quinta-feira, 26 de março de 2009

Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas em estilo gótico de França, foi construída e dedica à Maria, por isso o nome "Nossa Senhora". A construção situa-se na Île de la Cité em Paris, nas margens do Rio Sena.

A catedral ficou famosa depois que Vitor Hugo, em 1831, escreveu o romance O Corcunda de Notre-Dame, situando os acontecimentos no local. Fiquei até com vontade de ver o desenho da Disney! :)
O interior da catedral é uma loucura! Os vitrais são impressionantes! Embora, continue achando tudo isso muita ostentação e completamente sem propósito!
Visitamos também a sala do tesouro, também sem comentários!
Dentro da igreja está em exposição uma maquete perfeita feita de madeira, uma loucura! O local estava lotados de turistas, com flashes de máquina por toda a parte.
Ficamos tentados para subir na catedral, mas o tamanho da fila de turistas esperando a mesma coisa e o vento gelado do Rio Sena acabaram nos desencorajando.

Ainda tenho mais para postar, mas as últimas semanas têm sido corridíssimas. Concordo com a Roberta: preciso de FÉRIASSSSSSSSS!
Bacione, tornerò presto!

sábado, 21 de março de 2009

Torre Eiffel

Para comemorar o centenário da Revolução Francesa foi realizado um concurso de designe arquitetônico. A obra vencedora foi uma torre proposta pelo engenheiro Gustave Eiffel, hoje internacionalmente conhecida com a Torre Eiffel. A torre possui 317m e pesava 7300 toneladas quando foi construída. Atualmente, a estrutura suporta muito mais peso, já que o local possui restaurantes, lojas e 4 elevadores.
As idéias que criamos das coisas é muito doida, na minha mente brilhante a torre ficava no meio de um grande parque verde, pois sempre que via imagens na TV ou em fotos tinha SEMPRE o gramado verde. Estava completamente enganada, a torre fica perto do Rio Sena e tem apenas uma faixa de terra verde.
O dia não ajudou muito, pois estava completamente cinzento. Mesmo ficando um pouco desanimados com o tamanho da fila e o nosso cansaço não desistimos de subir. Ficamos um bom tempo na fila, o tempo só passou mais rápido porque tinha um menino endiabrado que ficou o tempo todo tocando o terror na fila. Engraçadíssimo!
O primeiro e o segundo nível da torre podem ser alcançados usando apenas escadas. Uma barbada 328 degraus até o primeiro nível e só mais 340 degraus até o segundo! Infelizmente o último nível estava fechado pela visitação, então o jeito foi subir com o elevador e visitar os dois primeiros níveis.
A vista é show de bola, ainda mais que pegamos diferentes tipos de iluminação durante a nossa visita.
Enquanto estávamos na torre as suas luzes foram acesas. Junto com a torre a cidade também começou a ficar iluminada. Fantástico!!!
A estrutura é uma ignorância!!! Eu fiquei enlouquecida, isso que nem sou engenharia civil. De repente, isso faz parte da convivência com o pessoal da civil ou das aulas de mecânica geral do Strauch!! "Maravilha, pessoal!"

A cada hora cheia a torre começa a piscar e fica mais encantadora que o normal!

Ainda vou fazer um curso de fotografia!! Quem sabe no próximo ano!!
Andei sumida porque o trabalho está corrido, várias coisas para entregar e muitas horas corridas na frente do micro, quando chego em casa não tenho vontade de parar para escrever aqui.
Bem era isso!
Feliz início de primavera para aqueles que estão no velho mundo!
Baci a tutti!

domingo, 8 de março de 2009

Louvre - Final

A última parte da minha visita foi dedicada a mais algumas esculturas, uma mais perfeita e cheia de vida que as outras, INCRÍVEL!
Não sei precisar quando tempo ficamos dentro do Louvre, acredito que mais de 5 horas e, mesmo assim, não conseguimos ver tudo. Os aposentos de Napoleão são magníficos, mas como não sabia exatamente do que se tratava acabei não tendo interessa em visitá-lo. Assim, já tenho pelo menos um bom motivo para retornar!
No momento de saída me deparei com a Pirâmide Invertida, tão comentada pelo Código Da Vinci. Segundo o autor do livro, a pirâmide ilustra um cálice e significa o feminino. Este ponto dentro do museu simboliza o encontro entre o feminino e o masculino, e marca o lugar onde o corpo de Maria Madalena estaria enterrado.

Bem, aqui acaba a minha visita ao grandioso Museu doLouvre e, também, a realização de mais um grande desejo!
Baci a tutti!

Louvre - Perto do Final

Mais de 50 mil obras compõem o acervo histórico Egípcio, encontradas ao longo do Rio Nilo.
O espaço reservado a este povo é cheio de sarcófagos, esfinges, portadores de oferendas entalhados em madeira e utensílios do cotidiano.
Como sempre, o cansaço acaba com o prazer de fotografar! Acho que neste momento o meu cérebro não armazenava mais informações artísticas, muito menos históricas!
Nossa próxima expedição contava com a descoberta de obras da Antiguidade Oriental.
Fiquei impressionada com a Apadana do Palácio de Dário, localizada na capital do Império Persa. Apadana era a grande sala de audiência formada por diversos pilares, cada um ornamento no topo com um touros ou grifos entalhadas em calcário. O pilar é gigante e completamente imponente. Minha foto ficou uma droga, por isso achei melhor postar a foto abaixa retirada deste link.
Também fiquei encantada com o tamanho dos guardiões do Palácio de Sargão II da Assíria. As portas de entrada são apenas um dos marcos da mão-de-obras desmensuramento constante em toda a construção de uma nova cidade com aproximadamente 15km de extensão. Os guardiões foram erguidos, mais ou menos, 710 a.C. As figuras da entrada deveriam supostamente proteger a cidade e, além disso, transmitir calma, serenidade a harmonia. Por isso, possuem faces humanas com um leve sorriso.
Fiquei louca com o Código de Hamurabi, além disso lembrei MUITO do Moro quando me deparei com este marco histórico. O código fez parte da história da Mesopotâmia e pelos cálculos dos historiadores foi escrito aproximadamente em 1700 a.C. Completamente preenchido com escrita cuneiforme. O mesmo foi escrito por Hamurabi para "para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos" e "para resolver todas as disputas e sanar todos os ferimentos". O código era conhecido como a lei do olho por olho, dente por dente.

Baci Baci!

sábado, 7 de março de 2009

Louvre - Mais uma das partes maiores que a metada

É, o Louvre não acaba nunca! heheheh
Em uma das extremidades do museu encontra-se a impressionante estátua de Vitória de Samotrácia, considerada "uma obra-prima do tempo e do acaso". A coitada é acéfala, sem braços e com uma asa quebrada. Acredita-se que foi construída em comemoração à alguma batalha naval ou simplesmente um símbolo invocado pelos marinhos para evitar naufrágios.

A Galeria de Apollo é estonteante. No lugar estão expostos os bens mais preciosos dos diferentes reinados que acompanharam a história do Louvre. Só a arquitetura da sala e a riqueza de detalhes já vale a visita!
O teto e as paredes da galeria fazem alusão a todos signos do zodíaco. Acredito que cada centímetro deste espaço tenha algum significado, mas infelizmente ando sem tempo para estudar e conhecer um pouco mais sobre o lugar. Comprei o guia do Louvre para ir lendo com calma e aprendendo um pouco sobre arte. Até então meu conhecimento é MOLTO restrito!
A arte Grega Arcaica, mais uma vez, fez com que eu me lembrasse muita da minha Dinda. Tenho certeza que ela adoraria todas as formas de mulher expostas no local.

Confesso que nessa hora já pensava em retornar para o hotel, o cansaço estava grande! O lugar é imenso e depois de um certo tempo a mente já não consegue mais acumular tanta informação e detalhes artísticos.
Baci a tutti!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Louvre - Segunda Metade da Visita

Depois de muitas esculturas chegou a vez das pinturas! Intermináveis, por sinal, percorremos um longo corredor com grandes quadros expostos em ambos os lados, com tamanhos e motivos variados. Muitas mulheres nuas, anjos, e batalhas. Nem todos são bonitos, na realidade não gostaria de tê-los na minha casa! Alguns até me parecerem estar no local por puro engano. Enfim, há gosto para tudo!
Estes abaixo em particular me atraem, devido a sua riqueza de detalhes e colorido, fora que são muito bem humorados. O italiano, Giuseppe Arcimboldo, foi extremamente feliz quando reproduzio a Séria As Quatro Estações, a ilusão de ótima proporciona pela pinturas é fantástica!
.
Como não poderia deixar de ser a Sala de Gioconda, estava lotada, várias pessoas procuravam o melhor ângulo para conseguir fotografar o quadro da Mona Lisa. Esta obra é a mais famosa do italiano Leonardo da Vinci, finalizada depois de 4 anos de trabalho. Até hoje não se tem uma explicação concreta do que Leonardo quis retratar com este quadro. Alguns acreditam que o quadro é um auto-retrato do autor na forma de mulher, outros acreditam que é apenas o retrato de uma mulher fiorentina. Além disso, o sorriso recebe diferentes interpretações conforma a cultura e o seu observador.
Bom, os apaixonados pela Mona que me perdoem, mas não vejo nada demais nesse quadro e nem ao menos acho ele bonito. Estou começando a pensar que
não entendo nada de arte! :-)
Em compensação, na mesma sala estava um quadro encantados, que ocupada uma parede inteira e também atraía um número considerável de admiradores. Les Noces de Cana é uma obra belíssima que retrata a cerimônia de um casamento descrita no novo testamento. Nessa ocasião Jesus transformou água em vinho. Enquanto analisava o quadro de perto fiquei perplexa com a qualidade da pintura e a perfeição dos traços, os tecidos pareciam reais e as pinturas também, fantástico!
As salas com quadros e tetos enlouquecedores eram infinitas.

Por hoje é só :)
Baci, em mais uma tarde de chuva!