sábado, 12 de maio de 2012

Back to Viena - Parte 5

O Palácio Schönbrunn possui 1441 aposentos de diversos tamanho, dos quais somente 190 são abertas ao público na forma de museus. 
Tive a oportunidade de conhecer alguns aposentos do prédio principal e fiquei muito impressionada!! O prédio por fora parece bem simples, mas por dentro é uma loucura. Infelizmente não é possível tirar fotos do interior do palácio. Porém, o google sempre consegue fazer isso por mim! Para matar a curiosidade vou postar umas fotos que achei na net.
Não lembro de todos os aposentos que visitamos, nem dos detalhes. Mas fiquei boquiaberta com o salão de festas, simplesmente magnífico, com o teto todo trabalhado, muitos, mas muitos espelhos e candelabros. Adoraria participar de um baile assim!!! 
Esta outra foto mostra a mesa de jantar da família real.
As duas a seguir mostram ante salas que serviam como área de lazer ou recepção para convidados.
Imaginem que trabalheira acender todas essas velas, fiquei cansada só de pensar aff... Além disso, desastrada como sou seria capaz de botar fogo no palácio na primeira tentativa :)
Um aposento em particular chamou a minha atenção, mas não achei a foto, vimos uma sala toda em azul, quase toda, cheia de quadros pintados a mão por uma das imperados e suas filhas. Os quadros iam até o teto. 
A visita aos aposentos é feita com audio-guides, e por meio desses descobri algumas coisas interessantes. Por exemplo, imagine que o imperador não fizesse nada! Porém o museu conta o contrário, parece que o tal de Francisco José madrugava todas as manhãs para rezar, e após o café, trabalhava o dia inteiro, com direito a diversas e velozes reuniões. Fora isso, também descobri que a família real era extremamente machista. As filhas de Maria Teresa casaram todas muito cedo, por volta dos 14-15 anos, com maridos que não escolheram, com exceção da filha predileta Maria Cristina, a única que casou por amor. Isso hoje seria considerado um crime. Ao todos Teresa teve 16 filhos, dos quais 13 sobreviveram a infância. Maria Leopoldina, uma das filhas, casou-se com Dom Pedro I e transferiu-se para o Brasil
Mesmo em meio a uma sociedade extremamente machista, outra mulher figura na história do palácio, a Princesa Sissi, originalmente chamada Isabel. Sissi era casada com Imperador Francisco José. Conta a história, que foi amor a primeira vista, que o imperador ficou apaixonado pela garotinha de 15 anos e quis esposa-la. Porém a vida de Sissi foi muito triste, marcada por um casamento infeliz e pela opressão.  Muito diferente do filme, Sissi, que a tornou ainda mais famosa. A sociedade da época era extremamente rígida e machista, e desprezava a sua informalidade. Fora isso, a sogra não gostava dela, impedindo-a até mesmo de ficar com os filhos. 
Sissi ficou conhecida por ser uma mulher belíssima e com longos cabelos que tocavam o chão. Para pentear as madeixas Sissi precisava de três horas diárias. Fora isso, ela era obstina pelo seu peso, subia na balança três vezes por dia e fazia dietas malucas (comia apenas alimentos triturados e líquidos em alguns períodos), mesmo sendo magérrima. A mulher pesava 45kgs e media 1,73m, praticamente um palito. Para fugir a solidão Sissi caiu no mundo, teve diversos amantes e passou longos períodos longe do marido e da cidade de Viena. Para concluir a sua vida nada agradável, Sissi foi assinada em 1898 por um anarquista Italiano em Genebra. Sua morte não foi premeditada, o italiano queria matar qualquer celebridade que estivesse na cidade naquele dia.
Para encerrar mais umas fotos do palácio e do seu imenso jardim. Pena que ainda estava frio, e que as flores da primavera ainda não tinham sido plantadas.

Uma dica extremamente útil: a fila para visitar o palácio é interminável. Além disso, o horário de entrada é com hora marcada. Nós compramos os ingressos e tivemos que esperar quase uma hora para conseguir entrar. Um saco!
Como o tempo era curto só visitamos  os aposentos principais, mas o lugar tem diversos museus. Por exemplo um somente para contar a vida da Sissi, outro que mostra as carruagens, ainda outro que ensina a fazer strudel, e por aí vai! O passeio completo dura 3 dias segundo o guia que recebemos por lá.
Por hoje é só!
Ciao ciao

2 comentários:

VagaMundos disse...

O Schönbrunn é um espectaculo e os seus jardins não se ficam atrás! Gostamos!
Bjs

Patricia disse...

Eu tb!!!

ciao ciao