quinta-feira, 31 de maio de 2012

Back to Viena - Parte 6

Para concluir a viagem de Viena vou postar as fotos do nosso última dia de viagem. Tudo regado a muito céu azul e vontade de quero mais.
Rathaus (prefeitura) de Viena
Prédio do parlamento, adoro!!!
Quarteirão dos museus.
 Homenagem à Mozart.
E por fim, uma boa pedida que acabamos não conhecendo, um pecado! Viena abriga a escola de equitação espanhola. Se não estou enganada todas as manhãs. perto das 11:00 horas, tem um apresentação. Ficamos impressionados com a perfeição do movimento dos animais. 
ciao ciao

sábado, 12 de maio de 2012

Back to Viena - Parte 5

O Palácio Schönbrunn possui 1441 aposentos de diversos tamanho, dos quais somente 190 são abertas ao público na forma de museus. 
Tive a oportunidade de conhecer alguns aposentos do prédio principal e fiquei muito impressionada!! O prédio por fora parece bem simples, mas por dentro é uma loucura. Infelizmente não é possível tirar fotos do interior do palácio. Porém, o google sempre consegue fazer isso por mim! Para matar a curiosidade vou postar umas fotos que achei na net.
Não lembro de todos os aposentos que visitamos, nem dos detalhes. Mas fiquei boquiaberta com o salão de festas, simplesmente magnífico, com o teto todo trabalhado, muitos, mas muitos espelhos e candelabros. Adoraria participar de um baile assim!!! 
Esta outra foto mostra a mesa de jantar da família real.
As duas a seguir mostram ante salas que serviam como área de lazer ou recepção para convidados.
Imaginem que trabalheira acender todas essas velas, fiquei cansada só de pensar aff... Além disso, desastrada como sou seria capaz de botar fogo no palácio na primeira tentativa :)
Um aposento em particular chamou a minha atenção, mas não achei a foto, vimos uma sala toda em azul, quase toda, cheia de quadros pintados a mão por uma das imperados e suas filhas. Os quadros iam até o teto. 
A visita aos aposentos é feita com audio-guides, e por meio desses descobri algumas coisas interessantes. Por exemplo, imagine que o imperador não fizesse nada! Porém o museu conta o contrário, parece que o tal de Francisco José madrugava todas as manhãs para rezar, e após o café, trabalhava o dia inteiro, com direito a diversas e velozes reuniões. Fora isso, também descobri que a família real era extremamente machista. As filhas de Maria Teresa casaram todas muito cedo, por volta dos 14-15 anos, com maridos que não escolheram, com exceção da filha predileta Maria Cristina, a única que casou por amor. Isso hoje seria considerado um crime. Ao todos Teresa teve 16 filhos, dos quais 13 sobreviveram a infância. Maria Leopoldina, uma das filhas, casou-se com Dom Pedro I e transferiu-se para o Brasil
Mesmo em meio a uma sociedade extremamente machista, outra mulher figura na história do palácio, a Princesa Sissi, originalmente chamada Isabel. Sissi era casada com Imperador Francisco José. Conta a história, que foi amor a primeira vista, que o imperador ficou apaixonado pela garotinha de 15 anos e quis esposa-la. Porém a vida de Sissi foi muito triste, marcada por um casamento infeliz e pela opressão.  Muito diferente do filme, Sissi, que a tornou ainda mais famosa. A sociedade da época era extremamente rígida e machista, e desprezava a sua informalidade. Fora isso, a sogra não gostava dela, impedindo-a até mesmo de ficar com os filhos. 
Sissi ficou conhecida por ser uma mulher belíssima e com longos cabelos que tocavam o chão. Para pentear as madeixas Sissi precisava de três horas diárias. Fora isso, ela era obstina pelo seu peso, subia na balança três vezes por dia e fazia dietas malucas (comia apenas alimentos triturados e líquidos em alguns períodos), mesmo sendo magérrima. A mulher pesava 45kgs e media 1,73m, praticamente um palito. Para fugir a solidão Sissi caiu no mundo, teve diversos amantes e passou longos períodos longe do marido e da cidade de Viena. Para concluir a sua vida nada agradável, Sissi foi assinada em 1898 por um anarquista Italiano em Genebra. Sua morte não foi premeditada, o italiano queria matar qualquer celebridade que estivesse na cidade naquele dia.
Para encerrar mais umas fotos do palácio e do seu imenso jardim. Pena que ainda estava frio, e que as flores da primavera ainda não tinham sido plantadas.

Uma dica extremamente útil: a fila para visitar o palácio é interminável. Além disso, o horário de entrada é com hora marcada. Nós compramos os ingressos e tivemos que esperar quase uma hora para conseguir entrar. Um saco!
Como o tempo era curto só visitamos  os aposentos principais, mas o lugar tem diversos museus. Por exemplo um somente para contar a vida da Sissi, outro que mostra as carruagens, ainda outro que ensina a fazer strudel, e por aí vai! O passeio completo dura 3 dias segundo o guia que recebemos por lá.
Por hoje é só!
Ciao ciao

Back to Viena - Parte 4

Imperdoável visitar Viena e não dar uma passada no Palácio Schönbrunn. O nome do lugar foi dado pelo imperador Matias que encontrou uma bela fonte quando descobria o terreno antes da construção do palácio "Welch' schöner Brunn". O palácio foi construído entre os anos de 1638 e 1643, mas somente atingiu o tamanho e forma original em 1743 com a Imperatriz Maria Teresa. E olhem que luxo, o palácio era a residência de verão de algumas centenas de nobres do império austro-húngaro até o final da segunda guerra mundial. O terreno total do palácio tem "apenas" 160 hectares!!! É simplesmente imenso!!! A foto abaixo mostra evidencia o tamanho da propriedade.
Toda a área verde do castelo é muito limpa e bem cuidada. Os canteiros e floreiras são impecáveis. Somente caminhar por lá já é um grande passeio. E a entrada é franca :)
O dia estava bem nublado, então para a minha tristeza, as fotos ficaram escuras :(
 Viena é tomada por carruagens com cavalos lindíssimos levando turistas de um lado para o outro. Quando ficava olhando para elas meio que voltava no tempo....
O parque está cheio de esquilos!!! Nunca tinha visto um de tão perto. Eles são super velozes e habilidosos para escalar em segundos árvores e arbustos. Adorei! 
Voltemos a falar do Palácio, o Schönbrunn abriga o mais antigo zoológico europeu, como o nosso tempo era curto decidimos não percorrer os 16 hectares do zoo. Ao invés disso resolvemos visitar as duas estufas. A primeira reproduzia o ambiente seco e árido do deserto. Muito legal!!
Além das suculentas, muitos passarinhos soltos e piando por toda a parte. A natureza é perfeita, a cor do pássaros era tão parecida com a paisagem que às vezes fica quase impossível identifica-los.
Na segunda estufa vimos muitas plantas de diversos países tropicais, inclusive do Brasil. Simplesmente FANTÁSTICO, caminhar por lá era como estar em no meio de uma grande floresta.
Muito show o lugar, conheci frutas brasileiras que só conhecia por fotos ou das prateleiras do supermercado. Por exemplo, um pé de cacau...
outro de abacaxi...
E outras que eu já conhecia :)
Fiquei encantada com o lugar. Assim como eu, outros turistas também pareciam impressionados. Muitas pessoas ficavam sentadas nos bancos espalhados dentro da estufa contemplando a paisagem e descansando. O ambiente é muito legal, mas claro, super umido e bem mais quente :) Quase Rio Grande no verão! 
Era isso... ainda tenho muito pra falar do palácio, até agora mostrei apenas uma pequena parte do palácio, mas a vida real me chama.
Ciao ciao, a presto!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Back to Viena - Parte 3

Viena também é famosa pela Sachertorte, um bolo de chocolate, com recheio de geleia de damasco e cobertura de chocolate inventado por Franz Sacher em 1832.
A torta tornou-se famosa durante um jantar oferecido pelo Príncipe Wenzel von Metternich. Neste ocasião o príncipe pediu ao seu chefe uma sobremesa inovadora. Como o mesmo ficou doente, o aprendiz Sacher teve a chance de mostrar seus dotes e apresentou sua torta de chocolate. Os convidados ficaram deliciados com a sobremesa, que passou a ser ser apreciada pelo príncipe e repetita em outras ocasiões. Após o seu estágio com o chefe do principe, Sacher abriu sua própria delicatesse, que mais tarde tornou o hotel da família. Inicialmente administrado por Sacher e depois somente pela mulher devido a sua doença e morte precoce.
 O filho mais velho de Sacher continuou o negócio do pai e aprimorou a receita da torta, até hoje secreta. Atualmente Sacher virou uma marca conhecida e apreciada na Austria, associada principalmente à torta, mas que inclui o hotel, cafés e lojas de guloseimas de chocolate. A matriz situa-se no centro de Viena.
Como estávamos por lá não pudemos de deixar de apreciar a torta. Para tanto, escolhemos o Café Sacher no centro de Viena. Confesso que a torta não faz o meu tipo, seca e doce demais, mas o ambiente do café é show. Mesas, luminárias, fotografias, lustres, tudo antigo e bem cuidado. Um lugar legal para se abrigar do frio e jogar conversa fora.

Então, se forem até Viena aqui fica a dica da SacherTorte :)
Mais sobre a torta no site oficial.
ciao ciao