quarta-feira, 4 de maio de 2011

Roma - Parte 3

A Basílica de São Pedro é a MAIOR e mais bela igreja católica do mundo podendo abrigar cerca de 60 mil fiéis! Tanto o interior, como o exterior da basílica são extremamente adornados por obras de arte feitas por artistas famosos como Michelangelo e Bernini. A basílica começou a ser construída em 1506 e foi concluída somente em 1626.
Realmente muito trabalho precisou ser feito para erguer todo o complexo, pois a riqueza de detalhes é impressionante. O que lá pode ser visto pelos detalhes do teto do hall de entrada! Lindíssimo!
O interior é uma loucura! Primeiro porque o pé direito é muito, mas muito alto, e depois porque é inteiramente decorado, desde o roda-pé até o teto. E tudo é feito de mármore de diferentes cores, onde muitas partes são inteiras. Eu nunca tinha visto peças de mármore tão grandes e inteiriças, e ainda por cima, dessas peças de mármore saem esculturas belíssimas.
Eu adoro os tetos! Uma pena que as minhas fotos não estão com a qualidade que eu gostaria e nem com os melhor ângulos, mas o lugar estava cheio, é gigante e tudo era muito bonito. Então, não tínhamos muito tempo de ficar olhando todos os detalhes e ainda fotografando tudo. Não tenho mais tanta paciência :)
O altar central é LINDO!! Todo esculpido em madeira, são detalhes que não acabam mais.
Até o piso do lugar é todo ornamentado!
E por fim Pieta di Michelangelo, a original encontra-se dentro da básica, porém atrás de um vidro protetor que não estava nada limpo :S Essa foto tirei da wikipedia.
Quem tiver mais interesse sobre a basílica deve visitar este site, onde é possível fazer um tour virtual. Vale muito a pena pois a qualidade das imagens é ótima, e dá uma perfeita ideia do que é esta obra de arte e engenharia.
Por fim, fiquei enlouquecida com a basílica, admiro-a pelos motivos mencionados neste post, respeito os católicos, mas não acho que este seja o lugar ideal para estar perto de Deus. A ostentação de riqueza é vista em cada centímetro quadrado do lugar, e fora isso, no seu interior temos a sensação de sermos ínfimos. Muito contrário de tudo que eu acredito e procuro fazer para ficar perto de Deus, ou seja lá o nome da força espiritual na qual eu acredito. Com certeza a igreja não precisa de todo esta riqueza para acalentar e manter os seus fieis.
Bom, era isso! Valeu a visita! E ainda ficou faltando a visita da cúpula e da Capela Sistina que estava fechada durante o Natal. Mais motivos para voltar à Roma!
Não deixem de visitar o site!!
Ciao Ciao

6 comentários:

La Nostra Italia disse...

Concordo com voce. A ostentaçao e a pompa da Basilica de Sao Pedro nao condizem com os ensinamentos e a vida de Jesus Cristo.
Também nunca consegui tirar uma foto boa da Pietà. Ou tem o reflexo da luz ou sao turistas enlouquecidos que so faltam pisar na gente para chegar perto da estatua.
Obrigada pela dica do site! Andei revisitando a Basilica de Sao Pedro para ver melhor os detalhes.
Beijos

Patricia disse...

Legal, o site é realmente muito bom!!!
Que bom que tu gostastes!

ciao ciao

Brenda Tavares disse...

Concordo com vcs meninas sobre a sotentaçao e contradiçao do que se prega sobre a vida de Cristo e sobre o que podemos ver no Vaticano.

Também nao consegui visitar a Cupula. Pretendo fazer isso agora que vem Mainha.

Gente quando vi a Pieta na minha frente quase enlouqueci. Nao conseguia crer que aquilo que tanto estudei estava diante dos meus olhos :O

Roma tem sempre varios motivos para nos fazer voltar.

Beijos!!

Patricia disse...

Mainha vai amar, e também quase morrer subindo escadas, meus amigos contaram que são infinitos degraus! :)

ciao ciao

rejane disse...

tenta reservar uma tarde inteira só para ver a Sistina, ficar com torcicolo olhando pra cima e vendo cada detalhe ;).... bjus

Patricia disse...

Bem que eu queria! Mas falta tempo, quero terminar logo o meu doutorado!

beijos, saudades