domingo, 24 de julho de 2011

Bruges - Parte 2

Bruges possui muitas Godshuizen, casas construídas pelos ricos para abrigar menos favorecidos economicamente e idosos. Como pagamento, os moradores precisaram rezar todos os dias pela família responsável pela construção da casa. Hoje em dia, as casas continuam desempenhando esse papel.
Segundo o dono do B&B onde nos hospedamos, essas casas foram construídas pelos ricos donos de fábricas para abrigar os seus trabalhares mais pobres. Dessa maneira, o patrão podia controlar melhor a rotina delos, e torna-los mais dependentes. O que também faz sentido, mas no final não sei qual é a versão certa. Acredito que tenha um pouco das duas.


Tudo é muito limpo, organizado e bem cuidado, dá gosto de ver. A maioria das janelas possui algum enfeita, vaso de flores, cortinas rendadas brancas, ou algum objeto de decoração.
Neste mesmo dia visitamos o pub mais antigo de Bruges aberto em 1515, chamado Café Vlissinghe. Os móveis e a decoração eram todos antigos e bem simples. O bar não tem cara de algo muito turísticos, acho que continua funcionando como um café para os locais, oferecendo a vasta quantidade de 130 cervejas. Ficamos encantados por entrar no bar e ver vários lixeiros tomando um café ou refrigerante durante a pausa. Ficamos pensando que uma cena assim no Brasil seria inacreditável. Uma pena.
Por fim, mais algumas fotos das ruas de Bruges.




ciao ciao

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bruges - Parte 1

Bruges é uma cidade Belga localizada na região de Flanders com aproximadamente 117 mil habitantes. A cidade é muito nova para o padrão europeu, a mesma foi considerada cidade somente em 1128, e curiosamente no dia do meu aniversário :)
A cidade é simplesmente encantadora, um sonho!!! As casas parecem de mentira, e os canais espalham romantismo pela cidade. Os inúmero canais tornam a cidade a Veneza do Norte.Mesmo repleta de turistas Bruges é acolhedora, e mantêm seu ar pitoresco. Me apaixonei pelo lugar!
Nós começamos o nosso passeio pelos canais, para isso pegamos umas das embarcações turísticas e navegamos pelos principais pontos turísticos. As fotos são poucas porque o dia estava escuro, então selecionei apenas as melhores para colocar aqui.
Depois do passeio rolou mais uma parada básica para explorar as cervejas. Encontramos uma loja com mais de cinco andares só de cervejas! E para cada cerveja um copo diferente. Assim fica difícil de escolher!
Vistas as cervejas rumamos para a praça principal de Bruges, Grote Market, onde encontra-se o Palácio Belfort, o City Hall, e diversos restaurantes. Nosso objetivo era subir no topo da torre, mas a falta de tempo e a fadiga não contribuiu muito para que isso acontecesse.
Depois de tanto caminhar já estava quase na hora do almoço, que por sinal estava delicioso. Ainda bem que caminhamos bastante durante toda a viagem. O Luiz pediu o prato típico de Bruges, que agora eu não lembro o nome. É uma carne de panela com molho de cerveja. Divina! Que molho bom, isso vez eu lembrar que preciso pesquisar a receita na net para tentar reproduzi-lo. Eu pedi um omelete que estava delicioso também :)
Depois de uma manhã nublada o sol resolveu aparecer e iluminar o nosso almoço, fora isso contamos com a participação inusitada de um tiozinho, que também não sei como se chama (acho que estou com problemas de memória?? Será???), que tocava uma caixa de música tamanho família. Enquanto tocava ele também cantava. Muito bom, várias pessoas paravam para escutar, e dar moedas.
E para terminar essa primeira parte uma fotos dos famosos chocolates Belgas. Dizem que os mesmo batem os chocolates suíços. Bom, na minha singela opinião ambos são bem bons, mas não notei muita diferença. Além de achar ambos mais amargos, por aqui os chocolates não são doces e ao leite como no Brasil. E como já dizia a Keké, a Bélgica é uma viagem gastronômica, encontramos lojas de chocolate por tudo. E uma mais linda que a outra. Os chocolates super apetitosos em todas as vitrines, impossível não ficar com vontade.
Fora isso as lojas são um sonho, super bem decoradas e acolhedoras. Era tanto coisa para tirar fotos, olhar, descobrir que acabei tirando só esta foto das vitrines das lojas de chocolate. Uma pena :S
Por hoje é só, o sono está batendo, e o dia vai ser longo amanhã.
ciao ciao

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bruxelas, Bélgica

Depois de Waterloo nosso destino foi Bruxelas, capital da Bélgica. Como já passei por lá e já postei por aqui, acho que este post vai ser bem breve. Nosso objetivo em Bruxelas era passar pelo centro histórico, jantar em um restaurante, e ver o Museu do Átomo. Jogo rápido.
Como chegamos à noite, e acabamos enfiando o pé na jaca de vez. Para entrada provamos os famosos mexilhões, mas feitos de um jeito diferente, com pesto. Dos deuses!!! E depois um prato de lasanha vegetariana, que deveria ser um pratinho, mas pareceu infinito. Tudo regado a muita cerveja. Ahh a sobremesa não era minha!!! Waffle com sorvete e chocolate derretido, delícia!
Pela manhã o dia colaborou bastante, temperatura agradável e muito sol. Então nos perdemos pelo centro histórico.

É impossível viajar para a Bélgica e não fica tentado com a imensa variedade de cervejas a venda em diversas lojas especializadas.
Assim como as cervejas, os wafles são enlouquecedores.
Não resisti! Resultado fiquei toda lambuzada, parecia uma criança pequena comendo sorvete em pleno verão. Mas não tô nem aí :)
E por fim o Atomium!
De Bruxelas foi só isso, rapidinho! :)
Ciao ciao, a presto!