sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sass Pordoi - Parte 2

Depois de um almoço delicioso, do qual eu esqueci de tirar uma foto, rumamos para uma pequena cidade com o objetivo de visitar um museu. Confesso que não estava com a mínima vontade de visitar um pequeno museu, que não parecia ter nada de atraente. Eu estava mais inclinada a procurar um bar e ficar no sol tomando café.
Só que o lugar era tão pequeno que não achamos nenhum bar aberto no sábado à tarde. Ainda bem! Porque o pequeno foi surpreendente! Em resumo, o lugar mostra a cultura do povo da região ao longo dos anos. Começando pelos homens das cavernas! hehehe

Achamos um caderno que ensinava a fazer um pó que quando misturado com água virava tinta.
Vimos também vários instrumentos de trabalho, e a parte mais interessante foi assistir os vídeos antigos com atividades cotidianas. Tipo preparar o feno para o inverno, fazer chucrute em um tonel gigantes, plantas e colher batatas, .... e tudo isso com a participação intensa das mulheres, inclusive as noninas!
Depois foi a vez de ver as fantasias de carnaval :)

Ahhh ... fiquei pasma em perceber que algumas coisas são milenares e existem independente da crença ou continente. Achei um breve! Sacuces por aqui! Que nada mais de um saquinho cheio de ervas e benzido para curar algum doença durante e infância. Na hora lembrei dos muitos que usei quando criança com a esperança de ficar curada do bronquite. Meus pais realmente acreditavam que isso funcionou! Eu não compartilho muito essa opinião, mas de qualquer forma não tenho mais bronquite ou asma.
Por fim, ficamos analisando a ciaspola e os esquis usados a muito tempo. É incrível como o princípio básico e a forma continuam a mesma. Hoje o que faz a diferença é a qualidade do material, pois a estrutura parece a mesma.

E assim acabou o nosso domingo, com direito a cochilo dentro do bus no sol.
Ciao ciao, a presto!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sass Pordoi - Parte 1

O calor já está chegou por aqui, mas mesmo assim não posso deixar de postar o excelente passeio que fizemos no final do inverno. Aproveitamos a iniciativa do Welcome Office da faculdade e fomos visitar Sass Pordoi a 2952m de altura. A viagem foi de graça, a universidade cobre os gastos com o transporte e com os guias turísticos.
Antes de atingir o nosso destino passeamos por uma cidade que vive para receber turistas durante as férias de inverno. A cidade é uma graça e o dia de sol estava pra lá de convidativo.

No meio do caminho encontramos uma loja de produtos típicos, deu vontade de comprar tudo!!! Hehehe


Ahhh ... a cidade também é famosa em função das suas esculturas de gelo. Pena que quando chegamos as coitadas já estavam um pouco derretidas e, por isso, sem forma muito definida :S Acho que um dia a escultura foi um urso.


Quando avistei os pontos vermelhos comecei a sentir MEDDOOO, sabia que precisávamos subir com até o nosso destino com a funivia, mas não achava que iria ser um trajeto tão ingrime como este. Ainda bem que eu estava enganada!

Para atingir o nosso destino passamos por lugares lindíssimos. As fotos foram todas feitas no interior do ônibus, mas mesmo assim ficaram lindas.



Finalmente chegamos à Sass Pordoi.

E para a minha alegria e tranquilidade o funicular nem foi tão íngrime, fiquei tranquilíssima! Ehehehe


A vista era FANTÁSTICA!!!!! LINDA!!!! Ficamos babando um tempão enquanto contemplávamos o lugar.

Esse passeio foi maravilhoso, mas ainda não acabou. No próximo post mostro a parte final.

Ciao ciao

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bruxelas - 2

Depois de conhecer o Museo do Átomo resolvi dar uma passada no Mini-mundo. Confesso que esperava mais, até porque a entrada não é muito barata. Por essa razão não esperava ver miniaturas com defeitos na pintura ou com aquário sujos. De qualquer forma a visita foi válida, fiquei conhecendo detalhes de alguns países diferentes e adicionei mais algumas cidades na lista de viagens que quero fazer nos próximos anos.
Londres é uma das top 10!
Ahhh Paris... quero voltar, ficou faltando conhecer o Castelo de Versalhes! Claro que a culinária francesa é sempre um ótimo motivo para me fazer voltar!

Segundo os nossos planos a próxima viagem de ser pela Espanha. Claro que tudo depende do vulcano!

Ahh Berlin também é uma cidade belíssima que merece ser visitada e bem aproveitada!

E por fim um pouco da Itália!! Veneza e Pisa! A viagem para essa última parece encantada, já planejamos duas vezes e sempre acontece algo que nos faz adiar a ida.
Hum... a comida em Bruxelas é tudo de bom!!! Ainda bem que com o stress dos últimos tempos eu acabo fazendo uma dieta forçada! :)
O símbolo da cidade é um menino fazendo pipi! A estátua do menino tem cerca de um 1m e costuma ser decorada ao longo do ano conforme as datas comemorativas. O atual guarda-roupa do menino tem em torno de 400 modelitos. Depois de uma rápida pesquisa no google descobri que a origem de tal monumento não é clara, várias lendas alimentam a criação da estátua. A peça original foi construída em 1619 e a atual não passa de uma réplica em 1817. Uma das lendas afirma que a estátua foi construída em homenagem ao filho de um duque que fez pipi no meio de um campo de batalha. Quando estava na cidade escutei algo relacionado com um menino apagando um incêndio com a urina. Sei lá ... de qualquer forma a estátua é um bastante bizarra!!

E as lojas de souvenier exploram o menino em tudo que vocês podem imaginar: chocolate, mini estátua, abridor de vinhos, chaveiros.....
As vielas do centro da cidade são um charme....

E por fim o prato típico de Bruxelas: mexilhões e batata frita. Uma delícia!
Baci, a presto!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bruxelas - 1

O trabalho anda consumindo todo o tempo que passo no computador, por isso ando sem disposição para postar. Em função de mais uma reunião de projeto tive a oportunidade de conhecer um pouco mais de Bruxelas. A chegada foi meio traumática, depois do tempo de trem, espera no aeroporto, shuttle até o centro da cidade eu só sonhava em chegar no hotel e tomar um mega banho. Tsc tsc tsc.. sonho meu, o site nos deu o site errado, fiquei perdida e levei quase 12 horas para sair de Trento e chegar no hotel. Pesadíssimo!
O jantar de confraternização do projeto foi dos deuses, como sempre! :)
Depois de um dia de muito trabalho, tive uma folga e pude caminhar pela cidade. Comecei pelo centro histórico que ficava a poucas quadras do hotel.
O Grand Place-Grote Market....
A segunda parada foi o Museu do Átomo construído em 1958 para a Feira Mundial em Bruxelas (EXPO58). O prédio tem 102m de altura e é construído por 9 esferas interligadas. A construção representa um átomo aumentado 156 milhões de vezes.

Cada esfera abriga um pequeno de museu, onde são relatados o cotidiano Belga, a história da construção do museu, uma área é dedicada para brinquedos, onde a criançada faz a festa, e na parte mais alta está instalada um bar. O deslocamento entre as esferas é feito por escadas rolantes.
Na realidade o museu é muito mais bonito por fora do que por dentro. Eu esperava encontrar coisas mais interessantes por lá. Talvez se o dia estivesse com o céu azul a vista teria feito o passeio valer mais a pena.

Por hoje é só, espero voltar logo!
Baci