quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dachau - Parte 3

Próximo à prisão especial encontra-se o execution yard, o muro ainda é o original e está todo marcado por tiros.
Em uma dependência maior encontra-se o museu. O lugar é impressionante, uma aula de história impressionante. Foi uma pena não podermos dedicar a atenção que o local merecia, acabamos lendo e vendo a maioria das coisas por cima. Todos os painéis eram cheios de detalhes e fotos. Tudo parece ter sido retirado de um grande filme de guerra. Às vezes ficava difícil acreditar que tanta crueldade foi real e próxima dos dias de hoje.
O campo chegou a abrigar mais de mais de 200 mil prisioneiros.
Milhares morreram, segundo algumas estatísticas foram mais de 60 mil em dezembro de 1944. É muita gente!!! Muita mesmo!
O museu ainda mantém o local onde os banhos coletivos eram realizados, o lugar consiste em um grande salão, com estrado de madeira e alguns instrumentos de tortura.

No tempo em que eram escravizados os prisioneiros serviam de cobaias, diversos experimentos foram realizados sem nenhum tipo de escrúpulo. Por exemplo, verificar a resistência humano com relação ao calor e diferença de pressão, experimentos para curar malária e outras doenças. Lembro que em um dos quadros os prisioneiros eram submetidos a algum tipo de substância a após isso ficavam com uma sede insacíavel, bebendo até mesmo a própria urina e mesmo assim não recebiam nada para beber. Os caras serviam de experimentos para teses de doutorado, que loucura!!! Resultado, mais mortes...
Nenhum tipo de expressão artística era permitido. Alguns sobreviventes passaram a expressar as recordações, pesadelos e tormentos depois de livres. Embora eu ache que depois de viver algo desse tipo nunca mais se volta a ter liberdade, as recordações serão sempre uma sombra de um passado sombrio, sangrento e assustador.
Após o término da guerra e a libertação dos prisioneiros por tropas americanos o local virou um campo de refugiados, onde era possível encontrar crianças e um pouco de alegria moderada, por exemplo durante o carnaval ou o tornei de esportes.
Triste, molto triste!
Baci

Nenhum comentário: