domingo, 29 de novembro de 2009

Berlin - Parte 6

Como disse antes visitamos Berlin bem na época de comemoração dos 20 anos de queda do muro. Este ano a celebração foi marcada pela queda de 1000 peças de dominó. Cada peça do dominó foi decorada por um artista diferente.
Depois de ver o dominó pegamos nossas super bikes e fomos Berlin Mauer East Side Gallery. 1km do muro foi mantido juntamente com algumas pinturas originais refeitas de tempos em tempos. O lugar estava cheio de turistas.
Muitas pinturas datam de 1990.
A maioria das pinturas é de protesto, masAlgumas mais coloridas e alegres....Outras bem famosas, como esta do trabbie a do beijo entre o líder soviético Leonid Brezhnev e Erich Honecker feita pelo artista russo Dimitri Vrube.Foi estranho saber que as pessoas não respeitam as obras de arte impressas neste pequeno museu do muro. As pinturas estão em bom estado porque foram recuperadas há pouco tempo para a comemoração da queda. Tipicamente, encontram-se completamente riscadas! :S
Depois de ver o muro e comer um würstel com vin-brüle para espantar o frio rumamos para Kreuzberg, bairro um pouco particular devido ao grande número de imigrantes e artistas. O bairro não se parece muito com o resto de Berlin, pois é cheio de prédios mau cuidados.Na realidade acabamos fazendo uma loucura, pedalamos MUITO seguindo o rio até encontrar uma igreja em ruínas.A igreja chama-se Gedächtnik e costuma ocupar um quarteirão antes de ser quase totalmente destruída. Atualmente resta apenas umas das torres que ser como um pequeno museu, onde cartazes contam a história da destruição e reconstrução, bem como mostram algumas peças raras usadas pelo clérico.O antes.......Nosso dia não terminou por aqui, mas juro que só pensavamos em chegar no quarto quente do hotel e nos jogarmos na cama!
Baci

4 comentários:

KIm PrIsu disse...

Sim foram restauradas a pouco tempo as pinturas na EAST SIDE GALLERY eu fui um dos pintores que em 1990 pintou nesse muro... mas não aceitei fazer a copia fiz uma evolução da pintura de 1990... bom dia

Patricia disse...

Legal! :)
Obrigada pelo comentário

ciao ciao

Lidi Collischonn disse...

Tuas fotos tão lindas Tita. Espero que eu consiga fotografar assim com minha nova câmera adquirida em Trento. Hihihihi. Ah, a Alemanha é maravilhosa!! Pena que não deu pra irmos a Berlin... ficou pra próxima.

Patricia disse...

hehehehe
Estou longe de fotgrafar bem!! :)
Coloca as tuas fotos de brasilia no Picasa, assim posso ver tb ou me manda por email.
Um bom motivo para voltar!