quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rafting em Croviana

Para tudo nesta vida existe uma primeira vez. Basta só ter um pouco de coragem, respirar fundo e seguir adiante. Tudo começou quando escutei o pessoal falando em rafting, na hora já fiquei toda empolgada. Depois de pensar melhor e falar com o Luiz, comecei a avaliar os riscos, nessa hora pesou o fato de não saber nadar e do medo d'água. Perguntei 500 vezes para os paraguaios se nadar era pré-requisito, e a resposta era sempre um enfático não. Então, não pensei muito, garanti os nossos lugares no Chili Rafting.
Não posso deixar de comentar que mesmo com toda a nossa vontade quase perdemos o evento. O limpador de para-brisa do Luiz estragou no meio do caminho, durante uma mega chuva. Mega função, mas no final deu tudo certo e passamos o final de semana sem o para-brisa, apenas confiando na previsão de tempo, que não nos deixou na mão.
O Chili Rafting fica em Croviana, próximo a Trento, num vale lindo. Eles organizam raftings e outros esportes para grupos. A estrutura conta com uma casa onde a galera pode passar à noite, restaurante, banheiros, e uma área verde com campos de futebol e vôlei.
Antes de encarar o rio nos vestimos adequadamente, e nos preparamos para receber as instruções e fazer alguns treinamentos em terra firme. Isso podia ser feito em três idiomas: Inglês, Italiano e Espanhol. Os instrutores eram bem simpáticos e tinham uma mega paciência com a galera. Então bora lá, todo mundo de long, capacetes e coletes salva-vidas.
Nessa hora começou a bater o medo. Ainda mais quando chegamos perto do rio. Nessa hora a parte de eu não saber nadar estava ficou pesada!
Como "não podemos nos entrega pros homi de jeito nenhum" respirei fundo e encarei. Bah e foi MUITO BOM!! A sensação é bem legal e aproveitei bastante! As fotos abaixo não são minhas, foram feitas pelo pessoal do rafting, aproveitem, pois elas ficaram show!
Detalhe não pude ir sentada na frente porque a minha reação para o comando direita e esquerda é um tanto quanto lenta! heheheh
Opa quase perdemos o nosso guia!
No final a galera reunida e tremendo de frio. Caraca, a água é congelante, muito, mas muito fria! No meio do trajeto estacionamos os botes e entramos na água para fazer um exercício, que na realidade não ajuda em nada. Acho que os caras só querem nos ver arrepiando para entrar na água congelante do rio.
A experiência foi ótima. O tempo colaborou, a nossa companhia era excelente e o lugar é show. Aproveitamos para descansar, fazer roda de violão, pegar sol, jogar bola, aprender malabaris, e comer churrasco.
Para encerrar mais umas fotos das redondezas.



E da galera reunida!
Ciao ciao

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jardim de Tulipas, Keukenhof - Holanda - Parte 3

Bom... para encerrar os posts sobre o jardim vou mostrar as poucas tulipas que vi por lá e contar um pouco sobre o modo com que as mesmas são cultivadas.
Diferente do que a maioria pensa, as tulipas são originárias da Turquia. As mesmas começaram a ser produzidas nos países baixos somente em 1560, e hoje constituem a quarta maior fonte de renda da Holanda. A cidade de Lisse é a sua maior produtora.
Para quem não sabe as tulipas saem de bulbos como os abaixo. E a sua produção é altamente automatizada. Após a floração as tulipas são podadas e os seus bulbos são recolhidos da terra. Depois disso passam por um processo de limpeza e triagem, no qual são divididos por tamanho para então serem armazenados em um local seco até o período de plantação. E para todas essas etapas os produtores utilizam um grande acervo de máquinas.
O cultivo das tulipas é super delicado, o solo não pode ser ácido, a terra não pode ser muito úmida, etc, etc... Os bulbos comprados em lojas precisam ser acomodados no freezer por um período de 6 a 8 semanas antes de ser plantados. Nada fácil, hein? Por isso nem me atrevi a comprar uns bulbos pra mim, me contentei com as minhas tulipas de madeira :)
Durante a nossa visita ao jardim entramos no museu da tulipa, ali assistimos um vídeo muito legal que mostra e explica todo o processo de cultivo. Fiquei de boca aberta, não imaginava que a produção era imensa e tão automatizada.
Como imagens valem mais do que palavras aqui estão dois vídeos sobre o jardim. Espero que vocês gostem!!
Vale muito a pena visitar o jardim, só não esqueçam que as tulipas são podadas nas últimas semanas de abertura do mesmo.
ciao ciao

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jardim de Tulipas, Keukenhof - Holanda - Parte 2

No meio do jardim estava rolando uma apresentação de um grupo de senhores cantando músicas típicas, e algumas clássicas em inglês. O grupo era muito simpático e divertido. A turistada se esbaldou, tirou fotos, cantou junto e dançou.
Aqui um pouco do som dos marinheiros.
Durante a visita ao jardim aprendemos um pouco sobre a construção dos moinhos. Nossa, tudo muito engenhoso e feito inteiramente de madeira. Fiquei impressionada. O moinho aí de baixo estava funcionando.
Algumas flores estavam expostas de maneira inusitada, como por exemplo dentro deste carro.
Além de flores, muito, mas muito verde.
ciao ciao

Jardim de Tulipas, Keukenhof - Holanda - Parte 1

Nossa vinda até a Holanda foi motivada pelas tulipas. Queríamos muito ver os campos coloridos cobertos por tulipas. Quando estávamos planejando a viagem pesquisamos o intervalo de datas no qual seria possível ver essa maravilha, quando o famoso jardim estaria aberto, e então decidimos passar na Holanda somente para isso. No destino foi o Jardim de Tulipas em Lisse, chamado Keukenhof.
O passeio foi lindo, mas não posso deixar de esternar a minha indignação! Em nenhum momento o site deixa claro que nas últimas semanas de abertura do jardim as tulipas são podadas, isso mesmo, completamente cortadas, só o caule. Estão chocados?? Pois é, eu também fiquei, e ainda por cima fiquei revoltada, uma MEGA SACANAGEM, pois o preço, nada barato do ingresso, é o mesmo, e em nenhum momento isso foi informado aos visitantes :S
Mas como eu disse o passeio mesmo assim foi lindo. O Keukenhof é o maior jardim do mundo, com 32 hectares e em torno de 7 milhões de bulbos de tulipas plantados todos os anos, uma loucura! O jardim foi inaugurado em 1949 e desde lá atrai um número impressionante de turistas todos os anos. Mesmo no período da poda, o lugar estava cheio, muitos desavisados como nós estavam por lá.
Tudo é muito organizado e limpo, na entrada compramos um guia com o mapa do lugar e o nome das espécies. Caraca, muitas flores, tudo muito verde. Lindo!
Dentro do jardim existem vários mercados e exposições de plantas, muitas caríssimas e raras. Um deles era somente de orquídeas, uma loucura. Uma mais linda do que a outra. Quero uma!!!
Igualmente belo foi visitar o mercado/exposição de lirios, maravilhoso! Diversas espécies, cores, tamanhos, cheiros, fantástico! A natureza é sábia e perfeita.
Neste espaço estavam expostas outras espécies também. Deu uma vontade louca de ter um jardim. Fora isso gostaria muito de trazer a minha Dinda aqui, ela iria amar!




Bom ... ainda tenho muitas fotos do jardim para postar, e detalhes sobre as tulipas para escrever, logo estarei de volta :)
Ciao ciao, a presto!