segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Berlin - Parte 5

Acordamos cedinho no domingo e lá estavam elas à nossa espera, prontas para nos levar até o Reichstag (Parlamento). Foi uma pena que o dia não ajudou muito, pois estava COMPLETAMENTE nublado! Uma pena!Segundo a nossa fonte de informação, somente de manhã cedo não tem fila para conhecer o lugar. Mesmo madrugando não ficamos isentos esperar em uma pequena fila, mas nada comparado ao que vimos no dia anterior.Acho acordei cansada, pois esqueci de fotografar o prédio de frente, uma falha imperdoável! Ainda bem que nessas horas existe google image. O prédio é fantástico, e mais fantástico ainda é saber que ele foi completamente destruído e reconstruído respeitando a mesma faixada histórica original.
O Reichstag é aberto à visitação durante o ano inteiro e sem nenhum custo. A vista da cúpula superior envidraçada do prédio é incrível em um dia nublado, imaginem com o por do sol ou em um dia ensolarado.No interior da cúpula existe uma exposição contando a história do prédio durante a segunda guerra, bem como as decisões e manifestaçãos importantes que acorreram nesse período, bem como os passos da reconstrução do prédio. No interior também existe uma rampa que leva à parte mais alta da cúpula e durante o percurso é explicado os diferentes monumentos de Berlin, bem como os detalhes da estrutura do prédio.A cúpula é baseada em um projeto todo auto-sustentável e não poluente. A parte do eixo interior funciona com painéis solares, a água da chuva ajuda a manter a temperatura do lugar e essa "aba" que aparece na foto gira em torno do eixo para manter uma quantidade de brilho adequada dentro do ambiente. Agora não lembro de todos os detalhes técnicos que nos foi explicado, mas se alguém ficou curioso vale a pena conferir.
Como disse antes o prédio foi completamente destruído durante a segunda guerra.
E graças às mulheres a cidade foi limpa! Crianças iam as escolhas, a maioria dos homens estavam mortos ou feriados, então as mulheres foram as ruas! Incrível!Espero poder voltar em breve!
Bacio!

2 comentários:

VagaMundos disse...

É fantastico o trabalho de reconstrução de toda a Alemanha. Apesar de ter sido completamente destruida é hoje novamente a nação mais forte da Europa.
Baci

Patricia disse...

É vero, é incrível ver as fotos de tudo destruído e depois andar nas ruas e ver os prédios antigos refeitos de maneira impecável

ciao ciao