sábado, 22 de janeiro de 2011

de volta à Trento... com lua cheia

Pessoal estou de volta, depois de quase um mês de merecidas férias, as quais eu estava definitivamente precisando, retornei à Trento. 2o1o não foi nada fácil, mas 2011 começou muito bem e se continuar assim tenho certeza que vai ser ótimo. Foi muito bom rever amigos e a família, ficar perto de pessoas especiais e que eu estimo demais. Tudo passou tão rápido, mas foi muito intenso. Amo todos vocês!!!! Além disso, foi muito bom fugir do frio e curtir o sol e o mar do Cassino.
Então, como aqui não tem sol e mar o jeito é aproveitar as montanhas e a neve. Para quebrar a monotonia e esquecer a solidão resolvi acompanhar minha coinquilina até o monte Bondoni ontem à noite. Confesso que repensei muitas vezes antes de sair de casa, pois o frio estava demais, mas no fim criei coragem e me enchi de roupas: 4 blusas + jaqueta com forro de soft anti-vento, meia calça de nylon + meia calça de lã + calça de esquiar, faixa para as orelhas + touca + o capuz da jaqueta. Me achei bem preparada e parti!
Por aqui é comum realizar ciaspolata noturna em noites de lua cheia. Lembro que na campanha o campo ficava iluminado e era possível caminhar com uma boa visibilidade. Agora aprendi que na montanha, cheia de neve, a visibilidade é ainda maior. Caminhamos por um rota erma e sem nenhuma iluminação artificial, somente com o luar e mesmo assim podíamos ver quase tudo. Muito massa!!! Tirando o frio, é claro, -10C. Com o vento a sensação era bem menor, de repente -16C ou -20C. Acho que escolhemos o dia mais ventoso para fazer a caminhada, muito vento mesmo, muito frio. Durante o retorno fiquei somente com os olhos de fora e sentia meu nariz doer. Fiquei pouco tempo com o rosto descoberto e depois não conseguia sentir as bochechas, o mesmo aconteceu com as mãos tentei configurar a máquina para fazer uma foto decente e perdi a sensibilidade dos dedos. Um frio absurdo!!!! Mas se não tivesse o vento seria quase "quente", o ar é seco e caminhando rápido o corpo aquece e a roupa não deixa o calor se dissipar, então fica realmente quente!
Aqui estão uma das poucas fotos que eu consegui fazer, o resto do tempo fiquei com as mãos e o rosto coberto. Mesmo assim hoje acordei com o rosto marcado, parecia uma alergia, mas descobri que é efeito do frio intenso e do vento forte.
Para dar uma uma idéia melhor da visibilidade resolvi adicionar umas fotos que achei no google image. Olhem como é claro!
A presto! Prometo escrever mais seguido, estou cheia de viagens que merecem postagens.
Ciao ciao

12 comentários:

Tati disse...

Já estava com saudades das atualizações. Fiquei triste porque não fui à montanha deste vez, antes de sair de Trento. Mas espero aparecer em breve. Aqui voltou a nevar, e frio....eeee...pulei e pulei de tão feliz...!
Este ano vai ser melhor para nós...!beijos e beijos
Tati

Patricia disse...

Pretendo atualizar o blog mais seguido este ano, vediamo!!! Quando a montanha fica tranquila, ela vai estar sempre aqui te esperando. Por aqui nada de neve, mas muito frio. Diferente de ti não fico muito feliz, quero que chegue logo a primavera com dias maiores e mais sol.
Sim, que 2011 seja maravilhoso!

Beijo

Brenda Tavares disse...

Coisa linda essa lua cheia iluminando as montanhas nevadas e as suas cidades!
Bentornata!!!

Leonardo Contreira disse...

Oi Patricia! Nao sabia q estavas em Trento, passei ai por perto ano passado, fiz um curso em Pieve Tesino. Se soubesse te faria uma visita! To morando no sul da França, fazendo meu doc tb. Curti teu blog, e teus link tb! Bjao!
Leonardo

marcia disse...

Apesar do frio parece que o passeio valeu a pena ne?!!! ;))
beijaoooo

Patricia disse...

Grazie, Brenda!

Oi Leonardo, fico feliz que tu esteja realizado com o doutorado e aproveitando a Europa :)

Sim Marcinha, bem legal, mas congelante! Foco nos teus processos, quero te levar lá tb!

Ciao ciao a tutti

Marcia disse...

vamos atualizar os bróguis, então. :)

Patricia disse...

Certo!!! :)
E festejar a chegada de mais um ano!

VagaMundos disse...

Uma caminhada bem geladinha :) Bom regresso!
Bjs

Patricia disse...

Na hora do retorno quase gelei a alma! :)
beijo

Rafael Rieder disse...

Baita aventura!
Em breve, quero fazer uma visitinha ae :-)
Grande abraço e sucesso!
[]s
Chi

Patricia disse...

Oi Chinelo!
Sim, foi bem legal!
Não sabias que tu aparecias por aqui!
Bem-vindo :)

Mas vem na primavera, agora é frio! ehheh

ciao ciao