sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sass Pordoi - Parte 2

Depois de um almoço delicioso, do qual eu esqueci de tirar uma foto, rumamos para uma pequena cidade com o objetivo de visitar um museu. Confesso que não estava com a mínima vontade de visitar um pequeno museu, que não parecia ter nada de atraente. Eu estava mais inclinada a procurar um bar e ficar no sol tomando café.
Só que o lugar era tão pequeno que não achamos nenhum bar aberto no sábado à tarde. Ainda bem! Porque o pequeno foi surpreendente! Em resumo, o lugar mostra a cultura do povo da região ao longo dos anos. Começando pelos homens das cavernas! hehehe

Achamos um caderno que ensinava a fazer um pó que quando misturado com água virava tinta.
Vimos também vários instrumentos de trabalho, e a parte mais interessante foi assistir os vídeos antigos com atividades cotidianas. Tipo preparar o feno para o inverno, fazer chucrute em um tonel gigantes, plantas e colher batatas, .... e tudo isso com a participação intensa das mulheres, inclusive as noninas!
Depois foi a vez de ver as fantasias de carnaval :)

Ahhh ... fiquei pasma em perceber que algumas coisas são milenares e existem independente da crença ou continente. Achei um breve! Sacuces por aqui! Que nada mais de um saquinho cheio de ervas e benzido para curar algum doença durante e infância. Na hora lembrei dos muitos que usei quando criança com a esperança de ficar curada do bronquite. Meus pais realmente acreditavam que isso funcionou! Eu não compartilho muito essa opinião, mas de qualquer forma não tenho mais bronquite ou asma.
Por fim, ficamos analisando a ciaspola e os esquis usados a muito tempo. É incrível como o princípio básico e a forma continuam a mesma. Hoje o que faz a diferença é a qualidade do material, pois a estrutura parece a mesma.

E assim acabou o nosso domingo, com direito a cochilo dentro do bus no sol.
Ciao ciao, a presto!

2 comentários:

Anônimo disse...

oie!! eu tinha breve, e meus filhos já tiveram tbém!! era bem bom de usar, ou deixar no travesseiro... saudades tuas, tuas fotos tão mto lindas!! que bom que estás bem e feliz!! bjus, eu falta 5 semanas para voltar p rg!! bjão p ti e luis rejane

Patricia disse...

:)
Obrigada!

beijos, saudades