domingo, 29 de junho de 2008

Festa Vegiliane

Como eu já tinha comentado anteriormente Trento está toda decorada em função da Festa Vegiliane. As ruas principais ficam lotadas com feiras, artesãos, bancas com comidas típicas e um palco foi montando na Piazza Fiera.
Entre os artesãos fiquei apaixonada por esse picollino bambine, todo concentrado fazendo seu trabalho. Ele nem ao menos se importava com a aglomeração de pessoas na rua somente para vê-lo trabalhar. Juntamente com seus pais, ambos estavam talhando em madeira alguma imagem santa.
Já que estou na Itália não pude deixar de registrar uma foto próximos das bandeiras italianas :)
Giovedì (26 jun) fomos contemplar novamente a Festa Vegiliane, porém mais especificamente o espetáculo local e o show de fogos de artifício.
A Mascherada dei Ciusi e Gobj acontece todos os anos durante a festa e é ansiosamente aguarda pelos habitantes locais. O espetáculo simboliza a batalha entre os Ciusi e os Gobj pela posse da Polenta.
Antes de explicar o que significa essa batalha vou falar um pouco da Itália, antes de vir para cá não sabia que eles tinham uma divisão cultural e territorial tão forte dentro do país. Assim como temos: nordestinos, gaúchos, paulistas, cariocas, os italianos têm: trentinos, sicilianos, venetos, sardenhos, .... O mapa abaixo mostra a Itália com todas essas divisões.
Os Ciusi representam os Trentinos e estão vestidos com roupas claras, que cobrem todo o corpo e com máscaras nos rostos. Já os Gobj representam os Venetos e estão vestidos de vermelho e amarelo, também usando márcaras e uma espécia de gorro vermelho. Ambos lutam pela posse da Polenta, simbolizando a história verídica da batalha entre os dois povos pela comida. Encontrei o link das duas confrarias: http://www.ciusiegobj.it/
A Polenta utilizada durante o espetáculo é real e está continuamente sendo mexida por mulheres do povo Para tanto, é utilizado um caldeirão gigante e colheres de pau da mesma grandeza.

A batalha que assistimos foi apresentada no palco central, montado na Piazza Feira. Primeiramente, o palco recebe a realeza Trentina e os juízes da batalha. Em seguida, os Ciusi entram em cena, juntamente com suas mulheres, e o caldeirão de polenta. Aqui a polenta não é frita!!! hauhauha
Posteriormente, o centro da estrutura de shows é tomado pelos Gobj. Nesse momento, crianças e adultos entram correndo e são perseguidas pelos Ciusi.
Finalmente, depois que todos foram apresentados começa a batalha. O caldeirão de Polenta, acompanhado de mulheres, é colocado no centro de um círculo desenhado no chão. Imediatamente antes da linha desse círculos são posicionados os Ciusi, que devem preservar a posse da sua polenta. Cada integrante desse povo, mantém-se firmemente segurando-se em seu companheiro, a partir de um cinto de couro preso firmemente na cintura. Além desse circulo, também é desenhado um círculo vermelho, um pouco maior que o primeiro.
Depois que os Ciusi estão devidamente posicionados, os Gobj devem puxá-los pelo cinto em pontos específicos. Assim, esses últimos escolhem 3 pontos e se reúnem em fila, também puxando pelo cinto dos seus companheiros para aumenta a força e tentar romper o círculo formado pelos Ciusi. Na foto é posssível perceber a fila dos Gobj tentando furar o círculo dos Ciusi.

A batalha tem todo um regulamento, com juízes, cronômetros e tudo mais. Cada grupo de guerreiros tem seu próprio quartel general no centro da cidade e rolam altas discussões durante a batalha. Antes de entrar na estrutura de shows recebemos um folheto com todas as regras, tempo de duração, etc, etc. As mesmas foram escritas há anos e são postas em prática anualmente durante a Festa Vegiliane. Dizem que quando o cerco é furado, os Gobj fazem a festa. Durante cada tempo que os Gobj têm para furar o cerco, a platéia grita o nome dos dois participantes e bate com os pés na estrutura metálica construída em torno do palco. Achei na internet um link com a batalha do ano passado (http://youtube.com/watch?v=tY-OZZYKb6U).

Não ficamos até o final porque tínhamos que encontrar minha amiga italiana perto do centro. Como a fome estava grande e a maioria dos lugares lotados sentamos no cordão da calçada para comer pizza, que estava MOLTO BUONA!!!
Por fim, nos dirigimos ao Rio que corta Trento para ver a queima de fogos em comemoração ao final da festa. Acho que toda a população estava aglomerada nessa parte da cidade. Os fogos foram bem bonitinhos e bateu uma saudade do Brasil no final.


Bacione a tuti!!

3 comentários:

.Kel. disse...

Tudo lindo :)

Patricia disse...

Eu também me divirto e acho tudo LINDOOOO :)

Bacione

Ana disse...

Que vontade de comer essa pizza também!

PS: Bem que eu achei estranho a foto do bar onde vocês foram comemorar o PhD... eu achei que ele tivesse decorado para o natal!! Mas deve ser por causa da festa =]~