista, nesta data entregamos fotografias 3x4 e fazemos o registro das nossas impressões digitais. Agora vem a parte inacreditável, vocês imaginam quando eu vou receber o maldito permesso??? Inicialmente era dia 9 de janeiro de 2009. Depois de alguns problemas com a documentação do seguro de saúde essa data foi prorrogada para o dia 27 de fevereiro. Como o meu visto expirou dia 2 de novembro.
Por lei eu não posso sair da Itália e só tenho o direito de retornar ao meu país de origem porque no ano passado, se não estou enganada, fui expedida uma lei autorizando isso.
ISSO É SIMPLESMENTE ABSURDO!!!
Mais absurdo ainda é que esse documento deve ser feito no mesmo lugar onde são levados as pessoas que cometem delitos na cidade. Além disso, o responsável pelas informações do oficcio di imigrazion é um velho, mal educado, que não entende e nem fala italiano. Vocês não tem noção da raiva e fúria que eu senti quando sai da questura hoje de manhã.
É revoltante ver o jeito que esse senhor trata as pessoas que estão ali pedindo informações. Além disso, são extremamente racistas. E se não bastasse a demora e o descaso dos atendentes ,TODOS (faculdade, orientador, reitor, welcome office e a mãe Joana) sabem da demora para a obtenção do permesso e do atendimento e ninguém, absolutamente ninguém fez nada até agora. Todos dizem que infelizmente é preciso esperar, que temos razão, etc etc etc mas não podemos fazer nada.
Então, pela primeira vez estou MOLTOOOOOOOOOO decepcionada com a Itália. Parece que o reitor está tentando resolver isso durante o mês corrente, mas eu só acredito vendo. Então o jeito e ser ilegal, eu ainda tenho sorte porque tenho amigos por aqui que me ajudam e mais ou menos conseguem me dar dicas para agilizar um pouco o processo, mas da pena dos chineses, thailandeses, romenos... que não entendem nada de italiano. A maioria desses estudantes está aqui ou porque foi selecionado ou porque foi CONVIDADO.
Os italianos da questura hoje conseguiram fazer com que eu me sentisse um cocô ou alguém implorando algo inconcebível.
O Brazil está longe de ser uma Suíça, onde o permesso fica pronto em duas semanas, mas pelo menos por lá sabemos os nossos direito e aquém recorrer e as pessoas geralmente são no mínimo educadas.
Isso aqui no que se refere a política está LONTANO de ser um país de primeiro mundo, isso tudo éum CASINÒ (
bagunça = confusão desordem
)

Por favor, se alguém souber onde se arranja calma e paciência para aceitar esse procedimento no MÍNIMO RIDÍCULO, INFUNDADO E FORA DA REALIDADE (Pokelherme 2007) não esqueça de me avisar!

Baci REVOLTADOS, INCONFORMADOS e SAUDOSOS!

9 comentários:

Unknown disse...

Tita, me lembro que esses tempos tu perguntou sobre viajar sem o permesso. Olha, tenho más notícias. Eu fui viajar esse fim de semana e a polícia me pediu documentos e carimbou meu passaporte tanto na saída da Itália quanto na volta. Eles nunca faziam isso antes. Deve ser alguma política do Berlusconi. Eu não aconselho viajar sem permesso agora. Também acho uma sacanagem essa situação dos permessos. Abraço.

Patricia disse...

Ainda estou muito revoltada com isso :(
Obrigada por avisar :)

Susi disse...

Nossa, Tita... eu compreendo completamente a tua situação, pois estou na mesma.
Estou em Rovereto, pela faculdade de Trento... e é um absurdo essa história do permesso... mais absurdo ainda é que eu tenho todos os documentos para fazer o processo de reconhecimento da minha cidadania italiana, mas como vim com o visto de 6 meses de estudante devo esperar o permesso sair, pra com ele poder fazer a residência pra depois dar entrada no processo... resultado to aqui mongando desde setembro esperando isso.

Olha, dá raiva!

Patricia disse...

Eu sei, agora parei de me stressar porque no final das contas isso não ia mudar nada. Acabei viajando no Natal e Ano Novo. E não houve nenhum controle de passaporte nos trens. :)

Tenta não te stressar e aproveitar a Itália!

bacio

Unknown disse...

Tita, já estou me achando um cocô antes mesmo de começar a procurar. É realmente infernal.

Patricia disse...

é um saco mesmo! Já deveria ter recebido o meu segundo permesso, e só para variar ele já está atrasado de novo! É por incrível que pareça depois que ganhei o permesso NUNCA mais ninguém pediu nada de documentação, eles só olham o meu passaport.

Boa sorte!

sonhosesuspiros disse...

Tenho passagem compra pro dia da entrevista do permesso. Sera q posso faltar e ir outro dia na questura.???

sonhosesuspiros disse...

Tenho passagem compra pro dia da entrevista do permesso. Sera q posso faltar e ir outro dia na questura.???

Patricia disse...

Acho que precisas ir antes e informar na data marcada não poderás estar presente. Neste momento eles vão agendar outro dia para a tua entrevista.

Mas não tenho certeza, um colega de trabalho fez assim,

ciao ciao