terça-feira, 17 de maio de 2011

Roma - Parte 7

No passado os arcos eram construídos para celebrar a vitória em uma batalha. O localizado próximo ao Coliseu chama-se Arco de Constantino e comemora a vitória do mesmo sobre Mexêncio em 312 a.C.
Ao lado do Coliseu fica o Fórum Romano considerado no passado o centro da vida pública Romana, onde estendiam-se lojas, mercados, e muitas praças que serviam como ponto de reunião. No passado, o fórum ficava entre o Palatino ("dos palati", dos palácios da aristocracia Romana e dos imperadores) e do Capitolio (campo das oliveiras). Contudo, após alguns terremotos e vários anos de descaso o local está destruído, sobraram apenas ruínas.
Tentei ler um pouco para explicar melhor aqui, mas é tudo muito complexo e envolve anos de história, então achei melhor somente colocar as fotos e fazer pequenos comentários.
Colunas do Templo de Saturno
O templo de Antônio e Faustina
A riqueza de detalhes das peças esculpidas em mármore é impressionante!
Basilica Massenzio
Estádio do Palatino
To sem tempo e paciência para pesquisar mais detalhes :S
Sorry!
Ciao ciao

domingo, 8 de maio de 2011

Roma - Parte 6

O Coliseu é UMA LOU-CU-RA!!! O Amphitheatrum Flavium, também conhecido como Coliseu, recebeu este nome devido à colossal, do latim Colosseum, estátua de Nero localizada nas proximidades do teatro. Construído entre 70 e 90 DC, o mesmo possuía capacidade para abrigar 50 mil pessoas distribuídas em três andares, o que seria um pouco mais da metade da capacidade do Maracanã.
O dinheiro para a sua construção veio dos Judeus derrotados na primeira guerra Judaico-Romana. A inauguração da grande Arena se deu em um período crítico, logo após a erupção do Vesuvio, do grande incêndio em Roma e um surto de Peste Negra. Para acalmar o ânimo dos romanos e dos Deuses, Tito (responsável pela finalização da obra) promoveu os jogos dos 100 dias, onde diversas batalhas eram realizadas na grande arena, algumas incluíam animais e embarcações (sim a arena tinha todo um sistema especial para ser inundada, incrível!), o que na história ficou conhecido como política do pão-e-circo.
O piso da parte central do Coliseu era feito de madeira, e recoberto por areia para esconder as imperfeições. Animais e gladiadores podiam ser inseridos a partir do subsolo por meio de um esquema de elevadores. As apresentação eram realmente um espetáculo, pois o palco era extremamente bem decorada podendo abrigar árvores como uma grande floresta para alguns jogos, blocos removíveis que ilustravam uma cidade, e ainda virar uma grande piscina para guerras náuticas. Muita, mas muita obra de engenharia!!!!
O lugar é uma MEGA obra de engenharia, fiquei encantada com a grossura das paredes e detalhes dos tijolos. Fora as grande colunas e toda a parte de alvenaria que suporta os elevados e que hoje não existe mais. Durante o seu período de atividade as arquibancadas eram revestidas de mármore, que ao longo dos anos foi roubado do coliseu e usado para construir casas.
Atualmente o Coliseu é um principais pontos turísticos dos Italianos, o que faz com que a fila de entrada seja gigantesca. Porém o seu interior está bem destruído, bem diferente da Arena de Verona que nos dias de hoje ainda serve como palco para óperas, e variados shows. A foto abaixo mostra o estado atual, onde não existe mais a região das arquibancadas, o piso vou completamente removido e a parte de alvenaria do subsolo é inexistente. De qualquer maneira a construção ainda é imponente e respira história. Ficamos um tempão caminhando pelas ruínas e imaginando como seria estar ali durante o seu período de glória.
No interior do Coliseu está situado um museu que conta a sua história, mas para ver todos os detalhes e preciso muito tempo e vontade, o que não era o nosso caso, pois estava frio pra caramba quando estávamos ali. Além disso, o mesmo também abriga uma loja de souvenirs muito legal, onde comprei um livro que mostra as ruínas do Coliseu e do Fórum Romano e, ao mesmo tempo, ilustra como eram os mesmos durante seu auge. Esse mesmo livro diz que a grande arena contava com um teto retratil que era aberto durante dias de muito calor ou chuva. dá pra imaginar??
Tudo era muito lindo! As construções eram magníficas! Fiquei encantada com todo a história, e arte por trás dessa obrga. Quem for à Roma não pode deixar de passar por aqui!
Basta per oggi, ciao ciao

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Roma - Parte 5

Saindo do Vaticano caminhamos ao longo do Rio Tibre, grande responsável pela expansão de Roma, até o Castel Sant' Angelo. O rio não tem nada demais, é bem lamacento na real, nada de bonito.
O castelo foi inicialmente construído para ser um mausoléu (acho que nunca tinha escrito essa palavra antes). Porém depois de pouco tempo virou um posto militar.
O castelo pode ser visitado, mas estávamos acabados. Então, apreciamos somente a faixada e seguimos para o centro de Roma. Eu particularmente gostei mais dos anjos, esculpidos por Bernini, que ornamentam a ponte que cruza o Rio e fica em frente ao castelo do que desse último.
Roma à noite, mesmo com frio em pleno inverno, é movimentadíssima, turistas e locais se misturam no meio do vai-e-vem. Acho que o comércio e o restaurantes ficam abertos até mais tarde, nada parecido com o norte Italiano, onde tudo fecha cedo e todos são muito sérios. A cidade é cheia de vida!
A seguir selecionei umas fotos que tiramos pelo caminho, nada com muito sentido ou motivo histórico. Pelo menos que eu sabia, acho que quase tudo em Roma é histórico :)
Adorei este restaurante...
Nosso objetivo era chegar na Piazza del Popolo onde ocorrem movimentos abertos ao público e de cunho popular.
Nossa, ainda falta a parte do Coliseu, Forum Romano, e Museu Vitorio Emmanuelle.
Mas isso vai para outro dia, estou podre de cansada, por hoje é só!
ciao ciao

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Roma - Parte 4

O Vaticano é protegido desde de 1506 pela Guarda Suíça composta genuinamente por suíços, e não por qualquer suíço. Para fazer parte da guarda o soldado precisa ser forte, possuir no mínimo 1.74m de altura, ter ensino médico, e idade entre 18 e 30 anos. Ahh e os soldados não podem ser casados, além disso, precisam ter uma reputação social absolutamente imaculada. Ou seja, o cara deve ser praticamente um santo ou louco! E parece que eles ficam "presos" no Vaticano, ou seja, não é permitido dormir em outro lugar.
Além disso, os coitados precisam vestir um uniforme...., não sei qual adjetivo usar, acho que o uniforme fica entre ridículo e engraçado.
E mais engraçado ainda é ver as pessoas tirando fotos com eles, fazendo gracinhas e os coitados ali, sérios, sem poder rir, só mexendo os olhos.
A Guarda Suíça inicialmente era constituída por um grupo de mercenários que lutavam por toda a Europa em troca de dinheiro. Porém, hoje em dia só servem ao Vaticano. Com certeza quem entrar no Vaticano não vai deixar de notar os guardinhas por lá, e vai dar boas risadas também.
E olhem que ironia do destino. Há poucos metros do local de trabalho dos jovens de passado imaculado e do núcleo da igreja católica do mundo nós paramos para almoçar, escolhemos um lugar com cara de típico, olhamos o cardápio, e fizemos o pedido. Para mim o formato da massa não é muito importante, ainda mais com fome, eu estava preocupada com o molho. Então pedimos todo felizes due piatti di cazzeti con gamberetti e rucula (não sei se escrevi correto). E olhem o formato da massa!!! Eu já tinha visto massa assim várias vezes em algumas feiras espalhadas por cidade italianas, mas não esperava ver em um restaurante! Começamos a rir e o garçom entendeu, riu também, e disse que ele apenas tinha servido o que eu pedi :)
A massa estava uma delícia!
Depois do almoço rolou um creme brulè, para dois. Precisamos manter a forma! huahau
Depois foi hora de caminhar mais um pouco. Eu pensei em postar agora, mas to moída, o dia foi longo! Então vai ficar para depois.
Ciao ciao
Buona serata a tutti

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Roma - Parte 3

A Basílica de São Pedro é a MAIOR e mais bela igreja católica do mundo podendo abrigar cerca de 60 mil fiéis! Tanto o interior, como o exterior da basílica são extremamente adornados por obras de arte feitas por artistas famosos como Michelangelo e Bernini. A basílica começou a ser construída em 1506 e foi concluída somente em 1626.
Realmente muito trabalho precisou ser feito para erguer todo o complexo, pois a riqueza de detalhes é impressionante. O que lá pode ser visto pelos detalhes do teto do hall de entrada! Lindíssimo!
O interior é uma loucura! Primeiro porque o pé direito é muito, mas muito alto, e depois porque é inteiramente decorado, desde o roda-pé até o teto. E tudo é feito de mármore de diferentes cores, onde muitas partes são inteiras. Eu nunca tinha visto peças de mármore tão grandes e inteiriças, e ainda por cima, dessas peças de mármore saem esculturas belíssimas.
Eu adoro os tetos! Uma pena que as minhas fotos não estão com a qualidade que eu gostaria e nem com os melhor ângulos, mas o lugar estava cheio, é gigante e tudo era muito bonito. Então, não tínhamos muito tempo de ficar olhando todos os detalhes e ainda fotografando tudo. Não tenho mais tanta paciência :)
O altar central é LINDO!! Todo esculpido em madeira, são detalhes que não acabam mais.
Até o piso do lugar é todo ornamentado!
E por fim Pieta di Michelangelo, a original encontra-se dentro da básica, porém atrás de um vidro protetor que não estava nada limpo :S Essa foto tirei da wikipedia.
Quem tiver mais interesse sobre a basílica deve visitar este site, onde é possível fazer um tour virtual. Vale muito a pena pois a qualidade das imagens é ótima, e dá uma perfeita ideia do que é esta obra de arte e engenharia.
Por fim, fiquei enlouquecida com a basílica, admiro-a pelos motivos mencionados neste post, respeito os católicos, mas não acho que este seja o lugar ideal para estar perto de Deus. A ostentação de riqueza é vista em cada centímetro quadrado do lugar, e fora isso, no seu interior temos a sensação de sermos ínfimos. Muito contrário de tudo que eu acredito e procuro fazer para ficar perto de Deus, ou seja lá o nome da força espiritual na qual eu acredito. Com certeza a igreja não precisa de todo esta riqueza para acalentar e manter os seus fieis.
Bom, era isso! Valeu a visita! E ainda ficou faltando a visita da cúpula e da Capela Sistina que estava fechada durante o Natal. Mais motivos para voltar à Roma!
Não deixem de visitar o site!!
Ciao Ciao