sexta-feira, 28 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

Despedida dos vizinhos

Alguns sites dizem que ontem, dia 21 de Agosto, foi o dia do vizinho. Depois de procurar na net achei datas diferentes, mas de qualquer forma gostaria de postar as fotos das despedidas de três pessoas especiais que deixam o nostro piano essa semana para voltarem ao Brasil. Sabe-se que outros virão e que novos laços serão atados, que os que existem continuam mesmo a distância graças à internet, mas de qualquer forma é sempre triste. Eu odeio despedidas! Ainda não aprendi como lidar com isso.
O lado bom é que na próxima ida ao Brasil com certeza nos veremos de novo em PoA.
Desejo a vocês, Aninha, Débora e Felipe, sucesso e um excelente retorno!
Baci, mi manchi!

Golden Round Trip - Retorno à Luzerna

A descida de Pilatus foi inesquecível! E cada vez eu me convenço mais que não gosto das alturas. Para deixar o monte as pessoas podem descer com a funivia ou de bondinho. Escolhemos a segunda opção.Esta outra foto, copiada do site do monte, mostra a paisagem da descida no final do inverno.
Quando eu achei que tinha acabado o stress, descobri que ainda falta descer um monte, mas dessa vez com uma gôndola. No final foi tranquilo, só a saída que proporciona uma sensação ruim.Por aqui acabou o nosso passeio, depois foi só pegar um bus até a estação central de trem e rumar para Zurigo.
Não tem como gostar de ficar em casa no final de semana quando se tem possibilidades de passeios como essa. O Luiz acertou na escolha do lugar, grazie a lui!
Baci

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Golden Round Trip - Pilatus (2)

Durante o almoço tivemos o prazer de ter como som a execução de Lituus (longo instrumento romano da foto abaixo). O som produzido é bem legal escutem aqui!Depois de alimentados rumamos para o ponto mais alto de Pilatus, chamado Tomlishorn (2132m). Mais ou menos uns 40 minutos de caminhada pela encosta da montanha, mais uma vez senti falta das minhas botas. Amadorismo total ter vindo de tênnis normal.Alguns trechos da trilha passam por buracos feitos, creio eu, de maneira manual.
A vista do topo não muda muito, já que a diferença de altura não é significante.
A paz de ficar no silêncio contemplado o infinito de cima é impressionante!
No próximo post acabo o passeio contanto um pouco do traumático retorno à Luzerna! :)
Baci

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Golden Round Trip - Pilatus (1)

No topo ficamos deliciados com a vista!O mapa abaixo mostras a rotas que podem ser feitas no topo da montanha. A resolução não está nada boa, mas foi o melhor que eu consegui!
Depois de um conhecimento geral começamos a subir! Nosso primeiro destino foi Esel (2118m) - primeiro monte da dir. p/ esq. Dica: usem botas,! Nós fomos de tênis o que não é nada bom, as trilhas e os degraus são bem irregulares.No fundo os Alpes Suíços
Com a fome batendo resolvemos fazer a parada estratégica do almoço.Sincronismo total, todo mundo teve fome mais ou menos no mesmo horários, logo mesas lotadas! O que nos deu tempo para mais um pequeno passeio de 5 min. no interior da galeria.
A galeria é um caminho escavado no interior da montanha, mega trabalheira!No interior da galeria conhecemos as lendas do lugar, até então não tinha entendido a presença dos dragões em bandeiras e mapas de Pilatus. A lenda conta que Pilatus era habitada por dragões e que o esqueleto de um deles foi encontrado no local. Além disso, acreditasse que o lago Oberalp existe em função das tempestades lançadas sobre Pilatus durante todas as quintas-feiras quando ele ressurgia no lago para lavar as mãos sujas com o sangue de Cristo.A vista por entre as "janelas" rochosas da galeria é incrível!Como saco vazio não para em pé! Hora do almoço!!! A comida estava deliciosa, pena que ficou alojada nas nossas bochechas, então este semana dieta!!! Meu cardápio vai ser frutas e saladas até a próxima viagem, é claro!Ainda tenho um monte de fotos para postar mas a labuta me chama! A dopo.
POR FAVOR, mandem de novo um pouco do frio do sul para cá, ontem fez 33C e hoje a previsão é 35C. A Itália está em estado de alerta, pois algumas cidades devem chegar as 41C.
Baci

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Golden Round Trip - Alpnachstad

Chengando em Alpnachstad e entramos na ferrovia de cremalheira mais íngreme do mundo, tendo pontos no seu trajeto onde o trem fica com48 graus de inclinação. A foto abaixo retirada do site do Monte Pilatus mostra o sistema de cremalheiras.
A vista é linda e vai mudando conforme a altitude, a primeira parte bela inclui o lago.
Depois entramos na parte do bosque.... tudo muito verde e fresco!Mesmo tendo a ferrovia o pessoal usa o lugar para fazer trekking, para isso existe uma parada estratégica no meio do caminho.
Chegando na parte mais alta tudo vira rocha e as árvore e o gramado vão diminuindo aos poucos. Só que o barulho dos sinos aumentam um monte. Para encontrar as vacas na montanha seus donos colocam sinos de pescoço, o que produz uma sinfonia que se escuta de longe.
Em alguns trechos da subida entramos em túneis rochosos e passamos pelo ponto mais íngreme.Por fim, depois de 30 minutos atingimos o topo.
Aiii..... quero voltar para lá, o calor em Trento está insuportável, em torno de 34C e nenhum vento, nem ao menos uma leve brisa! UM FORNO!!
Quero fugir!
Baci

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Golden Round Trip - Luzerna

O final de semana foi looonnngggooo! No domingo de manhã rumamos cedo de trem para a cidade de Luzerna. Nosso objetivo era realizar a Golden Round Trip e conhecer Pilatus. Esse passeio inicia com um trajeto de barco de Luzerna até Alpnachstad, depois subir até o topo com um sistema ferroviário de cremalheira e descer de lá com bondinhos e gôndolas panorâmicas. Passeio show de bola!
O lugar recebeu este nome devido a lenda que diz que Pôncio Pilatus foi enterrado no topo da montanha.
O dia estava lindo em Luzerna....A embarcação partiu exatamente no horário previsto.Durante o trajeto ficamos imaginando com os suíços mantêm esses campos impecáveis, tudo parece um imenso carpete verde com árvores e casas cuidadosamente colocadas, lembrando uma grande maquete.
Eu já cantei que queria uma casa no campo, depois resolvi que queria uma casa na praia e agora já andei pensando que uma casa no lago também seria tudo de bom!
Com direito a alpinismo no quintal de casa :)O crédito das últimas fotos são todos do Luiz. Só para variar ficamos babando com a paisagem. Tanto, que esquecemos de tirar fotos do barco que nos levou até. O percurso é total é de 90 minutos, que passam voando! Ainda mais se o dia estiver ensolarado. O barco tem um restaurante interno com um cardápio bem variado, incluindo tábuas gigantescas de frios para o café da manhã ou fundou para as demais refeições.
Por mim viveria viajando e tirando fotos, será que ainda dá tempo de mudar de profissão?
Baci!