quarta-feira, 20 de junho de 2012

Marselha - Parte 1

Por motivos de trabalho tive que ir à Marselha, e como estava por lá resolvi unir o útil ao agradável e fazer um pouco de turismo. Como sempre pesquisei um pouco sobre a cidade uns dias antes de partir, e confesso que fiquei meio desmotivada com os comentários. Porém, pesquisando mais a fundo percebi que muita gente morou ou visitou Marselha é se apaixonou. A minha conclusão é que Marselha é a Nápoli Francesa, caótica, mas ao mesmo tempo cheia de vida e com um ótimo astral.
O centro da cidade é diferente do que se costuma ver na Europa, tudo meio mal cuidado, sujo, e pichado. Os carros quase todos detonados, com tinta faltando no para-choque e arranhões por toda parte. Só que ao mesmo tempo tem música na rua, crianças jogando bola, gente feliz e calorosa! :)
Um pouco Brasil!!

Para quem gosta de números, e consegue decora-los, o que não é o meu caso, Marselha tem quase 2 milhões de habitantes e é a segunda maior cidade Francesa. A população é muito misturada, e diferente da Itália é comum ver vários afro descentes por lá. As mulheres lindas de morrer com as roupas bem coloridas e a pele bem escura!
O porto de Marselha é um dos pontos altos da cidade e maior contribuidor para o seu desenvolvimento, tanto nos tempos antigos, como na atualidade, a área portuária é gigantesca. Nas proximidades do porto está o bairro histórico, padrão Europeu, com ruas estreitas e casas antigas. Porém, tomado por ateliers, o bairro é conhecido como reduto dos artistas.
Neste mesmo bairro fica a La Vieille Charité, um antigo asilo transformado em museu de arte. O lugar é bem gostoso, tem bancos e área bem ampla. Os bancos não parecem muito importante, mas durante a nossa visita foram essenciais, estava um calor de matar!! Então aproveitamos para descansar e curtir a tranquilidade do lugar.
De lá caminhamos até a Catedral de la Major, muito bonita! Principalmente o chão :)
Por enquanto é só... chega de computador por hoje!
O blog resolveu ter vontade própria hoje, não consigo centralizar as fotos, ninguém merece!!
ciao ciao

4 comentários:

Ketner disse...

Que massa, amiga!! :) me deu mtaaaa vontade de conhecer Marselha! :)
bjoooooos com saudadeee

Patricia disse...

Tu vais gostar mais das outras fotos ;)

mauricio disse...

Olá Tita,
como vai?

Por falar em calor, como está aí em Trento nesta época do ano? O calor chega a ser insuportável??

Abraço
Mauricio

Patricia disse...

Oi Maurício, tudo bem! :)

Está muito quente em Trento, quando estava lá rolou mais de 33C e durante à noite a temperatura não baixa. Segunda rolou até chuva de granizo. Tempo muito doido!!

Sim, o calor chega a ser insuportável, mas como Porto Alegre, porém menos úmido. Acho que sentimos mais calor aqui porque as casas não tem ar-condicionado, e os Italianos não gostam de ar, eles acham que vão ficar doente. A mesma coisa acontece com água gelada, segundo eles faz mal. Então é bem complicado!

ciao ciao