quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Napoli - Parte 2

Como prometido vamos à parte bella de Napoli! Um bom exemplo é a Galeria Humberto I, muito semelhante a galeria Vittorio Emanuele de Milão. A mesma começou a ser construída em 1885 graças à lei de incentivo à restruturação da cidade. Assim como a maioria dos grandes monumento/prédios famosos europeus a galeria é resultado de um concurso, onde o vencedor foi Emmanuele Rocco. A obra propões uma galeria de 4 vias entre cruzadas e con o centro abrigado por uma cúpula. No seu interior somente lojas famosos, como Padra, Vitor Hugo, etc...
Próximo à galeria encontra-se o Castel Nuovo, também conhecido como Maschio Angioino, que atualmente abriga o museu de história do ressurgimento Italiano. Na antiguidade serviu de moradia para o conde Carlo I d'Angio.
Nossa visita ao castelo foi prejudicada por um protesto que resultou no fechamento do prédio para visitação. Fora isso, atrapalhou uma cerimônia de casamento que estava sendo celebrada no ali. Segundo os locais o castelo é frequentemente utilizado durante protestos contra o governo. O que presenciamos reclamava da falta de cuidados com o meio ambiente em um dos parques centrais da cidade, em que atualmente estavam sendo despejados dejetos. E o povo estava bem revoltado e alterado, tanto que estragaram um pouco o portão de entrada no momento da invasão, bem triste e tenso! Sou completamente a favor de protesto, mas não gosto de confusão e muito menos pancadaria!
Saindo dali fomos até a Piazza Plebiscito com seus 25.000 m2 onde se encontram a Basilica di San Francesco di Paola, o Palazzo Reale, o Palazzo Salerno e o Palazzo della Prefettura. Este local foi por séculos a área de festas da cidade de Napoli.
Mas o que mais me marcou e me divertiu nessa praça foi ver dois meninos jogando bola no portão da prefeitura. O portão nada mais era do que a goleira. O barulho era imenso e eles ficaram um tempão ali dando boladas no prédio administrativo da cidade, e ninguém, absolutamente ninguém se incomodou com isso. Parecia uma cena normal. Ohh povinho maluco!
Bom... tenho que parar por aqui, pois o bus já vai passar.
Ciao ciao

2 comentários:

Márcio Jardim disse...

Oi Tita... Adorei seus posts sobre Nápoli, até porque está no meu roteiro... Bem, escrevo para pedir um favor... Milão é uma cidade cara em hospedagem... por isso, estou ajudando a pessoas que estão indo para a itália com pouco dinheiro ou "mochilando"... Estou sorteando no meu blog duas diárias em um flat em Milão, pertinho da estação central. Gostaria, se possível, de contar com alguma publicidade no seu blog, como um texto ou uma nota. Agradeço antecipadamente e coloco meu blog a sua disposição. Abs. Veja aqui sobre o sorteio: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/02/sorteio-de-2-diarias-em-um-flat-em-mlao.html

Patricia disse...

Legal a tua iniciativa, vou fazer um post sobre isso sim nos próximos dias.
Por aqui anda tudo meio lento e atrasado!

ciao ciao