sábado, 3 de setembro de 2011

Passes - Impossível não se apaixonar

Admiro meu namorado por muitas coisas, duas delas são a habilidade e vontade de dirigir. Para ele quanto mais movimentada e cheia de curvas for a estrada melhor, tipo corrida de F1. Bom, foi com clima de chegada de corrida de F1 que chegamos em Zürich depois de umas oito horas de viagem pelos passes que ligam a Itália à Suíça.
Depois do rafting o plano era viajar para terras "zuriquenhas". Os dois sem noção resolveram dar uma rápida passada em Madonna di Campiglio já que estávamos nas proximidades. Por lá algumas fotos e um expresso no balcão. Retornando ao carro nos olhamos e pensamos: Por que não fazemos a viagem pelos passes? Conferimos o GPS e a diferença de horários era bem pouca. Então, bora lá aproveitar a paisagem dos passes. E que paisagem.

Os passes, para que não sabem, são estradas estreitas, de mão simples que cortam os alpes e são fechadas no inverno devido à imensa quantidade de neve que acumula no lugar, fora os problemas de visibilidade, difícil acesso, etc. Porém no verão, são destino constante de grupos de motoqueiros e casais malucos como nós :)

Antes mesmo de chegar nos passes a vista já estava maravilhosa.
O primeiro passe, Tonale, foi bem sem graça. Nada demais só algumas montanhas, com um resto de neve e uma estrada larga.
Depois disso a viagem começou a ficar emocionante, ou melhor pretificante. Estradas muito estreitas, onde só passava um carro, sem guard rail e ladeira acima. Olhando da janela do carro eu só via o desfiladeiro crescendo do meu lado. Resultado, a pessoa aqui fico com as mãos suando, agarrada no banco e morrendo de medo, nem tirou fotos. Quando fazíamos as curvas completamente fechadas não conseguíamos ver se tinha algum carro descendo. Para avisar os outros motoristas o Luiz buzinava.
Nesse meio tempo eu só ficava imaginando que se alguém estivesse descendo não teria o que fazer, um dos carros teria que dar ré naquele estrada estreita pra c#@ˆ%& até achar um ponto onde os dois carros conseguissem passar. Punk! Muito medo! Por sorte não tinha ninguém descendo!
Bom depois desse stress a vista compensou! O lugar abaixo era lindo, tranquilo, uma paz imensa!


Continuando chegamos no Passo Gavia (2652m). Muito massa!!! Sol e neve, com temperatura agradável. Muito legal ver a estrada passado do lado dos morros de neve e de um lago congelado. Fantástico! Estávamos muito alto! Rio Grande fica a apena 1m do mar :)
Aqui está a estrada que eu falei, ela se estende pelo topo da montanha, lindo!!!
Depois de ver tanta neve começamos a descer de novo e passamos por alguns vilarejos até voltarmos a subir de novo. Nossa, curvas que não acabavam mais, eu já estava cansada de tanto fazer curvas. Queria a estrada Rio Grande - Chuí! hehehe
Nesse ponto estamos entrando no Stelvio, o segundo passe mais alto da região dos alpes. A estrada tem ao todo 48 curvas completamente fechadas. Na foto abaixo estão as que nós já tínhamos passado.
E neste daqui as que ainda estavam por vir, as pequenas linhas horizontais mostram o zigue-zague da estrada.
Depois de subir muito foi hora de descer de novo, passamos por mais uns vilarejos lindos. Uma deles se chama Santa Maria.
Quando eu achei que já estávamos pegando linha reta mais uma subida cheia de curvas para o Passe Flüela (2382m). Também lindo! A meta agora e passar a noite em algum desses passes numa noite de lua cheia.
Depois do Flüela ainda passamos por um parque cheio de curvas e depois disso rumamos para Zürich, chegamos lá com o sol se pondo. O mapa do google mostra o nosso trajeto maluco.
Obrigada meu piloto favorito por ter me apresentado esses lugares maravilhosos!
ciao a tutti buona serata!

4 comentários:

O Tabuleiro da Baiana disse...

Bom dia moça!!!

Ai vendo as tuas fotos, e lendo o teu relato me lembrei da viagem que fiz de carro de Roma até a Normandia, cortei a Italia, Suiça e cheguei la ao extremo da França. Era inverno, peguei chuva, neblina, congestionamentos, mas foi uma das melhores viagens da minha vida. Adoro dirigir, e viajar por terra, acho que assim temos muito mais possibilidades. Cansamos mais, claro, porém... Lindas as fotos, os lugares, da aquela vontade de estar abraçadinho com o amor so admirando.
Beijo!!!

Patricia disse...

Que bom que gostastes!
Nós também gostamos de viajar de carro, mas eu não sou tão resistente e experiente assim para dirigir tanto tempo e por estradas muito estreitas.

ciao ciao

Ketner disse...

sem comentários... cada post novo é melhor que o anterior!! :) lindas as fotos (como sempre!!)... disso dá mta mta mta saudade!! :) bjos amiga

Patricia disse...

Sabes que és bem-vinda! :)
Beijos, saudades!