domingo, 22 de novembro de 2009

Berlin - Parte 4

Depois de conhecer um pouco da história do muro rumamos para a Topografia do Terror. Chegando lá descobrimos que o museu ainda está em construção, e deve ficar pronto no início do próximo ano. Seu objetivo maior será retratar os planos absurdos para exterminar os judeus feitos pela Secret State Police (SS). O museu será erguido no lugar do antigo prédio da Gestapo, onde os líderes se reuniam para por em execução seus planos desumanos.
No momento o que se vê por lá são poster contando o massacre e as humilhações dos Judeus. Tudo muito triste. Eu não sei até que ponto vale a pena erguer mais prédios e museus para contar os detalhes dessa tragédia. Acho que o povo alemão já sofreu tanto, que não existe a necessidade de relembrar isso em diversos pontos da cidade.Abaixo alguns prédios antigos, o Ministério das Finanças e um museu que não acho o nome :SDepois de tanta coisa triste e destruição, seguimos para a Postdam Platz, local de grandes centros comerciais e do Sony Center. No meio da praça tinha um imenso tobogã de neve, a criançada estava fazendo a festa!
Aqui achamos um pouco de vida e alegria. Um tiozinho tocando, música, pessoas sorrindo e um Mercantino di Natale. Já aproveitamos o clima para comer um delicioso pão com würstel, servido sem luvas e com a mão que recebe o dinheiro! É uma beleza este atendimento de primeiro mundo! hehehA desgraceira ainda continua! Bem no meio da parte reconstruída e moderna de Berlin os caras resolveram construir um monumento homenageando os judeus mortos. Até ai tudo muito bonito, só o monumento em si não tem nada de bonito, sendo uma área de 19 mil metros quadrados composta por 2711 blocos de concreto cinza. A obra foi idéia de um arquiteto norte americano chamado Peter Eisenaman.Pelo menos o lugar acaba sendo engraçado, pois quase todos os visitantes usam os blocos como esconderijo para brincar de esconde-esconde! hehehheUm amigo me contou uma história interessante sobre esse monumento. A tinta que reveste os blocos é feita com um material especial que permite a remoção de sujeira com facilidade Imaginem a conservação do lugar se o os blocos fossem brancos ou de uma cor mais clara, quase todo mundo sobe e pula de bloco em bloco. Depois de um processo de licitação, uma fábrica específica ganhou os direitos para manter a conservação e pintar os blocos, e claro que a quantia recebida pela firma deve ser bem boa. Só que só depois da assinatura do contrato e pintura dos blocos, as autoridades descobriram que fábrica de tintas vendia gás para os campos de concentração. Complicado!!!!
Aqui acabou minha bateria.... então mais fotos só no próximo dia.
Baci

2 comentários:

VagaMundos disse...

Estamos a gostar das tuas cronicas berlinenses :) De facto o novo monumento aos Judeus não é lá muito atractivo.
Baci

Patricia disse...

Grazie mille! Nossa viagem foi ótima!

Eu não gostei nada dele!

ciao ciao