domingo, 6 de fevereiro de 2011

Napoli - Parte 3

Não posso falar de Napoli sem comentar nada sobre o seu transito completamente desordenado e enlouquecedor! Simplesmente dá MEDO! Muito MEDO! São motos, muitas motos e carros de um lado para o outro sem obedecer sinalização. As motos podem ter de uma até infinitas pessoas, sem capacete ou outro tipo de proteção. Famílias inteiras viajam assim. Muito doido! Nós presenciamos um pequeno acidente enquanto passeávamos pela cidade, perto do canteiro pode-ser ver duas motos caídas.
Antes de ir para Napoli assistimos alguns vídeos de trânsito no youtube, vale a pena olhar! heheeh Caótico! Para passar no cruzamento os carros ficam atravessamos no meio da rua. E isso é normal!

E o resultado esperado: muitos carros amassados!!! Então, a dica é: nunca entrar de carro em Napoli.
Mesmo com o trânsito louco terminamos o dia em um lugar tranquilo e acolhedor. Caminhamos pela lungomare, uma grande avenida que costeia o mar mediterrâneo. Linda... uma delícia ouvir o mar e presenciar o pôr-do-sol. Sinto tanta falta do mar por aqui ...
Fora o pôr-do-sol, por aqui o sol se esconde cedo atrás da montanha e perdemos este espetáculo diário da natureza. Eu amo o amarelado do pôr-do-sol, na realidade eu amo o sol, não sei viver na penumbra!
E para fechar o dia petiscamos em um restaurante perto do mar. Pedimos várias entradas típicas e deliciosas! Uma pena que esqueci de tirar foto da sobremesa!
E por aqui acaba a minha curta estadia em Napoli, muitas coisas ficaram por ser vistas e experimentadas. Por exemplo não comemos pizza! Simplesmente é inaceitável visitar Napoli e não comer pizza!!! A pizza Margherita foi criada em Napoli! Faltou também me perder pelo mercado público e pelas feirinhas de ruas, conhecer a D'uomo e escutar mais o dialeto napolitano, que eu adorooooo! Na realidade já fico encantada com os napolitanos falando Italiano cheio de gestos e com muita vivacidade. Fantástico!
É um lugar que preciso voltar....
A presto, ciao ciao

3 comentários:

La Nostra Italia disse...

Oi, Tita!

Li todos os seus posts sobre Napoli e adorei. Estive la em 2007, mas foi so para ver o lungomare e comer pizza (maravilhosa e com mozzarella de bufala verdadeira). Decidimos ver Pompei antes de partir para a Toscana. Tenho que voltar la!

Sempre achava o transito de Sao Paulo terrivel. Reclamava dos motoqueiros, motoristas de onibus e taxi, dos moleques que corriam e nao respeitavam até que fui para Palermo. Mas nada se compara ao que presenciei em Napoles! Fila dupla é regra, ninguém respeita cruzamentos, preferenciais, semaforos. Moto entao... Fiquei tensa na poltrona de passageiro enquanto meu namorado se adaptava ao estilo napolitano de dirigir.

Outra coisa que notei. Quando estacionamos e vemos um "flanelinha", somo obrigados a dar alguma gorjeta para nao termos a surpresa de encontrar o carro arranhado, quebrado ou roubado.

Mas apesar de todos esses problemas, Napoles é uma cidade que encanta por sua beleza natural e a simpatia do seu povo, pelo romantismo das musicas e das suas ruas (mesmo que seja no "quartiere spagnolo"!).

Beijos e parabéns pelo post e pelas fotos!

Brenda Tavares disse...

Assim como a Ju, eu a primeira vez q tive em Napoli fiquei tensa do banco do carona, parecia q todas as motos e carros me tiravam um raspao.. mas graças a Deus nunca aconteceu nada ao nosso carro.
Realmente vcs precisam voltar a Napoli. Comer a Pizza, além do Michele tem o Pellone tb q é divinoooooo!! Durante o dia como em Michele, e a noite sempre do Pellone.
Outra coisa que adoro em Napoli é a pasta "ai frutti di mare", e "i friarielli". Me acabo literalmente.
O café eu despenso e o baba também.
Além disso vc tem q ver varias igrejinhas q tem obras divinas dentro, como a Capela de Sao Severo, a Napoli subterranea, a ruas dos presepios la perto, enfim... Tinha que ter algo bom pra salvar o caos né?
Beijos!!

Patricia disse...

Bom mulherada, acho que no fim concordamos sobre Napoli! :-)

E todas temos bons motivos para voltar!

A presto