terça-feira, 2 de setembro de 2008

Venezia - Parte 4

Ponte di Rialto é ponte mais velha sobre o Grande Canal. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal. A ponte foi construída entre 1588-159.
A ponte abriga diversas bancas ao ar livre onde são vendidos os soveniers típicos de Veneza. Como o lugar estava lotado era quase impossível fotografar ou olhar as bancas de uma maneira mais detalhada.
As Máscaras são a sensação do Carnaval de Veneza.
A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, como as festas de culto a Ísis. Eram principalmente eventos relacionadas a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Há também indícios que o Carnaval tem origem em festas pagãs e rituais de orgia. Em Roma, as raízes deste acontecimento estão ligadas a danças em homenagem ao Deus Pã e Baco, eram as chamadas Lupercais e Bacanais ou Dionísicas.
Com o advento da Era Cristã, a Igreja começou a tentar conter os excessos do povo nestas festas pagãs (o grupo sempre potencializa a loucura!). Uma solução foi a inclusão do período momesco no calendário religioso. Antecedendo a Quaresma, o Carnaval ficou sendo uma festa que termina em penitência na quarta feira de cinzas. Os cristãos costumavam iniciar as comemorações do Carnaval na época de Natal, Ano Novo e festa de Reis. Mas estas se acentuavam no período que antecedia a Terça-feira Gorda, chamada assim porque era o último dia em que os cristãos comiam carne antes do jejum da quaresma, no qual também havia, tradicionalmente, a abstinência de sexo e até mesmo das diversões, como circo, teatro ou festas.
Na Idade Média, predominavam nos festejos de Carnaval os jogos e disfarces. Em Roma, o baile de máscaras foi introduzido pelo papa Paulo II, no século XV, mas ganhou força e tradição no século seguinte, por causa do sucesso da Commedia dell'Arte. As mais famosas máscaras são as confeccionadas em Veneza e Florença, muito utilizadas pelas damas da nobreza no século XVIII como símbolo máximo da sedução.
Datam dessa época três grandes personagens do Carnaval.
Pierrô

Arlequim e Colombina

A Colombina, o Pierrô e o Arlequim tem origem na Comédia Italiana, companhia de atores que se instalou na França pra difundir a Commedia dell'Arte. O Pierrô é uma figura ingênua, sentimental e romântica. É apaixonado pela Colombina, que era uma caricatura das antigas criadas de quarto, sedutoras e volúveis. Mas ela é a amante de Arlequim, rival do Pierrô, que representa o palhaço farsante e cômico.

"Tanto riso oh, quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor ca Colombiana
No meio da multidão

Foi bom te ver outra vez
Tá fazendo um ano, Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele Pierrot, Que te abraçou
Que te beijou, meu amor

A mesma másca negra, Que esconde teu rosto
Eu quero matar a saudade, Vou beijar-te agora
Não me leve a mal, Hoje é carnaval
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval"


As máscaras nas vitrines são enlouquecedoras, verdadeiras obras de arte. Fiquei ENCANTADA!
O próximo post será dedicado as Gôndolas, eu acho! heheh
Bacio

3 comentários:

Kétner disse...

A Tita também é cultura!!! ;) Beijossss Flor

Unknown disse...

Oi quanto tempo neh D. Patrícia quando vi fiquei sabendo q tu ja tinha feito as mala e ido simborá..rsrs espero que estejas bem..querida..saudadona da Dona Sara e soh também...rsrsrs ahmm toda bunitona...nas europa kkkk tomara que seja muito mesmo enriquecedor pra ti..alem da paisagens maravilhosas..apesar que tambem soube da tua preferência por nativos da terrinha,,,hehehehe
ahhh meu msn se tu quizer um dia dar a chance pra uma rélis brasiliene..hehe(izaseliseco@hotmail.com)vai ser bom falar contigo de novo..Grande abrço, bjo no coração..Te cuida.. 'doutora' mochilera!!!hehehe ahhh tais bem linda heim..não dá trova pra ninguém que tu não conheça..rsrs!!!BHJOO TTTIIIITTTAAAA!!!!!

Patricia disse...

Bom saber que tu me achaste Bebel :)
Já estou adicionando!

Beijos