quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nice - Cotê A'zur

Nice, Nizza em Italiano, é a capital da Riviera no sul da França. A cidade situa-se ao longo do Mar Mediterrâneo e conta com colinas ao seu redor. Devido ao grande número de turistas Nice é a segunda cidade mais visitada da França, depois de Paris, e possui o segundo maior aeroporto.
A beira mar de Nice é formada por uma longa e larga avenida, coberta por grandes prédios em toda a sua extensão. Entre a avenida e o mar existe uma grande passarela, onde turistas e locais desfrutam o mar, correndo, caminhando, andando de bicicleta ou, simplesmente contemplando o horizonte.
Para a minha decepção a praia não tem areia, é tudo pedra! Muita pedra por todos os lados, inclusive na entrada do mar. Impossível caminhar com os pés descalços, pedalar ou jogar futebol.
Mesmo assim, foi bom colocar o pé na água congelante, ganhar abraços e ficar olhando o mar... sinto tanto falta do mar...
A praia possui diversas áreas privadas com cadeiras e guarda sol, além disso, banheiro com vestiários e chuveiros para os usuários. Tudo bem organizado e limpo.
Já que o sol não quis parecer para tirar o meu ar europeu resolvemos conhecer o centro de Nice. Que stress, é praticamente IMPOSSÍVEL estacionar cidade, as ruas são cheias de filhas duplas e minis estacionados nos lugares mais improváveis. A cidade é cheia de prédios coloridos, antigos, e sem garagens.
Quando o porão começou a bater estava com vontade de comer qualquer coisa, mas segundo o meu excelentíssimo: "A comida faz parte da viagem!". Então, escolhemos um restaurante com umas saladas ótimas e uma sobremesa melhor ainda!
Seguindo os conselhos do Luiz, mesmo depois do almoço, tive que comer um sorvete para aproveitar ao máximo a viagem! heheheh Muito bom!
O centro da cidade é uma gracinha! Ficamos pensando que seria uma delícia morar em Nice , unindo o ar da praia e tendo uma cidade com estrutura e lazer ao alcance.
E flores, muitas flores! No mercado de flores da cidade.
Para terminar o passeio resolvemos seguir o etinerário feito pelo ônibus turística da cidade, nossa intenção inicial era usar o GPS que até este momento vinha funcionando maravilhosamente e evitando discussões e sanando dúvidas. Só que nada é perfeito, o tom-tom simplesmente parou de funcionar, nem ligava o monitor justo quando mais precisávamos dele. Resulta: perdidos!!! heheheh Depois de várias voltas achamos o caminho de casa. Mesmo assim, valeu a pena passamos por ruas e ruelas belíssimas, o que despertou mais vontade de voltar a morar em um lugar com praia e tranquilo.

Para encerrar o dia, jantarzinho romântico a beira mar, com luz de velhas e pés na areia em Juan-les-Pins. Hum...que delícia!!!

Baci com saudades do passeio!

5 comentários:

VagaMundos disse...

Nada como aliar a viagem ao romantismo. Nice parece ser uma cidade incontornável.

VagaMundos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia disse...

Sì si... Perfeito!

Nise disse...

Oi querida, nunca estive em Trento, mas com certeza irei em breve.
Meu bisavô era de Spini di Gardolo, conhece essa região de Trento?
Estou buscando documentos para dar entrada no processo de Cidadania, você conseguiu tirar a sua?
Volte mais vezes ao meu blog.
Nice deve ser bem agradavel
Beijos

Patricia disse...

Oie... já ouvi falar em Gardolo, acho que essa é a melhor região para comprar carne em Trento.
às vezes faz falta comer um bom churrasco de picanha!
Ihhh... meu passado é uma icógnta, talvez tenha uma porcentagem de sangue italiano, mas nunca procurei me informar.
Vou voltar sim!
Até a próxima e boa sorte com a tua cidadania,
Baci