terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Canyon Rio Sass - Val di Non

Bora colocar em dia os posts das viagens do ano passado. No início de outubro fomos com o Welcome Office visitar o Canyon Rio Sass no Valle di Non. Levamos mais ou menos uma hora para chegar até lá de bus. Na chegada, para matar um pouco o frio começamos com um bom chocolate quente e depois nos vestimos a caracter para percorrer o canyon: capa de chuva e capacete.
A cidade que abriga o canyon é bem pequena mas toda organizada, como todas as cidades do norte da Itália.
Para explorar o turismo na região e compartilhar a beleza natural com todos, a província do Valle di Non construído uma longa passarela ao longo canyon localizado no interior da cidade. Dessa maneira é possível visita-lo de maneira segura e sem tomar um banho.
A passarela possui 145m de desnível composto por 348 degraus percorridos em média durante 30 minutos. Em alguns pontos o Rio possui até 30m de profundidade.
Durante o trajeto o rio faz um barulhão e o lugar é bem frio e úmido. Alguns pontos eram muitos estreitos e tivemos que passar um de cada vez!
Quando a abertura da fissura ficava maior as pareciam estar cobertas por um tapete verde.
O final do trajeto era quase o cenário do Avatar, mas pelas fotos não é possível ter a mesma impressão.
Concluído o passeio retornamos pela mesma passarela e nos dirigimos ao Lago Smeraldo sobre o qual falarei no próximo post :)
A presto!

sábado, 22 de janeiro de 2011

de volta à Trento... com lua cheia

Pessoal estou de volta, depois de quase um mês de merecidas férias, as quais eu estava definitivamente precisando, retornei à Trento. 2o1o não foi nada fácil, mas 2011 começou muito bem e se continuar assim tenho certeza que vai ser ótimo. Foi muito bom rever amigos e a família, ficar perto de pessoas especiais e que eu estimo demais. Tudo passou tão rápido, mas foi muito intenso. Amo todos vocês!!!! Além disso, foi muito bom fugir do frio e curtir o sol e o mar do Cassino.
Então, como aqui não tem sol e mar o jeito é aproveitar as montanhas e a neve. Para quebrar a monotonia e esquecer a solidão resolvi acompanhar minha coinquilina até o monte Bondoni ontem à noite. Confesso que repensei muitas vezes antes de sair de casa, pois o frio estava demais, mas no fim criei coragem e me enchi de roupas: 4 blusas + jaqueta com forro de soft anti-vento, meia calça de nylon + meia calça de lã + calça de esquiar, faixa para as orelhas + touca + o capuz da jaqueta. Me achei bem preparada e parti!
Por aqui é comum realizar ciaspolata noturna em noites de lua cheia. Lembro que na campanha o campo ficava iluminado e era possível caminhar com uma boa visibilidade. Agora aprendi que na montanha, cheia de neve, a visibilidade é ainda maior. Caminhamos por um rota erma e sem nenhuma iluminação artificial, somente com o luar e mesmo assim podíamos ver quase tudo. Muito massa!!! Tirando o frio, é claro, -10C. Com o vento a sensação era bem menor, de repente -16C ou -20C. Acho que escolhemos o dia mais ventoso para fazer a caminhada, muito vento mesmo, muito frio. Durante o retorno fiquei somente com os olhos de fora e sentia meu nariz doer. Fiquei pouco tempo com o rosto descoberto e depois não conseguia sentir as bochechas, o mesmo aconteceu com as mãos tentei configurar a máquina para fazer uma foto decente e perdi a sensibilidade dos dedos. Um frio absurdo!!!! Mas se não tivesse o vento seria quase "quente", o ar é seco e caminhando rápido o corpo aquece e a roupa não deixa o calor se dissipar, então fica realmente quente!
Aqui estão uma das poucas fotos que eu consegui fazer, o resto do tempo fiquei com as mãos e o rosto coberto. Mesmo assim hoje acordei com o rosto marcado, parecia uma alergia, mas descobri que é efeito do frio intenso e do vento forte.
Para dar uma uma idéia melhor da visibilidade resolvi adicionar umas fotos que achei no google image. Olhem como é claro!
A presto! Prometo escrever mais seguido, estou cheia de viagens que merecem postagens.
Ciao ciao