Diferente do que a maioria pensa, as tulipas são originárias da Turquia. As mesmas começaram a ser produzidas nos países baixos somente em 1560, e hoje constituem a quarta maior fonte de renda da Holanda. A cidade de Lisse é a sua maior produtora.
Para quem não sabe as tulipas saem de bulbos como os abaixo. E a sua produção é altamente automatizada. Após a floração as tulipas são podadas e os seus bulbos são recolhidos da terra. Depois disso passam por um processo de limpeza e triagem, no qual são divididos por tamanho para então serem armazenados em um local seco até o período de plantação. E para todas essas etapas os produtores utilizam um grande acervo de máquinas.
O cultivo das tulipas é super delicado, o solo não pode ser ácido, a terra não pode ser muito úmida, etc, etc... Os bulbos comprados em lojas precisam ser acomodados no freezer por um período de 6 a 8 semanas antes de ser plantados. Nada fácil, hein? Por isso nem me atrevi a comprar uns bulbos pra mim, me contentei com as minhas tulipas de madeira :)
Durante a nossa visita ao jardim entramos no museu da tulipa, ali assistimos um vídeo muito legal que mostra e explica todo o processo de cultivo. Fiquei de boca aberta, não imaginava que a produção era imensa e tão automatizada.
Como imagens valem mais do que palavras aqui estão dois vídeos sobre o jardim. Espero que vocês gostem!!
Vale muito a pena visitar o jardim, só não esqueçam que as tulipas são podadas nas últimas semanas de abertura do mesmo.
ciao ciao
Nenhum comentário:
Postar um comentário