segunda-feira, 18 de julho de 2011

Waterloo, Bélgica

A Batalha de Waterloo ocorreu no dia 19 de junho de de 1815 durante o governo dos 100 dias de Napoleão Bonaparte. De um lado 72 mil recrutados a favor de Napoleão, do outro 68 mil ingleses, britânicos, alemães, holandeses, belgas e prussianos. Os aliados contavam com 160 canhões, e os franceses com 250. Foi neste lugar que Napoleão perdeu a guerra.
A batalha deveria ter começado no dia 17, mas devido a uma forte chuva precisou ser adiada, e por isso acabou começando somente perto das 11 no dia 18. Os tiros de canhões e batalhas menores se estenderam dia a dentro, no final Napoleão foi derrotado e cerca de 30 mil homens morreram.


Não dá pra imaginar que este foi um lugar de tanto sofrimento e hoje é uma paz só. Muito bom subir no topo do monumento Butte du Lion e ficar contemplando a linha do horizonte ao longe, enquanto o vento bate no rosto. Claro, que foi suado subir até lá!! Para alcançar o topo de 43m de altura, artificialmente construídos, encaramos 226 degraus! :)
O monumento fica um pouco afastado da cidade, e nas suas proximidades construíram um museu e alguns restaurantes e cafés.
O museu é chamado Panorama, e não tem nada de muito atraente. No seu interior só vimos uma pintura circular que retrata o momento da batalha, juntamente com sons de canhão e guerra.
Antes de chegar a Waterloo paramos em uma pequena cidade chamada Monswiller, sem querer encontramos um restaurante que só servia o prato do dia, uma delícia.

E por aqui começou a nossa viagem pela Bélgica. Espero conseguir voltar em breve para postar mais fotos.
A presto, ciao ciao.

2 comentários:

Ketner disse...

ainda bem que subiram 226 degraus depois (ou antes) de tanta batata frita! hehehe :)

Patricia disse...

Mas acho que não queimou nada amiga!! Precisaria subir e descer mais umas vezes! hehehe