domingo, 22 de janeiro de 2012

Pula - Croácia (Parte 1)

Para comemorar a chegada dos meus 30 decidimos viajar para a Croácia, tudo super organizado, ou seja, decido uma semana antes de partirmos :)
A Croácia faz fronteira com diversos países que nunca estive e não imagino como sejam (e.g.,Sérvia, Bósnia Hezergovina, e Montenegro). Banhada pelo mar Adriático, tem a costa toda recortada e rochosa. Também possui um número considerável de pequenas ilhas, em torno de 100 mil, que aumentam a beleza natural do país.
Como o objetivo era gastar pouco e aproveitar muito os poucos dias que tínhamos, escolhemos o condado mais ao norte, chamado de Ístria. Como um dia essa região fez parte da Itália, nos viramos super bem com o Italiano, é impossível entender a língua local, e o Inglês não é muito difundido. O que é bom, isso significa que o turismo ainda não é muito forte, então ainda é possível encontrar lugares com belezas naturais ainda pouco exploradas. Encontramos muitos alemães por lá.
Nosso primeiro destino foi Pula, a maior cidade da Ístria, conseguimos de última hora alugar um pequeno apartamento mobiliado com um preço bem bom, então lá partimos nós de mala e cuia!!! Como chegamos perto da hora do almoço largamos as coisas no ap e saímos em busca de COMIDA!!!! E que surpresa: tudo muito barato e bem servido! Eu sei que não estou autorizada a comer massa fora da Itália, mas estava ótimo!
Alimentados, com o mapa da cidade em mãos foi hora de rumar para o centro, já que o dia estava meio nublado. O centro de pula lembra um pouco os centros históricos Italianos, com praças, casas coladas, e ruas sem carros.
Porém, diferentemente da Itália, as casas por aqui não são muito bem cuidadas. Mas de qualquer maneira possuem um charme especial.
Em compensação o pavimento era lindo! Muitas ruas são pavimentadas com uma pedra clara, super bonita. No entanto no inverno e com chuva deve ficar um sabão!
Fazer comprar e carregá-las não deve ser nada fácil por aqui! Fico cansada só de pensar!
Para se defender durante as guerras, Pula era fortificada. Conhecemos o que restou do forte. O museu é bem legal, principalmente a parte que mostra a história e os mais materiais usados para construir grandes embarcações.
O ponto turístico mais famoso de Pula é a Arena, ainda utilizada para shows, poucos dias antes o Jack Johnson esteve por aqui. Confesso que não queria muito entrar, mas no final foi bem bom. O lugar está bem re-estruturado e planejado, com um museu subterrâneo bem interessante que conta um pouco da produção de azeite.
Antigos contenitores de barro para armazenar azeite.
Era isso! No próximo post um pouco de mar e céu azul!! :)
A presto
Ciao ciao

2 comentários:

Mariana disse...

Que legal! Realmente a conservação das casas é curiosa mas acho que visualmente as coisas se complementam. Adorei foi o céu muiiito azul!!! :D Beijo grande trintona!

Patricia disse...

Eu tinha certeza Mary que no fundo, bem no fundo, tu sempre fostes Gremista!!!

Beijos, saudades!!!