domingo, 28 de março de 2010

Genebra

Aproveitamos o sábado que antecedeu o último dia do Salão do Automóvel para passear e conhecer um pouco da segunda cidade mais populosa da Suíça: Genebra.
Para começar bem a manhã rolou um açaí na tigela. Uma delícia! O Luiz conseguiu comprar algumas polpas por aqui. Fantástico!
A paisagem do oeste suíço é bem diferente do leste, vimos muitos campos e casas rurais. Como eu estava meio sonolenta e louca para descer do carro acabei não tirando muitas fotos.
A chegada em Genebra foi caótica, mais de uma hora de congestionamento! Um inferno! E para piorar isso não aconteceu somente na chegada, o trânsito no sábado em geral estava terrível. Tudo parado! Um stress.
Nosso primeira parada foi na frente do Prédio das Nações Unidas (ONU). A praça em frente ao prédio possui uma imensa cadeira maneta para simbolizar a perda de membros durante bombardeiros. Bem triste :-( É possível visitar as instalações da ONU, mas não sei por qual motivo o local estava fechado nos dias que estivemos em Genebra.
A cidade histórica se concentra no na extremidade inferior do Lago de Genebra, onde estão localizadas lojas, residências, restaurantes, parques e prédios comerciais.
O centro histórico tem as cores semelhantes as de Berna, o que faz o lugar ficar um pouco melancólico. Não gostei muito do lugar não.
O dia estava frio, mas a tarde de sol fez com que as ruas e as mesas dos cafés ficassem lotadas. Olhem o tamanho da bicicleta do tiozinho da foto!
O centro histórico é todo imponente, com prédios gigantes e portas imensas.




O Parque Inglês é bem charmoso, sendo famoso por sua forma irregular.
No interior estão situadas algumas obras de arte e o famoso relógio de flores. As flores que formam o relógio não foram aleatoriamente escolhidas. De acordo com a biologia as flores possuem um relógio biológico que controla que controla o horário em que as suas flores e folhas se abrem ou se fecham. Assim, baseado nesse comportamento as flores são harmoniosamente posicionadas nos 360 graus do relógio.

"How well the skilful gardener drew
Of flow'rs and herbs this dial new;
Where from above the milder sun
Does through a fragrant zodiac run;
And, as it works, th' industrious bee
Computes its time as well as we.
How could such sweet and wholesome hours
Be reckoned but with herbs and flowers!"


Fizemos um passeio de mini-trem! Movido a energia solar e munido de buzina :-)

Ficou faltando ver a famosa Fonte e o Museu da Cruz Vermelha, mas oportunidades não faltarão. O dia ainda estava frio nessa época, o que não ajuda muito quem quer fazer turismo.
Genebra é uma cidade bem normalzinha, não achei nada demais. Ahhh já ia esquecendo, encontramos muito brasileiros.
Bacione

Polônia novamente

No mês de março estive por alguns dias na Polônia, mais especificamente em Poznan. Mesma cidade que visitei no ano passado.
Dessa vez conheci um restaurante bem típico! Muito massa, parecia que estávamos jantando em um galpão!
Era tanta comida, mas tanta comida! Como entrada rolou pão, lardo, e mais um creme do filadelphia. Depois, um peixe cru marinado fantástico. E olha que eu não gosto disso, mas achei muito bom. O prato principal era uma imensa gamela de madeira cheia de carnes: peixe, galinha, porco, boi.... e batatas. E para acompanha uma espécia de raviole de batata recheado com bacon.
O lugar foi show de bola, mas a comida não faz a minha cabeça. Ainda prefiro a culinária Brasileira ou Italiana!
Todo os quilos que perdi com o stress dos deadlines voltaram com todas essas jantas de trabalho! Às vezes a nossa vida é dura por aqui!! :)
Bacio

ciaspo...mangia (3)

E o caminho ficava cada vez mais longo......
Depois de mais um tanto de caminhada chegamos em mais uma parada obrigatória. Como cardápio rolou pão com salame e mais vin-brulé servido por autênticos Alpini!
No meio do caminho encontramos dois anjos malucos! Ambos distribuíam plumas doArcangelo Reale. Ambos ficaram impressionados com o fato de sermos Brasilieiros. Ficaram conversando e fazendo muitas perguntas. Resultado: voltei para casa com os bolsos cheio de plumas! heheheh
Os 11km distância não assustavam em nada os pais. Muitos carregaram seus pequeno durante todo o percurso, usando em alguns momentos um slitino.
Ao fundo uma cadeia de montanhas. Eu acho que chama-se Brenta, mas não tenho certeza.
O lugar era fantástico!
Aproveitamos a descida para estrear o meu presente de Natal! A Roberta de meu um slitino (esqui-bunda)!!! Somos os dois pontos coloridos no canto direito da foto!
Todo mundo gostou da idéia. Quando encontramos o próximo trecho íngreme rolou fila para compartilhar o brinquedo novo! Muito divertido!!! Todo mundo voltou a ter 5 anos de idade!!!
Depois de muito sobe e desce com o brinquedo novo mais uma parada para alimentar os bebes gigantes!!!! heheheh O prato era pra ser gulash e rstel, mas passou loooonnnge disso!
Neste ponto eu pensei que o passeio estava no fim, e fiquei feliz por isso, pois não aguentava mais de dor nas pernas. Só que não era nada disso, ainda caminhamos mais alguns quilômetros até a última malga. No último posto comemos Kraut, salsicha, polenta e queijo. Para sobremesa alguma coisa frita com açúcar e canela, uma delícia! Pela cara perceve-se estávamos felizes mas destruídos da caminhada. Sem falar que ainda faltou o trecho até o estacionamento.
De qualquer maneiro o passeio foi lindo! Voltamos para casa exaustos, mas felizes!!
Obrigada Roberta, meu anjo italiano, pelo o passeio maravilhoso!
Ahhhh e viva o voltaren!!!! Tinha tanta dor que não conseguia erguer as pernas para entrar no box do banheiro. Situação crítica!!! Continuarei participando de ciaspolata, mas com menos de 11km!!!!
Bacione!