terça-feira, 2 de setembro de 2008

Venezia - Parte 5

Falar de Venezia sem mencionar as Gôndolas é impossível. Por séculos elas têm sido o principal meio de transporte da cidade. Atualmente, com os avanços das embarcações continuam mantendo seu espaço, porém com o objetivo de atender turistas das mais variadas partes do mundo.
Uma lei reguladora instituiu que todas as gôndolas deveriam ser pintadas de preto para impedir a exaltação da riqueza. Mesmo tendo sido criada há muito tempo a lei continua prevalecendo, ou pelo menos sendo aceita pelos gondoleiros.
Embora sendo totalmente pretas as gôndolas se caracterizam e destacam por apresentar belos e luxuosos apetrechos dourados, que adornam. Além disso, os estufados dos bancos do seu interior são forrados com tecidos finos e coloridos, deixando o espaço interno aconchegante e cheio de glamour.
É possível encontrar gôndolas ao longo de todos os canais de Veneza. Para conseguir estaciona-las nas margens dos canais mais largos são colocadas estacas de madeira, que servem como pontos de apoio para manter a embarcação parada.
Os gondoleiros apresentam um traje sóbrio típico: calça social preta, camisa listrada (branco e preto), e um chapéu com aba.
A destreza dos gondoloreis para conduzir suas embarcações é FANTÁSTICA. O trânsito aquático é caótico, cheio de gôndolas, lanchas e barcos, dividindo o mesmo canal. Na maioria das vezes o mesmo é estreito. É incrível vê-los fazer pequenos e precisos movimentos com o remo que fazem com que suas embarcações parecem lanchas hiper mega automatizadas e cheias de controles remoto.

Infelizmente não fiz o passeio com as gôndolas. Logo, tenho mais um EXCELENTE motivo para voltar à Veneza.
Bacio

Um comentário:

Nise disse...

Dizem que Veneza tem um cheirinho desagradavel, como estava nesse dia?