O nosso primeiro ponto de visita foi a prisão especial, Bunker, onde os presos "nobres" ou mais perigosos eram mantidos em cativeiro. Este lugar também abrigava os consultórios médicos e algumas salas de oficiais. O prédio é um longo corredor cheios de celas.
Algumas das celas e salas possui informações sobre os oficiais e médicos da época. Uma delas mostra o ranking dos oficiais mais temidos e cruéis do lugar.
Outras mostram relatos dos sobreviventes. A maioria era mantida completamente no escuro e com uma dose de comida escassa, quando essa era ofertada. Os presos passavam dias sem comer nada, quando recebiam "comida" era em uma vasilha imunda, sem talhes ou água. Muitos dizem que depois de algum tempo perderam completamente a noção do tempo, esperando apenas o momento da morte. Cada cela possuía um sanitário e uma pia para as necessidades dos presos. Como essa ala era considerada de "luxo", cada uma das celas tinha um aparelho de calefação.
Outras celas contam um pouco das regras desumanas e das atrocidades ocorridas no lugar. Como, por exemplo, os métodos de tortura utilizados ou os muitos suicídios ocorridos. Alguns presos eram mantidos amarrados, outras em celas com apenas 70X70cm e sempre no escuro. No caso das celas minúsculas os prisioneiros não podiam sentar ou deitar.
Baci
Nenhum comentário:
Postar um comentário