sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Toscana - Siena - Parte 3

Nas proximidades do Duomo caminhamos por um antigo muro de observação de onde vimos a cidade do alto. A paisagem é linda! Tranquilizante! O dia ajudou muito: céu azul e temperatura agradável!
Para chegar no topo do muro passamos por uma escada em caracol com pequenas janelas, de onde a vista já era uma graça.
Depois foi hora de caminhar por mais umas vielas e fazer uma parada para o almoço.
A comida por aqui é uma delícia, a massa é maravilhosa e o preço super acessível. Hum.. chega a dar água na boca. Pedimos burcheta e massas ao pesto roso e ragu di cinghiale (javali).
Tadinho do Ginghiale acabou indo pra panela.
Por hoje é só, no próximo post acabo a nossa visita à Siena falando sobre o famoso Palio!
ciao ciao

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Toscana - Siena - Parte 2

O Duomo di Siena é belíssimo, construído em meados de 1200 toda em mármore branco e preto. A faixada frontal possui profetas, apóstolos e filósofos, bem como um grande vitral redondo.
O interior estava um furdunço, lotado de turista barulhentos e de guardas mais barulhentos ainda pedindo aos berros que os turistas não fizerem barulho e não usassem flash nas fotos. Fora isso, não pude entrar de saia, tive que vestir um pedaço de feltro dado por eles.
A igreja é circundada por bustos de 172 papas e 36 imperados. Parecia que todos eles nós olhando ao mesmo tempo! :)
O altar é diferente do que estou acostumada no Brasil, quem lê acha que eu frequento bastante a igreja :)
Porém o mais impressionante do lugar é o piso feito em opus sectile por mais de 40 artistas diferentes durante MUITO anos. Essa técnica consiste em montar obras de arte com peças de pedras recortadas. Este piso é o mais decorado e famoso da Itália, porém só pode ser completamente visto em alguns poucos meses do ano, na maior parte do tempo fica o mesmo é mantido coberto.
Quando estivemos lá o piso estava no mês de cobertura, então deixamos de ver as obras mais bonitas, como por exemplo as listadas abaixo. As mesmas foram tiradas da wikipedia.
Na parte posterior da catedral fica o Bastistero di San Giovanni. Na Itália é comum encontrar batistérios, na maioria em forma ovalada, nas proximidades das grandes igrejas.
O teto do batistério era tão decorado que achamos espelhos usamos para contemplar as obras de arte do teto.
Ainda é possível visitar o subsolo da igreja, uma espécie de cripta, onde estão expostas as colunas originais da igreja, tesouros, relicários e alguns afrescos. Porém, nesse local não era permito usar a máquina fotográfica.
A presto!
ciao ciao

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Toscana - Siena - Parte 1

Siena é internacionalmente conhecida pelo seu patrimônio histórico, sendo o mesmo protegido pela UNESCO. A cidade foi inicialmente fundada como colônia romana, porém anteriormente foi habitada pelos etruscos.
Siena é particular pela arquitetura, toda construída com o mesmo tom e com prédios de vários andares, bem diferente do que conheci até agora da Itália.
Muito bonito para visitar, mas acho que morar por aqui seria meio triste. O interior da cidade não tem nada verde, é completamente desprovida de árvores ou gramado. O único verde que encontramos fica em torno do muro que circunda a cidade.
O colorido do interior da cidade é feito pelos mercados, flores nas janelas e bandeiras.



Durante a nossa visita estava rolando a festa da Dona Girafa! hehehe Brincadeira, o que vimos foi uma manisfestação da Imperiale Contrada della Giraffa, uma das equipes que participa do famoso Palio de Siena. Não se sabe ao certo porque o animal escolhido foi uma girafa, no site oficial da equipe encontrei vários hipóteses, mas nenhuma confirmada. O senso comum é que a girafa representa elegância. Acho que para os moradores da região participar desse tipo de equipe é uma honra e uma tradição. Pelo site percebi que durante o ano ocorrem vários eventos, o que nós vimos consistia em visitar todas as entidades religiosas de Siena tocando algum tipo de música, ou hino, não sei ao certo. O desfile envolvia jovens de todas as idades, todos do sexo masculino. As mulheres acompanhavam o desfile mas envoltas em bandeiras ou vestindo bonés com a estampa da girafa. Os adolescentes e mais idosos pareciam felizes em participar do evento, já as crianças pareciam ter sido obrigadas a participar! hhehe

Os tambores faziam um mega barulho que ecoava entre as ruas estreitas e de prédios altos.
O povo de Siena é super acolhedor e simpático, depois de uma vista geral da cidade compramos ingressos para visitar os principais museus e igrejas do local. A atendente resolveu considerar o Luiz estudante, pois disse que ele era ainda muito jovem.
Depois volto mostrando o que vimos, vou voltar para a labuta!
ciao ciao

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Toscana - Monteriggioni - Parte 1

No caminho para Siena encontramos o Borgo di Monteriggioni, um lugar INCRÍVEL!!! Uma pequena fortaleza intacta con 172m de diâmetro e habitada por apenas 56 pessoas!
A fortaleza/castelo foi construída entre 1214 e 1219 objetivando ser um ponto de observação contra os possíveis invasores de Siena. Segundo Dante Alighieri, Monteriggione é

«come in su la cerchia tonda

Monteriggion di torri si corona,

così la proda che 'l pozzo circonda

torregiavan di mezza la persona

li orribili giganti, cui minaccia

Giove del cielo ancora quando tona »

Não preciso dizer que ficamos encantados, primeiro porque o lugar fico no meio de um campo lindíssimo, que já nos fez suspirar na chegada.
E depois porque é tudo muito antigo, construído totalmente em pedra, bem arrumado e tranquilo. Parecia que estávamos voltando no tempo. Como o lugar virou atração turística muitas das casas foram transformadas em lojas.
Como não poderia deixar de ser o pequeno borgo também tem uma igreja. Afinal qualquer paesino na Itália tem uma igreja.
Com uns poucos euros pode-se subir no muro que rodeia o borgo e apreciar a vista.


O lugar é pequeno mas merece uma visita, a parte central é bem aconchegante e tem até um hotel com um preço bem acessível. Fora isso, os italianos dessa região são bem simpáticos. Deve ser ótimo visitar esse lugar durante a colheita das azeitonas, pois o entorno do castelo é tomado por oliveiras.
Claro que a primavera também é uma estação aconselhável, é perfeito ver tudo florido e colorido!
A Toscana é fantástica!
Aspetto di tornare presto!