domingo, 25 de julho de 2010

Toscana - Firenze - Parte 2

Com a hora do almoço chegando escolhemos um restaurante perto do D'uomo para matar a nossa fome. O restaurante era show de bola, comida simples e gostosa. Gançons atenciosos e lindas panelas de madeira penduradas na parede como objetos de decoração. o que contradiz qualquer guia turístico: não recomendamos restaurantes localizados no centro histórico.
O calor desperta o desejo de comer melão com speck, uma delícia!
Depois rolou uma saladinha de galinha para mim e o Luiz pediu um prato com carne, acho que vitelo.
Depois rumamos para o mercado público, no meio do caminho passamos pela Basilica di San Lorenzo. Visitamos o seu interior e os tesouros da igreja, os quais em sua maioria eram relicários com pedaços de ossos ou tecidos do alto clero.
Já que não rolou sobremesa no restaurante saímos em busca do melhor sorvete do mundo, segundo um amigo do Luiz. Para tanto, caminhamos por diversas vielas bem típicas.
E depois de errar a rua algumas vezes e quase desistir encontramos a sorveteria. E o cara tinha razão, o sorvete é simplesmente MARAVILHOSO. Parecia um mouse de chocolate! Uma delícia. Muito bom mesmo! Minha intenção era postar o nome da cadeia aqui, mas o cartão de visitas do lugar ficou na minha casa. Quem vier visitar a Itália não pode deixar de experimentar os sorvetes italianos, que estão muito distantes do Italiano do Cassino :)
Depois do fabuloso sorvetinho! Rumamos para o coração de Firenze a Piazza della Signoria. A praça é o centro do poder civil da cidade e é tomada por estátuas de mármore. Nessa mesma praça foi construída a primera fonte pública da cidade, a qual foi escolhida durante um concurso, sendo a vencedora o Nettuno di Ammannatti.
Próximo a fonte encontra-se a réplica do magnífico David di Michelangelo considerada a mais conhecida e a maior de escultura mundial.
A escultura do David encontra-se junto à porta de entrada do Palazzo Vechio sede do governo da cidade. Atualmente o prédio também serve de museu aberto ao público.
A entrada do palácio é também marcada pela presença de um bloco de mármore branco, todo decorado e cheio de significado. A mensagem deste bloco deixa claro que Cristo é o único rei, rei dos reis e dos senhores, e que somente ele tem retém o poder da cidade de Firenze.
O átrio do palácio é fantástico e chama atenção pela decoração feita com limões sicilianos.
A fome está batendo, mais tarde termino de postar o interior do palácio.
ciao ciao, a presto!

domingo, 18 de julho de 2010

Toscana - Firenze - Parte 1

Nosso mês de junho foi maravilhoso, depois de várias tentativas finalmente conseguimos viajar para a Toscana. Para aumentar a nossa vontade de conhecer o lugar assistimos o filme Sob o Sol da Toscana (Under the Toscan Sun). As imagens do filme são bem reais, e os detalhes da cultura Italiana também.
Embalados pelo o filme começamos nossa viagem por Firenze, chegamos na cidade à noite e na manhã seguinte partimos para o centro. Firenze é também conhecida como Florença ou Florence, dependendo do idioma. Firenze é a capital e também maior cidade da região da Toscana. Além disso, essa cidade foi o berço de Dante Alighieri o primeiro e maior poeta da língua Italiana, escritor da Divina Comédia. A língua Italiana que conhecemos hoje é baseada nas obras deste poeta.
Chega de detalhes e vamos as fotos da nossa viagem. Ao subir no primeiro tram percebemos que saímos do norte organizado e segura da Itália. O adesivo no interior do transporte público avisa os passageiros sobre possíveis roubos de carteira durante a viagem. Não fomos assaltados, mas contribuímos com jovens ex-drogadas (ou talvez não), o que foi quase um assaltado, com um papo furado e algumas palavras em português assinamos um abaixo assinado que no final só podia ser assinado mediante contribuição em dinheiro.
Nossa visita começou com a igreja Santa Maria Novella, como o número de igrejas é infinito, bem como as filhas para entrar nas mesmas, acabamos pulando essa primeira igreja e ficamos apenas contemplando a arquitetura externa.
De lá partimos para o D'uomo di Santa Maria del Fiore uma das mais antigas e maiores igrejas da Itália. Sua construção começou em 1296 e levou mais de 200 anos para ser totalmente acabada. A faixada de igreja é fantástica, pois é toda cheia de detalhes esculpidos em mármore. Lindíssima!

Seu interior não apresentada nada demais, pelo contrário, é meio estranho devido a presença de um átrio gigante e vuoto (vazio). Claro, vazio em termos, pois o grande número de turistas faz o lugar parecer pequeno.
Logo em frente a catedral encontra-se o Battisterio com suas três portas famosas consideras por Michelangelo as Portas del Paradiso. Todas possuem detalhes esculpidos em bronze que contam passagens do testamento. Como vocês podem notar o lugar estava tomado por turistas das mais diversas nacionalidades.
A parte mais show de toda essa região é a Cupola del Brunelleschi. O número de degraus que subimos para chegar ao seu todo e as passagens claustrofóbicas compensam.
Antes de sair ao ar livre passamos pertinho pelo topo interna do cúpula todo pintando a mão. Tá certo que os desenhos não são os mais bonitos ou alegres, mas ficamos impressionados pelo tamanho e quantidade de detalhes.
Foi bem bom depois de subir os milhares de degraus com passagens apertadas receber ar puro no rosto. A vista é bem legal!
Quando deixamos o lugar conhecemos um pouco dos instrumentos de trabalho usados para construir a cúpula. Eles fazem questão de ressaltar que o lugar foi inteiramente construído sem andaimes.
Isso foi só a primeira manhã!! :)
Ainda tenho muitas fotos!
Baci a presto!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Grandes lagos

Trento faz parte da região dos grandes lagos do Trentino-alto Adige. Caldonazzo é um deles e fica apenas 10 minutos de carro de Trento. O lago é gigante, tem 49m de profundidade e serve como espaço para esportes naúticos.
O lugar é uma paz...
Perto de Caldonazzo também fica o lago de Levico, o qual me agrada mais. Penso que o que contribui para isso é a imensa área verde do local.

E olhem que casal lindo, eles parecem fazer parte do lugar. Uns amores!! Espero ficar experiente assim. Se eu escrever envelhecer a Lídia vai me bater!
O dia ajudou bastante. O céu estava fantástico!

Obrigada pela visita, amei!!! Voltem sempre!! Beijos