sábado, 14 de junho de 2008

Praga ... retomando à continuação ...

Olá!!

Os últimos dias têm sido corridos, devido à Raquel que me deu a brilhante idéia de aprender a usar o Windows Movie Maker, aliada à descoberta da última versão do Nero :) É muito divertido fazer vídeos e o resultado final é BEM satisfatório, além de ser uma terapia!! heheh
Bom...resolvi retomar à viagem para Praga, antes que as memórias se percam no tempo e eu não consiga mais contálas.

Depois de cruzar a ponte Charles, chegamos margem esquerda (oriental) do Vltava e encontramos belas ruas estreitas com diferentes construções antigas e coloridas, que abrigam bares, restaurantantes típicos, lojas com souveniers e produtos diversos. O lugar é uma graça!!! E eu fiquei quase louca em uma loja de peças de madeira para montar briquendos e objetos de decoração.


As ruas estreitas e a riqueza de detalhes e cuidado com as fachadas das casas me encantam, a vontade é de fotografar TUDO. Nestas horas gostaria de ter feito um curso de fotografia.

Esta igreja barroca que aparece à esquerda é a St Nicolaus, um dos pontos turísticos de Praga, construída em homegem à St Nicolaus em função dos presentes que ele destribuia a crianças e mulheres. Não tivemos, infelizmente, acesso ao interior da igreja.
Inicialmente o destino do nosso passeio era o cemitério judeu, mas ao encontramos a ponte nos desviamos do plano inicial, em conseqüência
do que fomos encontrando no caminho. Por fim, resolvemos conhecer o Castelo de Praga. As rotas do passeio eram escolhidas em função de um mapa que carregávamos no bolso. O mesmo tem o nome das ruas com uma fonte minúscula, fora isso as ruas possuem nomes impossíveis de decorar. Ainda bem que a cidade é toda muito bem sinalizada, todas as esquinas têm uma placa com o nome indicando a rua. Para chegar ao castelo tivemos que subir uma escada gigante, mas para nossa satisfação a vista compensou o sacrifício. Infelizmente as fotos não conseguem passar essa percepção :S

A foto abaixo é de um café que eu adorei, a partir dele se tem uma vista perfeita da cidade e é possível sentir a brisa no rosto, já que nada obstrui as suas laterais. Além disso, a vista é LINDAAA
Após algumaS indefinições de como chegar no castelo, encontramos uma pequena rua lateral que desembocava em um dos portões de acesso (essa expressão ficou parecendo que estamos entrando em um estádio de futebol, mas não consigo pensar em nada melhor no momento).
Na entrada existem monumentos gigantes e intimidadores com guerreiros massacrando seus inimigos. A foto abaixo foi uma tentativa de imitar uma das estátuas hehehe, mas acho que eu e a Natasha não conseguiremos intimidar ninguém com ela! hehehe

O Castelo de Praga (Pražský hrad) encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade (sec. IX). O mesmo é uma das construções mais importantes da cidade e atualmente serve como a residência presidencial. Antigamente era habitado pelos reis da Boêmia, em seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de Praga, a Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada.
O Castelo ocupa uma área superior a 72,5 mil m
² e conforme o Guinness Book é o maior castelo do mundo. A entrada do castelo possui um jardim cheio de arbustos alinhados e com o piso coberto por pedras brancas, LINDOOOOOO.

A cada dia eu tenho uma convição maior sobre a percepção errada que eu tenho da minha altura. Fiquei na frente porque sou a menor do grupo. Como dizem que o que é interessa é o que pensamos de nós mesmo. O importante é que: EU ME ACHO GRANDE!
Segundo as minhas percepções, o castelo é GIGANTE, mas isso também foi confirmado pelo Guinnes, então não estou tão errada assim!!
Passando pelo jardim chegamos a Catedral de S.
Vito, em estilo gótico, considerada uma das principais construções da cidade e a maior igreja da República Checa.
O Convento de São Jorge é uma Igreja romanesca, ligada a um convento beneditino, que reúne o acervo de arte gótica, barroca e renascentista da Galeria Nacional. Ambas as construções são altíssimas e extremamente imponentes por seu tamanho e riqueza de detalhes. As suas fachadas possuem uma série de rostos com expressões de sofrimento ou de criaturas assustadoras e meio bizarras.
Em frente a essa convento há um grande espaço, com um chafariz e mais uma torre, e um prédio enorme, que dá a idéia de ser alguma construção relacionado com o poder, devido ao tamanho da sacada. O complexo de prédio tem em média quatro andares. O castelo é cheio de ruas, dentro dele parece que estamos em uma cidade. É fantástico a aguça a curiosidade sobre os fatos históricos, ocorridos nas suas dependências.
Uma parte do nosso grupo conseguiu sair pelos fundos do castelo por meio de uma passagens em reforma. Quando fomos tentar fazer o mesmo o guarda do castelo não permitiu. Allora tivemos que percorrer todo o castelo e sair pelo portão de acesso. Só que isso nos proporcionou a descoberta de um lugar fantástico!!!

Uma TABERNA.

Sabem aqueles filmes antigos, com o povo imundo, cabelo seboso, grandes canecos de bebida, pratos com frango em cima da mesa, palhas pelo chão, ambiente rústico e escuro. Pois é, descobrimos um lugar assim, só que limpo :) A entrada do bar parece uma pequena
casa, preta, com uma porta e uma janela. Por essa última enxerga-se candelábros e um balcão (não tenho certeza da existência do balcão, mas o Maurano afirma que histórias devem ser contatas com riqueza de detalhes, mesmo fictícios, para atrair a atenção dos espectadores huhuHUHAHAU).
A porta d
e entrada abrigava uma escada, toda rústica, feita de um material que parece barro e iluminada com meia luz. As diferentes salas são dividas por passagens marcadas por arcos, decorados com caveiras no seu topo. Além das caveiras, o lugar possui uma variedade de armas e de objetos antigos. Os guarçons estavam vestidos à rigor, com saia xadrez, colete e blusas brancas antigas. Show de bola!!!

No centro da nossa mesa tinha uma espada e uma vela. As duas, aliadas a criatividade do pessoal, geraram uma série de fotos engraçadíssimas, com caretas e decaptações. Por questões de limitação de espaço e fome ,somente uma delas, foi exibida.

Quando entramos no bar ouvimos um som diferente, com uma voz mais diferente ainda, e para a nossa surpresa ambos vinham de um velhinho fantástico. A decoração e o ambiente por si só já tornavam o lugar misterioso e mágico, com a presença do velhinho tudo ficou perfeito. Nós ficamos um tempão sentados de boca aberta ouvindo o som, muito legal!!! Além disso, ele era todo simpático perguntou de onde éramos e arriscou umas palavras em português.
Quando trocamos para uma mesa maior ele nos acompanhou e tocou uma arpa. FANTÁSTICO. O som é mágico!!! Mesmo sem entender uma palavra pronunciada por ele conseguimos sentir o que ele gostaria de nos passar com a música. A mesma contava a história de um cavaleiro que viajava por campos medievais. A melodia do conto era incrível, no final ele nos explicou a toda história em inglês. Coloquei um pedaço do vídeo mostrando a música, infelizmente só é possível ouvir porque o lugar era muito escuro. Escutem um pouco, vale a pena.

No final, quando deixamos o bar o velhinho estava na porta, ficou conversando conosco e aceitou pousar para uma foto. Descobrimos que ele tem um site:www.jiriwehle.com e se chama Jiri Wehle. Só que ainda não tive tempo para lê-lo.


O dia não acabou aqui, mas eu estou há horas escrevendo e ainda quero fazer mais algumas coisas hoje. A idéia de fazer este blog está tendo um grande valor para mim, pois tenho que recordar os momentos vividos para escrevê-los e isso tem me proporcionado momentos de alegria e prazer :)

Ontem fui convidada para o aniversário de um africano que mora no meu andar. Bah.... completamente diferente de todos os aniversário que eu já fui, muito massa. Infelizmente não levei a câmera. O cara que me convidou usa um pijama cheio de galinhas e ontem estava vestido com uma roupa típica, branca cheia de detalhes pretos, com uma bolsa de palha atravessada nas costas. hauhauahu MUITO MASSA!

Bacione!!

Nenhum comentário: