terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Napoli - Parte 1

Até que enfim conheci a famosa Napoli e com certeza uma outra Itália. Agora entendo o comentário que recebo quando digo que more em Trento na Itália. Trento??? Trento não é Itália! Para conhecer a Itália é preciso conhecer o sul. E finalmente lá estava eu!
Napoli fica na região de Campanha, ao sul de Roma e possui 1 milhão de habitantes em meio ao mais absoluto caos! No entanto, a cidade consegue ser caótica e ao mesmo tempo acolhedora, barulhenta e tranquila, suja e encantadora. Uma terra de contrastes!
Infelizmente essa mesma cidade é mundialmente conhecida pelo seu alto índice de criminalidade e considerada uma das cidades mais perigosas da Europa. Mesmo assim, nada disso nos impressionou, conseguimos aproveitar a cidade e achar muitas semelhanças com o Brasil. Muita pobreza, confusão no transito, muito, mas MUITO lixo nas ruas, e mesmo assim por toda a parte pessoas felizes, sorridentes, bem humoradas! Solari como são chamados os brasileiros por aqui, pessoas radiantes, ensolaradas!
Nosso passeio começou pela Piazza Dante em homenagem ao ilustre italiano e escritor Dante Alighieri.
A poucos metros dali encontra-se o quartieri spagnolo uma zona típica de Napoli marcada pela pobreza, desemprego e domínio da Camorra (máfia Italiana). Basicamente uma favela sem morro e ocupando um território menos. A área recebeu este nome por ter abrigado no passado tropas italianas que serviam para conter o povo Napolitano. Desde sempre o quarteirão foi marcado pela prostituição e criminalidade. Em resumo o quarteirão é terra de ninguém, ou melhor terra dominada pela Camorra, com ruas estreitas cheias de carros abandonados, e sujos. Tudo é muito sujo e empoeirado, e mesmo assim movimentadíssimos, as vespas não paravam de passar de um lado para o outro. Confesso que bateu o medo, fizemos a volta em um dos quarteirões e logo desistimos.
Porém, mais assustador que o quartiere foi a quantidade de lixo no meio da cidade, sem noção. É muito, de verdade!! A região da campanha sofre com esse problema há 13 anos, devido à falta de lixões e estações de tratamento.
Pouco tempo atrás vi está foto no site do terra criticando o descaso político pelo problema que assola a população local de Napoli. Infelizmente até agora nada foi feito. Diariamente a população indignada protesta e entre em conflito com a polícia. Bem triste!
Hum... não queria encerrar o post mostrando só o lado triste de Napoli, mas to caindo de sono e amanhã preciso render. Então, nos próximos post eu prometo mostrar a parte encantadora e bonita de Napoli.
A presto!
Ciao ciao

5 comentários:

Juliana Rossa disse...

Oi Tita, tudo bem?
Vc tem razão! Norte e sul são totalmente diferentes.
Atualmente estou morando em Nápoles e vivo na pele o que vc comentou.
Já morei em Ascoli Piceno, Verona e Velletri também.
Ou seja, já vivi todas as nuances do norte, centro e sul. São culturas muito diversas.
Ah, adoro as tuas fotos!
Bj!

Anônimo disse...

Oi Tita,estou sempre por aqui.
Nápoles,é exatamente assim,o trânsito, nunca tinha visto nd igual,inclusive me chamou atenção,tds os carros tem algum danificado na lataria.E tbm fui assaltada.
Mas...dando a mão a palmatória,a pizza(Pizzeria da Michele) é deliciosa.

Abraços,
M.Elisabete

Patricia disse...

Olá!!
Legal saber que mais pessoas lêem o meu blog :)

Juliana, eu adoro Verona, acho o lugar cheio de vida e romântico.

Elisabete, infelizmente não deu tempo de comer pizza em Napoli, vou ter que voltar!!! :)

Baci

Brenda Tavares disse...

Mulher vc de primeira encarou o Quartiere Spagnolo??? Ainda nao tive essa coragem...
O problema do lixo em Napoli nao é culpa so de Napoli, pelo que falam la, muita coisa vem tb de cidades do norte, a Camorra "vende" espaço e eles vem jogar em Napoli.
O problema é q junta tudo e o povo, querendo ou nao, produz muito lixo no Sul.
Eu morei 2 anos em Belem do Para, e sempre dizia que depois de ter dirigido la eu poderia encarar qualquer transito... tadinha de mim, nao sabia oq era Napoli. Ja vi familias inteiras numa vespa, todos sem capacete, ate bebe de colo. Um absurdo!!! Todos com o braçao do lado de fora, falando no celular, gente motoqueiro q manda sms enquanto guia a moto?? Oh destreza kkkkkk.
Mas mesmo com todos esses problema, eu nunca tive do reclamar, todas as vezes em que la estive sai ilesa.
Ja falando da tal da Pizza... vou deixar pra comentar no outro post!
Bjo!

Patricia disse...

Eu encarei sem saber! ehehe