quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Monte Bondone (mais uma vez) - Parte 2

Depois de aproveitar a vista foi hora de retornar, mas antes rolou uma paradinha básica para apresentar uma baita para o Luiz. Pra quem não sabe baitas são abrigos no topo da montanha. Muitas vezes são hotéis ou restaurantes, outras simples casas como esta daqui.

As baitas servem de abrigo no caso de problemas, tipo nevascas, pouca visibilidade, e principalmente contra o frio. Quem já esteve por congelar sabe o valor e a imensa alegria de encontrar um lugar assim para descansar e beber algo quente. Tive essa alegria durante a ciaspolata noturna no ano passado, o vento e o frio eram imensos, tanto que no outro dia acordei com o rosto todo marcado, e descobri que era isso acontece quando está muito frio. Mais sobre a experiência noturna e congelante aqui.

A baita, quando não tem fins lucrativos, e abastecida pelo espírito alpino. Os frequentadores da montanha deixam por lá utensílios que podem ser úteis para outras pessoas em caso de emergência. A baita da foto, diferente do ano passado, estava bem abastecida, com colchões, fogão à lenha, facas, moca, papel toalha, água... uma série de coisas. Admiro este espírito: pensar em ajudar os outros sem ganhar nada com isso. Uma pena que no Brasil esse espírito é ainda raro. Infelizmente no nosso país a maioria das pessoas só quer levar vantagem.

Além dos espírito alpino, os frequentadores costumam deixar bilhetes para os próximos visitantes. Nós encontramos dois, ambos escritos em papel toalha, contando a felicidade por ter encontrado aquele lugar no meio do frio completo.

Agora algumas fotos do retorno. Deem uma olhada no efeito que o vento faz no gelo! Verdadeiras esculturas!

E por falar em gelo, mais umas fotos para refrescar o povo do sul do Brasil!



Bom, como saco vazio não para em pé fizemos uma parada básica para comer alguma coisa. Confesso que não esperava muito, pensei num prato de massa a carbonara, bem simples e quente, bem quente. E para a nossa surpresa o menu era bem bom, e, melhor ainda, barato! Então para matar a nossa fome pedimos canederli de espinafre com molho de gorgonzola, e coelho com polenta. Tudo delicioso!

E para encerrar o dia um voltamos para casa com o céu alaranjado.

Um dia assim é revitalizador, ainda mais no meio do inverno e de dias escuros.

Ciao ciao

4 comentários:

Lidi disse...

Lindo Tita! Ameiii!

Patricia disse...

Também gosto :)

Rozani disse...

Oi Tita!
Eu ñ canso de admirar as suas fotos fantásticas!Cada lugar maravilhoso!
Como eu amo a Itália!Que pena que eu ñ conheço.Tenho muita vontade de conhecer a Europa.Que sabe, um dia...
Dois lugares que quero conhecer muito é Itália e França.Lógico que eu quero ir a vários lugares na Europa.Mas, se eu só pudesse escolher 2.Com certeza,França e Itália!
Bjs, Tina.

Patricia disse...

Bora pra cá então!!! ;)

Beijos