terça-feira, 26 de abril de 2011

Roma - Parte 1

Graças ao preços absurdos das passagens áreas desse final do ano conhecemos a cidade eterna: Roma. A capital, considerada maior cidade da Itália, possui cerca 2.5 milhões de habitantes distribuídos em mais de 1200 metros quadrados.
Segundo a lenda, Roma foi fundada por Rómulo e Remulo em 753a.C. Segundo a lenda, Amúlio manda matar os irmãos, só que o servo recrutado para o serviço não tem coragem e coloca os dois em uma cesta no Rio Tibre. Com as cheias a cesta viaja pelas águas do rio e para ao pé do Palatino. Atraída pelo choro das crianças uma loba vem ao seu encontro e passa a amamenta-los. Algum tempo depois, um pastos chamado Fáustulo encontra as crianças e passa a cuidar delas.
Ao longo dos anos Roma trocou inúmeras vezes de poder, foi palco de várias guerras e passou por diversas reconstruções. Abaixo uma foto que simula a capital no período imperial (fonte).

Como toda a grande metrópole Roma é imensa, caótica, sem estacionamentos, e pouco segura. As áreas afastadas no centro histórico se parecem muito com o centro de Porto Alegre, prédios antigos, escuros e mal cuidados. Vários viadutos e carros por toda a parte. Confesso que está parte não é nada atraente. Porém o centro histórico é fantástico!!!! Nós próximos posts vou tentar relatar um pouco do que vimos por lá.
Começamos o nosso passeio pela Piazza di Spagna e a famosa escadaria de 135 degraus que liga a praça à igreja Trinità dei Monti. Como o dia estava chuvoso as fotos que eu fiz estão escuras e tomadas por turistas portando seus guarda-chuvas. Por isso, segue uma foto retirada do google image (link).

Aos pés da escadaria encontra-se uma fonte em forma de barco, chamada pelos locais de Barccacia. A mesma, segundo a lenda, remonta a chegada de um embarcação no local durante a enchente do Rio Tibre em 1598.
Nossa próxima parada Fontana de Trevi, em Português Fonte dos Trevos. Essa fonte em estilo barroco é a maior da Itália e atrai milhares, ou talvez milhões, de turistas todos os anos. A primeira fonte, chamada Acqua Vergine, foi construída neste local no século XIX aC após os romanos encontrarem uma fonte de água a mais ou menos 22km de Roma, era costume naquela época erguer fontes no local onde os aquedutos distribuíam água para a cidade. Somente em 1762 a atual fonte foi construída após um disputado concurso entre diversos arquitetos famosos.
Diz a lenda que para voltar à Roma é preciso jogar uma moeda na fonte, e de costas. Pesquisando agora descobri que a lenda se estende, o que faz as pessoas jogarem até 3 moedas com o intuído aumentar a sorte. O resultado final, segundo uma reportagem da BBC news, é a arrecadação de mais ou menos 3000 euros por dia. Por dia!! Não da pra acreditar! A parte boa é que este dinheiro durante algum tempo foi repassado para pessoas carentes. Essa reportagem é de 2006, atualmente é proibido jogar moedas na fonte.
O tema central da fonte é o mar, o que justifica a imponente escultura de Netuno na parte central. As esculturas são belíssimas, principalmente os cavalos. Só que o lugar parece um ninho de formigas, sempre atolado de pessoas, e com o mau tempocheio de guarda-chuvas tb. Impossível fazer uma foto bonita!
Nem à noite a galera dá uma trégua.
Federico Fellini usou a fonte como cenário para o filme La Dolce Vita, abaixo está o trecho da cena marcante com Marcello Mastroianni e Anita Ekberg.

A poucas quadras dali encontramos um restaurante chamado Piccolo Buco. Encontramos o mesmo durante a nossa pesquisa para a ceia de Natal. Os comentários em sites e blogs eram ótimos, então resolvemos conferir. E ficamos BEM satisfeitos, e o Luiz ficou encantado! Tanto que voltamos para almoçar nele no último dia da viagem. As pizzas e as mas massas estavão ótimas e o preço foi bem acessível. A bruscheta de azeitonas tb estava uma delícia, assim como o queijo derretido!

E para encerrar tiramisu de sobremesa. Claro que para dividir, pois é impossível ter espaço sobrando para mais alguma coisa depois dos pratos e das entradas.
Não posso deixar de comentar que o restaurante é bem típico, uma mega gritaria, o garçom gritava os pedidos para o cozinheiro. A esposa do dono fala braba aos gritos com o mesmo cozinheiro. Uma mesa com quatro senhoras do nosso lado era enlouquecedoramente barulhenta, pois todas falavam ao mesmo tempo, histórias diferentes. Uma loucura! Bem divertido! Bem italiano, e muito diferente de Trento.

Bom... preciso voltar ao trabalho. O dia não rendeu nada hoje.