sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Toscana - Siena - Parte 1

Siena é internacionalmente conhecida pelo seu patrimônio histórico, sendo o mesmo protegido pela UNESCO. A cidade foi inicialmente fundada como colônia romana, porém anteriormente foi habitada pelos etruscos.
Siena é particular pela arquitetura, toda construída com o mesmo tom e com prédios de vários andares, bem diferente do que conheci até agora da Itália.
Muito bonito para visitar, mas acho que morar por aqui seria meio triste. O interior da cidade não tem nada verde, é completamente desprovida de árvores ou gramado. O único verde que encontramos fica em torno do muro que circunda a cidade.
O colorido do interior da cidade é feito pelos mercados, flores nas janelas e bandeiras.



Durante a nossa visita estava rolando a festa da Dona Girafa! hehehe Brincadeira, o que vimos foi uma manisfestação da Imperiale Contrada della Giraffa, uma das equipes que participa do famoso Palio de Siena. Não se sabe ao certo porque o animal escolhido foi uma girafa, no site oficial da equipe encontrei vários hipóteses, mas nenhuma confirmada. O senso comum é que a girafa representa elegância. Acho que para os moradores da região participar desse tipo de equipe é uma honra e uma tradição. Pelo site percebi que durante o ano ocorrem vários eventos, o que nós vimos consistia em visitar todas as entidades religiosas de Siena tocando algum tipo de música, ou hino, não sei ao certo. O desfile envolvia jovens de todas as idades, todos do sexo masculino. As mulheres acompanhavam o desfile mas envoltas em bandeiras ou vestindo bonés com a estampa da girafa. Os adolescentes e mais idosos pareciam felizes em participar do evento, já as crianças pareciam ter sido obrigadas a participar! hhehe

Os tambores faziam um mega barulho que ecoava entre as ruas estreitas e de prédios altos.
O povo de Siena é super acolhedor e simpático, depois de uma vista geral da cidade compramos ingressos para visitar os principais museus e igrejas do local. A atendente resolveu considerar o Luiz estudante, pois disse que ele era ainda muito jovem.
Depois volto mostrando o que vimos, vou voltar para a labuta!
ciao ciao

6 comentários:

Unknown disse...

Mi piace la nuova veste grafica!

Patricia disse...

Anche a me, e più allegra :)

VagaMundos disse...

Isso é que foi passear pela Toscana :)
Bjs

Patricia disse...

vocês não viram tudo, ainda tem mais!
O lugar e maravilhoso!!!

La Nostra Italia disse...

Oi, Tita!

Que lindas suas fotos de Siena e da Toscana! Conta um pouco para a gente sobre o Palio di Siena.

Beijos

Patricia disse...

Mas é claro!!! O Palio é o ponto alto da cidade também, vou falar nele quando chegar na parte da praça central :)

A Toscana é espetacular!