sábado, 14 de novembro de 2009

Berlin - Parte 1

Berlin é a capital e segunda cidade mais populosa da Alemanha. Durante IIWW Berlin teve a maioria seus prédios completamente destruídos, tanto que o centro da cidade foi praticamente todo reconstruído. Após a segunda guerra, Berlin foi dividi em Berlin Oriental (República Federal da Alemanha - Russos) e Ocidental (Republica Democrática Alemã - Aliados) (1961-1989).Mesmo com o fim da IIWW, Berlin continuo sendo vítima da guerra de poder e interesses Berlin entre os aliados (EUA, Inglaterra e França) e os Soviéticos. Entre 1948-1949 a URSS proibiu o abastecimento dos aliados por vias terrestres. Dessa forma, os alimentos, remédios e bens de consumos só podiam ser enviados por meio aéreo, o que exigiu uma mega investimento por parte dos aliados. A demais, nos anos seguintes os protestos era imensos e o número de fugas também. Pois os alemães queriam viver no lado democrático. No início a divisão era feita por arames farpados. Em 1961, a divisão foi marcada pela contrução do Muro de Berlin com 105km e a proibição da saída dos alemães do lado soviético para o aliado. A partir deste momentos os moradores fo lado oriental foram proibidos pelos comunistar de cruzar o fronteira do muro, o que deixou milhares de parentes, amigos e familiares separados. Quem tentava atravessar o muro era imediatamente morto pelos comunistas. Nos anos seguintes a lei foi amenizada e a visita aos parentes foi permitida. Mas o fim dessa opressão se deu em 1989 com a queda do muro.
Sem querer nós estávamos em Berlin bem na época de comemoração da queda do muro. Mesmo com toda esse passado triste a capital é encantadora. Nosso primeiro dia foi super ensolarado e completamente aproveitado, saímos bem cedo da cama 5:00 no Brasil.
Nosso primeiro destino foi Alexandez Platz, onde fica localizada a Torre da TV com 386m e considerada a segunda mais alta construção construção alemã.
Para facilitar o nosso deslocamento alugamos bikes todos os dias, super confortável e rápido o problema foi a friaca, no final dos dias meus dedos ficavam congelados. Final dos dias não, depois das 4 da tarde, quando o sol ia embora e a cidade começava a escurecer.
O outono é lindo!!! Na foto abaixo Marien Kirche.
Netuno de Berlin, acho que ele fugiu de Trento! hheheheRotes Rathaus ou Red Town Hall abriga o senado de Berlin. O mesmo também foi destruído por ataques aéreos e reconstruídos após a guerra.
A cidade estava todo em tons pastel e com um céu muito azul!Para o café da manhã escolhemos um lugar próximo à torre, cheio de coisas deliciosas e diferentes para comer. Impossível fazer dieta durante essas viagens.Bom por hoje basta, estou atolada de trabalhos para terminar no final de semana. O que me consola, um pouco, é o dia cinzento e frio lá fora.
Baci

5 comentários:

VagaMundos disse...

Berlim é uma capital que vale mesmo a pena. Queremos lá voltar. E em Dezembro também vamos até à Alemanha e já estamos com medo do que esses bolos nos vão fazer à dieta :)
Baci

Patricia disse...

Aluguem bikes, vale muito a pena!
E pedalando queimamos um pouco do que é consumido durante o dia :-)
ciao ciao

Andréia Pires disse...

que lugar incrível!! :) lindas as tuas fotos. bjo, bjo.

Marcia disse...

TITA! Eu,outra vez! Enquanto "não editas o teu livro: TITA EM TRENTO", poderias nos indicar uma "super" trattoria daí? Como vamos ficar só uma noite,queremos acertar na escolha! Aliás, engordo 10kg cada vez q te leio, e "babo" com as fotos! Ficaremos no Grand Hotel Trento e embora de carro, gostaria q fosse próximo... Grazie, Marcia Donadio (pelo menos o sobrenome é italiano...)

Patricia disse...

Obrigada Andrea, mas acho que as fotos do próximo post serão mais bonitas :)

Márcia, eu gosto da Pedavena, embora os locais reclamem um pouco. Confesso que a lasagna não é nada boa, mas o prato pedavena, o spatzle são bem bons. E a cerveja é ÓTIMA! Este link tem umas fotos dos pratos que mencionei http://tita-in-trento.blogspot.com/2008/11/mais-sbado-em-trento.html e a bireria tem site na net: http://www.birreriapedavena.com/.

Tem o restaurante Alla Grotta que em pratos gigantes de massa, opções de frutos do mar e pizzas gigantescas que não cabem no prato.

O centro deve ter alguns restaurantes mais chiques, mas nesses eu ainda não estive.

Espero que tu aproveite Trento! :)