domingo, 8 de agosto de 2010

Toscana - Firenze - Parte 4

A Piazza della Signoria e repleta de estátuas de mármore carrara concentradas na Loggia della Signoria. A mesma foi construída para abrir a multidão durante discursos políticos ou cerimonias. Com o tempo o lugar acaba perdendo o objetivo de sua concepção e passa a ser usado como museu ao aberto para abrigar obras famosas feitas pelos habitantes de Firenze. Entre elas destaca-se Perseo com la testa di Medusa (1545-1554), feita em totalmente em bronze para reafirmar o corte feito por Duca ao movimento republicano. Adorei o efeito da sombra na foto! :)
Neste mesmo local está exposta o Ratto delle Sabine, feito por Giambologna, que mostra uma mulher jovem sendo erguida por um homem igualmente jovem perante o olhar desesperado de um homem mais velho. Essa cena foi representada por diversos artistas ao longo da história com o objetivo de retratar o rapto das mulheres sabinas. Segundo a história, esse povo não permitia o casamento entre os Romanos e as suas jovens. Para realizar o feito Romulo promove um festival convidando os povos vizinhos e no meio do espetáculo dá a ordem para que o rapto comece. A obra também é interpretada como as três idades do homem.
Já o Patroclo e Menelao não foi feita em Firenze, a obra foi encontrada no antigo Forum de Tróia em Roma e transporta para a Piazza em 1579. A estátua mostra um guerreiro com um morto em seus braços.
As estátuas são perfeitas, ficamos por ali sentados apreciando as obras e o ambiente, uma delícia, música ao vivo, pessoas fotografando, tomando cafés, ou seja, apreciando o alto astral da cidade. Daqui partimos por ruelas até a Ponte Vecchio. O caminho foi como delicioso, tanto no sentido gastronômico, quanto visual. É la dolce vita!!!
Terminamos um dia com um pôr-do-sol maravilhoso com som de música de rua, e pizza italiana de janta. Uma delícia de lugar! Esta foto vai virar um quadro quando eu tiver uma casa de verdade!
Não achei Firenze uma cidade bonita e atraente como a maioria das pessoas a descreve, o que me encantou na cidade foi o alto astral em ritmo della dolce vita!
A presto!

2 comentários:

Lidi Collischonn disse...

Fotos lindíssimas! Um dia vou fotografar como a Tita... a máquina igual já providenciei,hehehhe.

Patricia disse...

heheheh o lugar ajuda!! :)
Bah a nova versão da nossa máquina é fantástica, tem 26x de zoom e mais recursos para vídeo :)

Bjos, te cuida