quinta-feira, 5 de março de 2009

Louvre - Segunda Metade da Visita

Depois de muitas esculturas chegou a vez das pinturas! Intermináveis, por sinal, percorremos um longo corredor com grandes quadros expostos em ambos os lados, com tamanhos e motivos variados. Muitas mulheres nuas, anjos, e batalhas. Nem todos são bonitos, na realidade não gostaria de tê-los na minha casa! Alguns até me parecerem estar no local por puro engano. Enfim, há gosto para tudo!
Estes abaixo em particular me atraem, devido a sua riqueza de detalhes e colorido, fora que são muito bem humorados. O italiano, Giuseppe Arcimboldo, foi extremamente feliz quando reproduzio a Séria As Quatro Estações, a ilusão de ótima proporciona pela pinturas é fantástica!
.
Como não poderia deixar de ser a Sala de Gioconda, estava lotada, várias pessoas procuravam o melhor ângulo para conseguir fotografar o quadro da Mona Lisa. Esta obra é a mais famosa do italiano Leonardo da Vinci, finalizada depois de 4 anos de trabalho. Até hoje não se tem uma explicação concreta do que Leonardo quis retratar com este quadro. Alguns acreditam que o quadro é um auto-retrato do autor na forma de mulher, outros acreditam que é apenas o retrato de uma mulher fiorentina. Além disso, o sorriso recebe diferentes interpretações conforma a cultura e o seu observador.
Bom, os apaixonados pela Mona que me perdoem, mas não vejo nada demais nesse quadro e nem ao menos acho ele bonito. Estou começando a pensar que
não entendo nada de arte! :-)
Em compensação, na mesma sala estava um quadro encantados, que ocupada uma parede inteira e também atraía um número considerável de admiradores. Les Noces de Cana é uma obra belíssima que retrata a cerimônia de um casamento descrita no novo testamento. Nessa ocasião Jesus transformou água em vinho. Enquanto analisava o quadro de perto fiquei perplexa com a qualidade da pintura e a perfeição dos traços, os tecidos pareciam reais e as pinturas também, fantástico!
As salas com quadros e tetos enlouquecedores eram infinitas.

Por hoje é só :)
Baci, em mais uma tarde de chuva!

Nenhum comentário: