terça-feira, 20 de outubro de 2009

Le Musée Mercedes-Benz (Parte 1)

Mesmo não sendo apaixonado por carros resolvi conhecer o Museu da Mercedes-Benz em Sttutgart. E me apaixonei! O museu é lindo, estrutura, iluminação, disposição das peças, jeito de contar as histórias, então para ficar encantada não é necessário gostar de carros. A Mercedes-Benz e a fábrica mais antiga de automóveis no mundo.
A construção do museu,com seus 8 andares, é toda estilosa e chama a atenção de longe.
Logo na entrada tem uma escultura em homenagem a Juan Maniel Fangio, argentino pioneiro e vitorioso no automobilismo. Próximo ao museu se encontra a fábrica da Mercedes e o estádio patrocinado por ela durante a Copa do Mundo na Alemanha.A estrutura do prédio impressiona!
A visita começa no oitavo andar com as invenções pioneiras. Logo na entrada esta frase:
"I do believe in horses. The automobile is not more than a transitory phenomenon."
Maquetes perfeitas contam a evolução e a história do automóvel, no mesmo ambiente em que são apresentadas as máquinas pioneiras em ordem cronológica. A visitação é toda áudio guiada, contando o contexto histórico durante o aparecimento das invenções e como as mesmas causam impacto ao longo do tempo.
Tudo surgiu com a parceria de Karl Benz e Gottlieb Daimler. O primeiro era aficionado por motores e o segundo com a ambição de usar esse motores para transformar o transporte na terra, mar e ar. Não vou colocar as fotos de todos as invenções aqui, pois são muitas e acho que o museu merece uma visita!O sétimo andar é dedicado ao nascimento da marca da Mercedes. Durante a visita descobrimos que o nome da marca veio da filha do revendedor de carros construídos por Benz, Emil Jellinek dava o nome da filha para tudo que gostava.
Com o tempo as máquinas foram evoluindo e comportando mais passageiros. Eu me apaixonei pelo bus! Para situar os automóveis no contexto histórico são colocados objetos do cotidiano no interior dos carros, por exemplo, latas de coca-cola, jogos e roupas da época, revistas.... simulando um carro carregado quando uma família sai de férias.
Espero tornar logo com os próximos andares! :)
Baci! Fiquem tranquilos, eu não vou sumir de novo!

Nenhum comentário: