segunda-feira, 28 de junho de 2010

Praga - Parte 4

Nossa último dia em Praga foi dedicado ao Castelo de Praga (Pražský hrad), mas primeiramente exploramos os arredores da Ponte Charles e parte oeste da cidade velha. Passamos em frente a opera de Praga, depois escutamos a som familiar do berimbau em plana ponte.
O almoço foi tudo de bom! Um gulash típico da região e de sobremesa uma torta de chocolate para dividirmos! Afinal temos que manter a silhueta! heheheh
Depois foi hora de rumar para o castelo. O céu estava meio cinzento e com cara de chuva. O que não ajuda nada na hora de fazer as fotos.
Entrando no castelo, depois de um pouco de indecisão, pegamos o mapa e os audio guides e começamos a nossa visita.
Nossa primeiro alvo foi a Catedral de San Vitus considerada a maior e mais importante do país. No interior da catedral estão enterrados diversos reis da bohemia. A parte externa da catedral é toda em estilo gótico mostrando em formas escuras e negativas, cheia de monstros espalhados pelas torres pontudas.
O interior da igreja é suntuoso, com um teto muito alto e belos vitrais

O interior é cheio de monumentos homenageando reis e nobres. Um deles é todo feito em prata e pedras preciosas.
Adesso torno a tifare Brasile, anche si questo non è stato una cosa facile!
A presto!
ciao ciao

domingo, 20 de junho de 2010

Praga - Parte 3

As ruas do centro histórico de Praga encantam, tudo muito bem cuidado e limpo. Muito diferente do subúrbio. Nosso hotel ficava afastado do centro, tínhamos que pegar um bus e depois o metro para chegar no centro. Por lá nada é bonito como as fotos abaixo, tudo muito sujo e atirados. Parece uma outra cidade.
Mais uma sinagoga e depois uma igreja, a Tyn Church.
Uma passada rápida, sem subidas, pela Powder Tower (Torre de Pólvora).
Depois mais uma igreja e alguns prédios típicos.
Os trams de Praga são bem típicos, eles me fazem lembrar dos antigos bondes, infelizmente nunca andei em nenhum.
No final do dia paramos em frente a estátua de Saint Venceslas para tomar um chá/café e descansar. Depois disso fomos até o Museu Nacional Narodní.
Para a nossa surpresa o museu estava quase fechando, mas durante aquele final de semana eles estavam abrindo depois do horário para realizar pequenos concertos na escadaria do museu. Adoramos a idéia e resolvemos assistir o mini concerto. Uma senhora muito simpática vendia os ingressos no hall de entrada e explicava o funcionamento do concerto. Para assistir os atos as pessoas ficavam sentados em almofadas na escadaria principal do museu.

Fiquei emocionado com alguns trechos, por exemplo, o do vídeo abaixo é lindo :)
O regista era uma simpatia só, parecia ser muito querido! Bah ... muito bom ver pessoas de todas as idades no mesmo ambiente apreciando arte e gozando a vida. Fantástico!
Bom, por hoje é só! Voltamos para o hotel felizes da vida e bem cansados :)
Ciao ciao

sábado, 19 de junho de 2010

Praga - Parte 2

A praça central de Praga, Staromestke Namesti, estava movimentadíssima em função da feira de Páscoa. Assim como a cidade inteira. Estava difícil caminhar.
Mesmo assim, como não poderia deixar de ser, visitamos os principais pontos dos arredores da praça, apreciamos os trabalhos manuais expostos na feira, e escutamos as badaladas do relógio astronônomico.
Como vocês podem ver o relógio já estava marcando a hora do almoço. Depois de muita indecisão, tradução de menus, avaliação da disposição das mesas, encontramos um com um cardápio MARAVILHOSO!!!! Foi o cardápio que nos ver decidir imediatamente. Amor a primeira vista! Também não era para menos, olhem as fotos! Ficamos com vontade de experimentar várias coisas, um dos meus sonhos e cozinhar assim um dia!
E a melhor parte da história é que a comida veio igual, exatamente igual e DELICIOSA! Muito bom!!! Fiquei com água na boca de novo só de olhar as fotos! O meu camarão tinha um molho de limão e era acompanhado com um puré de espinafre. O do Luiz eu já não lembro mais, mas como sempre era composto basicamente de carne.
Claro que não dispensamos as sobremesas! Uma era um duo de musse de chocolate com um bolinho de nozes e banana caramelada, e a outra crepês com sorvete.


Todo restaurante deveria ter um cardárpio ilustrado como esse. Além de ser ilustrado, o cardápio tinha a descrição de cada prato em várias línguas.
Depois de felizes e devidamente saciados caminhamos pelas ruas do bairro judeu ali por perto. Infelizmente não conseguimos visitar nenhuma sinagoga ou mesmo o antigo cemitério. Estava tudo fechado no período da Páscoa.
Aqui algumas fotos da faixada da Sinagoga e do antigo cemitério, onde as lápides são completamente sobrepostas.
Pensei que terminaria de postar Praga hoje, mas ainda tenho várias fotos e lugares legais pra mostrar. Então amanhã tem mais, por hoje o cansaço tomou conta!
Ciao ciao

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Praga - Parte 1

É sempre bom voltar à Praga. Não fiquei nem um pouco arrependida em retornar a essa cidade encantadora para passar o feriado da Páscoa. Sempre tem algo novo a ser descoberto! Mas descobri que a Páscoa não é a melhor temporada para visitar Praga, pois fica tudo lotado, muitos turistas, filas para conhecer os lugares, pontes lotadas... etc. Fora isso, o céu não estava azul e no final do dia ficava meio frio.
Na chegada encontramos um desfile de carros antigos, um deles sem pneus!


Começamos com uma caminhada ao longo do rio e depois uma passada pela ponte Charlie.


A ponte estava impraticável! Lotada! E cheia de brasileiros! Incrível como escutamos português pelas ruas.

O dia estava cinza, acho que essa é uma das poucas fotos com céu azul. Dessa vez subi em umas das torres situadas ao longo da ponte.
De cima a cidade parecia um formigueiro!
Quem vai à Praga não pode deixar de comer o Trdelnik, uma espécia de pão quente passado na canela e no açúcar.
E como era Páscoa encontramos muitos ovos, coloridos e de todos os tamanhos, mas tudo sem chocolate! Que pena!!
Ciao ciao