Os cidadãos de Plzen estavam insatisfeitos com a qualidade da fermentação da cerveja e o seu baixo tempo de estocagem. Até que Josef Groll descobriu a inovadora receita de baixa fermentação da cerveja pilsen que conhecemos hoje. A fábrica permanece até hoje no seu local de criação, onde tudo é super bem organizado e moderno. Para comportar o crescimento da produção os prédios da fábrica original foram expandidos e modernizados.
Nosso objetivo era visitar a fábrica e conhecer o processo de produção da cerveja. Já no hall de entrada começamos a aprender um pouco sobre a fabricação da iguaria por intermédio de uma imitação de uma pequena fábrica, onde era possível observar todos os passos envolvidos na produção da bira!
Atualmente a fábrica exporta cerveja para 75 países e em 2009 fabricou mais de 210 milhões de litros de cerveja.
No início da visita fomos apresentamos à planta da fábrica, o processo de produção é inteiramente automatizado, desde da lavagem e secagem das garrafas até a colocação do lacre. Se eu não estou enganada apenas 4 pessoas controlam todas as máquinas em cada turno de trabalho.
Depois de conhecer a linha de produção, conhecemos os quatro princípais components da cerveja. Primeiramente a cevada ...
depois o lúpulo que durante o cozimento libera resinas de saber amargo que da o gosto característico à cerveja.
A água....tinha uma mini cachoeira dentro do museu :)e por fim o levedo
Introduzidos os ingredientes principais, aprendemos sobre o armazenamento e fermentação.
E agora a melhor parte de todas, conhecemos o antigo lugar de estocagem. Para manter a cerveja na temperatura ideal de fermentação, 10C e 12C, os fabricantes escavaram 1o hectares de túneis subterrâneos. Fantástico! Olhem no mapa como é gigante!
O método de produção original é mantido até os dias de hoje em uma pequena parte dessa área subterrânea são produzidos 300 litros, ou mais, de cerveja, que tem a sua qualidade comparada com o método automatizado.
E foi ali, na fonte, que bebemos a pilsen! Diretamente de um dos barris subterrâneos. Muito massa!!!
Alguns detalhes do lugar. Ao longo dos 10 hectares existe um córrego constante de água que servia para direcionar os antigos funcionários. O local foi feito com uma certa inclinação que faz com que a água fique sempre correndo na direção da entrada da fábrica. Além disso, fica frio pra caramba, que quando a profundidade não era suficiente para manter a temperatura eles enchiam uma grande sala com gelo.
Quando terminamos a visita pensamos em almoçar no restaurante maravilhoso que existe dentro da fábrica. Só que um grupo gigante de torcedores, somado a má vontade dos garçons impediu que isso acontecesse. Uma pena! O cardárpio era de dar água na boca!
E pior de tudo, acabamos almoçando no Mac na estrada, mas como tudo, isso tem um lado positivo, temos um bom motivo para passear por Plzen na nossa próxima ida à República Checa. Se tiverem oportunidade não deixem de passar em Plzen, o lugar é fantástico!
Ciao ciao, a presto!
Um comentário:
mas que vida, heim?! hahahaha
gostei de ver o blog atualizado! :)
bacioneeee
Postar um comentário