sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ópera Carmem

Desde do ano passado alimentávamos o desejo de assistir uma ópera na Arena di Verona. Então, no meio do mês passado comprei os ingressos para Carmem, uma das óperas mais reproduzidas em todo o mundo e escrita por Bizet.Nascido na capital francesa em 1838, Bizet era filho de um professor de canto e de uma pianista. Aos nove anos, os pais o matricularam no Conservatório de Paris. Em 1857, com 19 anos de idade, ganhou o cobiçado Grande Prêmio de Roma e foi estudar na Itália, onde passaria três anos.
Para falar um pouco da ópera copiei uns trechos de deste link
"Bizet quer pintar homens e mulheres de verdade, alucinados, atormentados pelas paixões, pela loucura. Assim, a orquestra conta suas angústias, seus ciúmes, suas cóleras e a insensatez geral", foi a avaliação publicada no Le National, de Paris.
Algumas frases ditar por Carmem:
"Se não me amares, eu te amarei, se eu te amar, cuidado!’"
"Quem quer a minha alma? Ela está livre!’, ‘Não tenho medo de nada. Carmen nunca cederá! Nasceu livre e livre morrerá!"Primeiro Ato: Em uma praça de Sevilha soldados do corpo de guarda contemplam os transeuntes do local, onde localiza-se um quartel e uma fábrica de tabaco onde trabalham diversas mulheres. No intervalo da fábrica as mesmas descansam pela praça. Entre elas a cigana Carmem destaca-se por sua beleza e pelo desejo que provoca a todos os homens que cruzam o seu caminho. Neste dia, ela encontra o cabo Don José inteiramente apaixonado por Micaela, com quem pretende se casar. No entanto, Carmem encara seu desinteresse como objeto de desejo e corteja o cabo. No mesmo dia ocorre uma grande briga entre mulheres na fábrica iniciada por Carmem. Para manter a ordem o capitão dos soldados manda o cabo prender Carmem, só que o mesmo se rende aos seus feitiços e acaba preso por deixá-la fugir.

Segundo Ato: depois de passar um tempo preso Don José recupera a liberdade e encontra Carmem em uma taberna onde externa seu amor externo. No mesmo momento chega seu superior e os dois disputam e brigam pelo amor de Carmem. Antes dele, um famoso toureiro também já havia feito muitas juras de amor e propostas à cigana. Durante a briga o cabo é ajudado por outros ciganos contrabandistas, e por fim, acaba desertando e fugindo com eles e Carmem.
Terceiro Ato: no meio de um desfiladeiro o cabo faz a guarda do lugar da entrega de mais um contrabando. Nesse lugar aparece sua ex-noiva pedindo que ele retorne para a casa com ela. Nesta mesma época, Carmem está cansada dos ciúmes cego do novo amor e resolve ler a sorte nas cartas, quando descobre uma morte próxima. Durante esse mesmo turno de guarda, aparece o toureiro apaixonado por Carmem e comenta com o cabo que a mesma não aguenta mais os ciúmes do seu atual amor. Cego de raiva e ciúmes o cabo inicia uma briga com o famoso toureiro. Por fim, Don José e convencido pela noite e abandona Carmem, sentenciando-a que voltará.Quarto Ato: no final, em Sevilha frente a praça dos toureiros uma multidão espera para ver os vencedores, aproveitando a oportunidade os vencedores oferecem seus produtos ao povo. Devido a este último fato, os ciganos contrabandistas estão nos arredores da praça para tentar roubar os produtos. Uma das amigas de Carmem avisa que Don José está por ali e pede que ela tenha cuidado. No entanto, a cigana não da bola. Quando o ex-casal se encontra, o cabo jura seu amor eterno e suplica que Carmem volte. Só que ela joga o anel que ele tinha dato na cara dele e desvencilha-se dos seus braços. Don José em um ataque de ira mata a amada a facadas e se mata depois.
Para escutar uma das músicas do final entrem aqui
Resumindo: FANTÁSTICO, no próximo post conto os bastidores da ópera! As fotos foram todas copiadas do site da Arena di Verona.
Baci

Nenhum comentário: