quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Toscana - Siena - Parte 2

O Duomo di Siena é belíssimo, construído em meados de 1200 toda em mármore branco e preto. A faixada frontal possui profetas, apóstolos e filósofos, bem como um grande vitral redondo.
O interior estava um furdunço, lotado de turista barulhentos e de guardas mais barulhentos ainda pedindo aos berros que os turistas não fizerem barulho e não usassem flash nas fotos. Fora isso, não pude entrar de saia, tive que vestir um pedaço de feltro dado por eles.
A igreja é circundada por bustos de 172 papas e 36 imperados. Parecia que todos eles nós olhando ao mesmo tempo! :)
O altar é diferente do que estou acostumada no Brasil, quem lê acha que eu frequento bastante a igreja :)
Porém o mais impressionante do lugar é o piso feito em opus sectile por mais de 40 artistas diferentes durante MUITO anos. Essa técnica consiste em montar obras de arte com peças de pedras recortadas. Este piso é o mais decorado e famoso da Itália, porém só pode ser completamente visto em alguns poucos meses do ano, na maior parte do tempo fica o mesmo é mantido coberto.
Quando estivemos lá o piso estava no mês de cobertura, então deixamos de ver as obras mais bonitas, como por exemplo as listadas abaixo. As mesmas foram tiradas da wikipedia.
Na parte posterior da catedral fica o Bastistero di San Giovanni. Na Itália é comum encontrar batistérios, na maioria em forma ovalada, nas proximidades das grandes igrejas.
O teto do batistério era tão decorado que achamos espelhos usamos para contemplar as obras de arte do teto.
Ainda é possível visitar o subsolo da igreja, uma espécie de cripta, onde estão expostas as colunas originais da igreja, tesouros, relicários e alguns afrescos. Porém, nesse local não era permito usar a máquina fotográfica.
A presto!
ciao ciao

2 comentários:

ketner disse...

Eu acho que deverias frequentar mais a igreja para tentar tua salvação... hahahaha :)
Beijocas! Lindas fotos!!!
Ciao ciao

Patricia disse...

Será que ainda dá tempo?? Pensei que convivendo com o Luiz e com as tuas preces já seria o suficiente! :)

ciao ciao