O Coliseu é UMA LOU-CU-RA!!! O Amphitheatrum Flavium, também conhecido como Coliseu, recebeu este nome devido à colossal, do latim Colosseum, estátua de Nero localizada nas proximidades do teatro. Construído entre 70 e 90 DC, o mesmo possuía capacidade para abrigar 50 mil pessoas distribuídas em três andares, o que seria um pouco mais da metade da capacidade do Maracanã.
O dinheiro para a sua construção veio dos Judeus derrotados na primeira guerra Judaico-Romana. A inauguração da grande Arena se deu em um período crítico, logo após a erupção do Vesuvio, do grande incêndio em Roma e um surto de Peste Negra. Para acalmar o ânimo dos romanos e dos Deuses, Tito (responsável pela finalização da obra) promoveu os jogos dos 100 dias, onde diversas batalhas eram realizadas na grande arena, algumas incluíam animais e embarcações (sim a arena tinha todo um sistema especial para ser inundada, incrível!), o que na história ficou conhecido como política do pão-e-circo.
O piso da parte central do Coliseu era feito de madeira, e recoberto por areia para esconder as imperfeições. Animais e gladiadores podiam ser inseridos a partir do subsolo por meio de um esquema de elevadores. As apresentação eram realmente um espetáculo, pois o palco era extremamente bem decorada podendo abrigar árvores como uma grande floresta para alguns jogos, blocos removíveis que ilustravam uma cidade, e ainda virar uma grande piscina para guerras náuticas. Muita, mas muita obra de engenharia!!!!
O lugar é uma MEGA obra de engenharia, fiquei encantada com a grossura das paredes e detalhes dos tijolos. Fora as grande colunas e toda a parte de alvenaria que suporta os elevados e que hoje não existe mais. Durante o seu período de atividade as arquibancadas eram revestidas de mármore, que ao longo dos anos foi roubado do coliseu e usado para construir casas.
Atualmente o Coliseu é um principais pontos turísticos dos
Italianos, o que faz com que a fila de entrada seja gigantesca. Porém o seu interior está bem destruído, bem diferente da
Arena de Verona que nos dias de hoje ainda serve como palco para óperas, e variados shows. A foto abaixo mostra o estado atual, onde não existe mais a região das arquibancadas, o piso vou completamente removido e a parte de alvenaria do subsolo é inexistente. De qualquer maneira a construção ainda é imponente e respira história. Ficamos um tempão caminhando pelas ruínas e imaginando como seria estar ali durante o seu período de glória.
No interior do
Coliseu está situado um museu que conta a sua história, mas para ver todos os detalhes e preciso muito tempo e vontade, o que não era o nosso caso, pois estava frio pra caramba quando estávamos ali. Além disso, o mesmo também abriga uma loja de souvenirs muito legal, onde comprei um livro que mostra as ruínas do
Coliseu e do
Fórum Romano e, ao mesmo tempo, ilustra como eram os mesmos durante seu auge. Esse mesmo livro diz que a grande arena contava com um teto retratil que era aberto durante dias de muito calor ou chuva. dá pra imaginar??
Tudo era muito lindo! As construções eram magníficas! Fiquei encantada com todo a história, e arte por trás dessa obrga. Quem for à Roma não pode deixar de passar por aqui!
Basta per oggi, ciao ciao