sábado, 25 de julho de 2009

Bastidores da Ópera

Depois de pegar um engarrafamento e levar mais que o esperado para chegar em Verona, conseguimos chegar antes da ópera começar. O movimento era grande, os estacionamentos mais perto estavam lotados e o número de pessoas no entorno da arena era grande. O público estava vestido de forma variada, desde de longos até havaianas. Bem diferente do glamour esperado para uma ópera.Quando chegamos os lugares já eram poucos e o lugar estava praticamente lotado! Como vida de estudante está longe de ser chiquérrima compramos lugares na seção D, pagando em torno de 27,00 euros por pessoa.
Conosco estava mais um casal de brasileiros que também moram em Trento, Vitor e Renata ambos do Espírito Santo. Como chegamos tarde, a fome estava batendo ,e o espetáculo tinha previsão de quatro horas, passei em uma pizzaria e comprei fatias de pizza e refri para nós. Chique no último! hehhehheh Mega farofa! Mas asseguro que o povo que me viu passando com as caixas morreu de inveja. Do nosso lado uma família levou queijo e vinho.
A ópera começou um pouco antes do céu escurecer. Ficamos espantados com o número de pessoas no palco e a ausência TOTAL de caixas de som. Eu sei que a arena foi projetada com uma acústica especial, mas mesmo assim esperava algumas caixas. Só que nada! Então silêncio total, conversas só com sussuros e mesmo assim impossível entender algo, pois tudo era em Francês. Vale a pena ver o poder da voz da intérprete de Carmem no vídeo abaixo.

Os intervalos entre cada ato demoram em torno de 20 minutos. No total 1 hora de espera. Nesse meio tempo, o palco foi completamente modificado. Incrível! Eles conseguem a proesa de trocar toda a estrutura em 20 minutos. Tudo é móvel e de encaixar, mas mesmo assim dá um trabalho do cão e entram em cena vários homens com capacetes e ferramentas.
Também fiquei boquiaberta com a presença de cavalos em algumas cenas. Os animais são muito mansos e bem treinados, porque mesmo no meio de uma gritaria do cão, luzes, e muito colorido permanecem completamente serenos no ambiente inóspito.
Quem tiver a oportunidade não deixe de ir.... é algo para se lembrar por toda a vida. Alguns conselhos: levem uma almofadinha e leiam os atos antes, pois mesmo as óperas italianas são cantadas em uma linguagem bem diferente do que aprendemos e usamos hoje. Assim, nem mesmo os napolitados conseguem entender.
Confesso que no final queria ver a Carmem morta logo, pois o cansaço e o sono estavam grandes, ainda mais depois de quase quatro horas sentada em um degrau de pedra, mas mesmo assim foi LINDA! Um show! :)
Baci

2 comentários:

VagaMundos disse...

Passado 4 horas não é de admirar uns desejos mais morbidos :) Uma pizza tambem não dá para tanto tempo. O local do espectaculo é ele só um espectaculo vivo.
Gostamos do relato
bjs

Patricia disse...

É verdade a Arene a é um show a parte. Toda a cidade de Verona é uma graça, vale a pena conferir.
ciao ciao