domingo, 7 de setembro de 2008

Venezia - Parte 6

Algumas das construções mais famosas de Venezia concentram-se na Piazza di San Marco, construída em 1177. A piazza é considerada o centro de Venezia e é circundada por três grandes prédios, Procuratie, onde localizavam-se os apartamentos e escritórios dos parlamentares daquela época. Esses prédios históricos apresentam grandes arcadas em toda a sua extensão. Atualmente, o lugar é ocupado por restaurantes e turistas, que lotam as escadarias em busca de um lugar à sombra para descansar e contemplar a beleza do lugar.
Esses prédios conectam-se à Torre dell'Orologio. A torre foi construída em 1499 para ostentar a riqueza da cidade e para orientar os viajantes das embarcações do seu horário de partida. O relógio também mostra as fases da lua e os signos do zodíaco.
A Piazza também abriga a Campanile di San Marco, uma torre simples torre de tijolos com com 98,6m de altura, contendo cinco sinos na sua parte superior.
Atrás da torre localiza-se a Basilica di San Marco, considerada uma das igrejas mais famosas da Itália e um dos mais belos exemplos da arquitetura bizantina. A igreja, construída em 1094, recebeu o apelido de igreja de ouro. Sua fachada possui diversos mosaicos fantásticos e coloridos.

A nossa intesão era visitar o interior da Basílica, mesmo depois da constatação do tamanho da fila formada por pessoas que compartilhavam o mesmo objetivo. Depois de esperar por algum tempo, perto de uma brasileira desconhecida e completamente maluca, que não parava de falar um segundo conosco e nos contou a vida dela e da filha, conseguimos chegar na entrada da Basílica. Porém, somente neste momento fomos advertidos que não podíamos entrar no local com mochilas :S Um atendente com muita má vontade nos mostrou o local onde poderíamos deixar nossos pertences, procuramos o maldito lugar mas não conseguimos encontra-lo. Como o calor era muito e tanto a disposição, como a paciência, já estavam tendendo a zero resolvemos deixar essa parte do passeio para um outro dia. O calor era tanto na fila que tivemos a capacidade de nos abrigar em baixo do meu belo guarda-chuva amarelo.
Agora, procurando na internet acabei achando a foto abaixo, o que me permitiu concluir que o interior é lindíssimo e com certeza merece uma visita :)


Ainda tenho mais algumas coisas para falar de Venezia, mas acredito que o próximo post será o último, por enquanto, sobre esse assunto.

Bacio

Nenhum comentário: